Materiais exclusivos!

Aula de Pilates com aparelhos

Mas como funciona uma aula de Pilates com aparelhos? Se você é fisioterapeuta formado em Pilates e ainda têm dúvidas sobre o tema, confere esse conteúdo que vai te ajudar demais!

Escrito por
Débora Luiza

Aula de Pilates com aparelhos

Publicado em
16/11/2020
aula-de-pilates-com-aparelhos

Na aula de Pilates com aparelhos, ao estar praticando pilates, o praticante consegue obter diversos benefícios, o método já foi desenvolvido há um século atrás, e possui o objetivo de unir cada vez mais a mente e o corpo.

E além disso é notável que os exercícios do Pilates, não são de forma alguma a conjunção de movimentos que já venham prontos, isso porque na aula de pilates com aparelhos, a primeira coisa que é mais observada é a necessidade do aluno, para que os exercícios do pilates sejam adequados e direcionados com toda a demanda.

E sendo assim, a necessidade de profissionais adequados é fundamental, pois vão estar estudando quais exercícios do método pilates são mais indicados para o objetivo do aluno, e consequentemente leva melhora do corpo e o aluno consiga observar evolução ao longo das aulas. Os exercícios do Pilates com aparelhos possibilitam inúmeras possibilidade, e aí o profissional vai unir o exercício, que é necessário para atender a necessidade da pessoa.

E sendo assim, vai haver a integração da mente, corpo e espírito, e o indivíduo como um todo ganha um bem estar maior, e além disso, é notável a importância dos exercícios, para quem está praticando Pilates, já que o método pilates possui várias opções de aulas que podem estar ajudando a ter um controle cada vez maior do próprio corpo.

E o que pode e deve estar ajudando muito quem está praticando pilates, é a aula de pilates com aparelhos, e a aula de pilates com aparelhos, possui diversos tipos de benefícios que são só delas, como você vai estar conferindo logo abaixo:

Benefícios da aula de Pilates com aparelhos

  • Aumento do fortalecimento muscular (na aula de Pilates com aparelhos, se trabalha muito o fortalecimento muscular, com uma grande ajuda no tratamento de várias patologias e dores musculares, isso porque ao estar praticando o método Pilates, se nota o fortalecimento muscular do corpo todo);
  • Aumento da concentração (todos os exercícios do método, requerem uma alta concentração para serem realizados, o que acaba trazendo o foco do indivíduo e o bem estar para o nosso dia a dia);
  • Ganho da consciência corporal (a consciência corporal é um dos benefícios alcançados, já que nos exercícios do método exigem ativação dos grupos musculares corretos, pilates com aparelho e até mesmo sem, ajudam a pessoa a conhecer o próprio corpo, e como ele deve estar funcionando, e além disso é necessário que a consciência corporal, seja trabalhada como um todo.

E sendo assim a aula de pilates com aparelho, traz um grande relaxamento e bem estar para o corpo.

Como fazer aula de Pilates com aparelhos?

Vale ressaltar que qualquer pessoa, cada vez mais, pode e deve estar fazendo aula de pilates com aparelhos, porque pessoas de todas as idades e qualquer tipo de condicionamento, pode estar usando do pilates com aparelho, ou seja, é necessário apenas um pouco de força de vontade, e para fazer aula de pilates com aparelhos, você só precisa dos aparelhos certos e um profissional qualificado no método.

E para entender como as aulas de pilates podem ser feitas, vamos conhecer abaixo quais os aparelhos de pilates podem estar sendo utilizados:

  • Cadillac;
  • Prancha de molas;
  • Reformer;
  • Step chair;
  • Ladder barrel;

Esses são alguns dos equipamentos utilizados no pilates com aparelhos, e você vai conhecer abaixo, o que faz deles uma boa opção nas aulas de pilates com aparelhos:

Aparelhos da aula de pilates com aparelhos

Entenda mais sobre os aparelhos, e porque eles são uma boa opção, e todos os princípios deles:

Cadillac na aula de pilates com aparelhos

O Cadillac é o aparelho mais tradicional que existe, sendo utilizado para exercícios para o corpo todo. O trapézio e as alças fuzzy permitem ainda mais possibilidades e exercícios que incluem acrobacias. Sem contar que o Cadillac ajuda no fortalecimento dos músculos, NA tonificação e flexibilidade para o corpo.

Ladder barrel na aula de pilates com aparelhos

O Ladder barrel é muito usado nos exercícios do pilates, e ele tem degraus e uma superfície arredonda, e se parece muito com um barril, e ele ainda é muito utilizado em vários tipos de alongamentos, e fortalecimento dos músculos.

Reformer na aula de pilates com aparelhos

A Reformer é uma boa opção e é visto por muitos como queridinho, porque trabalha os músculos de todo o corpo em varias posições diferentes, e ela ainda traz um ganho notável de resistência e força no corpo todo.

Prancha de molas na aula de pilates com aparelhos

A prancha de molas é uma boa opção porque possui molas que podem revigorar o corpo todo, e o equipamento é muito usado, e ainda tem a vantagem de quase não ocupar espaço, sem contar que a prancha de molas possui molas que podem trazer vários benefícios ao corpo.

Step chair na aula de pilates com aparelhos

O step traz estabilidade na pelve, mobilidade articular, aumento da respiração e entre muitos outros, e também compõe bem todos os princípios da aula de pilates com aparelhos.

Como entender a aula de Pilates com aparelhos?

Todos os aparelhos de pilates são compostos de molas que podem ajudar a reduzir o esforço do praticante ou aumentar a resistência do mesmo, e a escolha de como utilizar essas molas é algo totalmente individual, e você pode facilitar ou dificultar o uso.

E ao facilitar ou dificultar o uso, conseguimos notar vários resultados bem diferentes um do outro, e vale ressaltar que o ato de facilitar ou dificultar o uso de todos os aparelhos de pilates, não é de forma alguma uma decisão que cabe ao aluno, mas sim ao profissional que vai orientar ele.

Também vale ressaltar que todos os princípios da aula de pilates com aparelhos são ideais até mesmo para os iniciantes, já que a aula de pilates com aparelhos, não é composta de muitas pessoas, e o professor pode te dar um pouco mais de atenção. Além disso, a aula de pilates solo também é uma boa opção, mas é necessário maior controle, consciência corporal, força e equilíbrio; além de exigir mais do aluno.

A aula de pilates com aparelhos pelos profissionais de educação física. Como o pilates é uma modalidade que pode ser aplicada tanto por fisioterapeutas, quanto para profissionais de educação física, muitos profissionais acabam indicando o pilates com aparelhos

Por mais incrível que se possa parecer, os profissionais de educação física, também recomendam aulas de pilates com aparelho, já que o corpo não costuma cancelar resposta aos exercícios assim.

Algo bem legal, é que atualmente os próprios profissionais de educação física, recomendam as aulas de pilates, quando o corpo começa a cancelar resposta aos exercícios físicos.

Contudo, a aula de pilates com aparelhos é uma maneira diversificada, prazerosa e dinâmica. Dessa forma evitando a repetição de exercícios e proporcionando segurança ao praticante.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.