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3 benefícios do alongamento

Saiba porque o alongamento antes de qualquer atividade é super importante!

Escrito por
Os Pilateiros

3 benefícios do alongamento

Publicado em
30/11/2021
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A prática de exercícios físicos regularmente é boa para a saúde e o condicionamento físico do corpo.

Porém, muitas vezes esquecemos que os membros inferiores são extremamente usados durante o dia-a-dia, servindo de apoio e sustentação para todo nosso peso corporal.

Eles estão sujeitos a cargas variadas, como levantar objetos pesados com frequência, pisar em superfícies irregulares/desniveladas no chão e ainda praticam exercícios físicos vigorosamente.

Tudo isso acaba sendo um grande estímulo para que os músculos do joelho, tornozelo e pé fiquem rijos e desenvolvam constantes estiramentos causando incômodo durante a realização de qualquer atividade.

Para evitar esse problema é possível praticar alongamento antes e depois do treino ou antes e depois da execução de qualquer outra tarefa!

1. Alongamento Antes do Treino

A prática de exercício físico traz resultados positivos para nossa saúde, pois através dele conseguimos nos manter em boa forma e perder calorias.

Porém, antes de iniciar qualquer tipo de treinamento físico é importante fazer um alongamento!

O alongamento consiste em movimentar cada parte do corpo num estímulo passivo, que pode ser:

  • Contração muscular: determinada área muscular é estimulada a contrair-se;
  • Relaxamento: determinado músculo é estimulado a relaxar;
  • Alongamento: os músculos são esticados.

A maioria das pessoas após um período de treinamento físico reclama que o corpo fica dolorido e com muita tensão muscular! Isso acontece porque durante o exercício há uma contração muscular intensa, que leva à diminuição da flexibilidade.

Logo, para que esse desconforto possa ser amenizado é importante que antes do treino haja um alongamento geral do corpo. Assim as contrações musculares, que ocorrem durante o exercício físico, irão ser amenizadas e o corpo estará preparado para realizar qualquer tipo de atividade.

2. Alongamento antes da execução de alguma tarefa

Um simples ato como colocar uma meia pode trazer consequências desagradáveis se não for feito de forma correta! Quem já passou por isso sabe do que estamos falando.

É muito comum colocar os pés em ângulos diferentes quando calçamos as meias. Isso faz com que os músculos do tornozelo e pé retraiam e venham a ficar rijos provocando incômodo ao final da realização de qualquer atividade diária.

A solução para esse problema é simples: alongar o pé antes de colocar a meia! Todo mundo sabe disso, mas poucas pessoas praticam.

Nesse caso o alongamento para os músculos dos membros inferiores poderá ser feito com a ajuda de um amigo. A cada pé colocado na meia, é necessário que o músculo étnico do tornozelo seja alongado, sendo necessário que o amigo apoie suavemente o dedão do pé e estenda-o suavemente para cima, durante 30 segundos.

Com essa simples atitude já diminuiremos os possíveis incômodos no início da execução de qualquer tarefa! Você não precisa parar cada vez que estiver realizando uma meia para alongar, mas é importante que seja feito de modo geral.

3. Alongamento Depois do Treino ou da Execução de Qualquer Tarefa

Logo após a realização do exercício físico o corpo é submetido a um desgaste muscular e por consequência a dores musculares. Essas dores são básicas e sempre ocorrem depois da execução de qualquer tipo de atividade.

Porém, uma boa alternativa para amenizar as dores musculares é o alongamento, que de forma alguma deve ser descartado.

Logo após a realização do exercício físico basta observar as partes mais afetadas (joelhos e pernas) e com maior dificuldade para relaxar! Essas áreas são as principais na hora do alongamento, pois contemplam os músculos dos membros inferiores.

Assim é importante seguir esses passos:

  • Apoiar um pé em cima do outro;
  • Flexionar o joelho da ponta do pé que está apoiada para cima, num ângulo confortável;
  • Após 30 segundos retornar à posição inicial abrindo o joelho e descruzando os pés;
  • Repetir o alongamento com o outro pé.

Com esse simples exercício de alongamento você já diminui o desconforto causado pelos músculos dos membros inferiores! Esse é um trabalho feito por conta própria, que pode ser executado rapidamente antes do treino ou até mesmo depois da execução de alguma tarefa diária.

Esses três benefícios do alongamento são simples e fáceis de serem executados, proporcionando uma melhora significativa para o desempenho no treino físico. Por isso, tenha sempre um pouco de calma, não precisa parar toda vez que estiver realizando alguma meia! O importante é alongar-se em geral antes do treino ou da execução de qualquer tarefa.

É muito importante lembrar que qualquer dor muscular deve ser analisada e, caso exista alguma necessidade de uma composição ortopédica, é recomendável que procure um profissional do ramo.

A prática de alongamento apresenta diversos benefícios para os praticantes como, por exemplo, ajudar o corpo a relaxar, auxiliar no processo de circulação sanguínea e na eliminação das toxinas do organismo.

Os alongamentos também são úteis para fortalecer as articulações, pois ajudam no funcionamento das fibras musculares e estimulam a circulação de nutrientes pelo corpo.

Os exercícios de alongamento podem ser executados antes do treino ou da execução de qualquer tarefa diária. Então vale sempre a pena se dedicar um pouco para conferir esses benefícios!

Saiba mais em Pilates para Estabilidade Articular, Articulação do Joelho.

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