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Benefícios do Pilates

Os benefícios do Pilates estão relacionados à saúde extrema do corpo e mente. Por ser um método que trabalha o corpo inteiro, o Pilates possui benefícios como melhoria da qualidade de respiração, aumento de concentração e foco nas atividades diárias.

Escrito por
Os Pilateiros

Benefícios do Pilates

Publicado em
12/9/2020
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O método Pilates, surgiu no início do século XX, tem como principal objetivo a integração do corpo e da mente. Foi a partir desse pensamento e de várias observações que seu idealizador, Joseph Pilates, criou a Contrologia. Para isso ser concretizado, foi preciso vários anos de estudo assim como uma a elaboração de uma metodologia a partir do conhecimento e estudos do seu criador, levando em consideração os benefícios do Pilates para a saúde e qualidade de vida.

O conceito foi baseado na Contrologia, que tem por resultado o controle consciente de todos os movimentos do corpo, aplicando dessa forma, todos os princípios do método que tem bases em fundamentos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos, que dentre eles estão: Concentração, Controle, Precisão, Centramento, Respiração e Movimento fluido. Esses são os principais princípios que trazem fortes benefícios do Pilates para o corpo.

  • Concentração – o objetivo desse princípio é o total direcionamento pra o momento presente, e consequentemente para o movimento do Pilates que está sendo realizado, garantindo que este seja desempenhando com a maior eficácia possível;
  • Controle – o controle do movimento dentre os benefícios do método Pilates visa um padrão suave e harmônico, visando aprimorar a coordenação motora e evitando contraturas e tensões musculares desnecessárias;
  • Precisão – é um dos princípios do Pilates que tornam a prática harmoniosa, garantindo um movimento de qualidade e mantendo padrão postural adequado, assim mantendo o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;
  • Centro – mais conhecido como Power house é o ponto chave do método, foco de todos os exercícios do método, visando o controle e fortalecimento da musculatura do tronco, o que proporciona a estabilidade do tronco e melhor alinhamento corpóreo, com menor gasto energético aos movimentos;
  • Respiração – a respiração é o fator primordial do método, sincronizada ao movimento, permite melhora na troca gasosa e também no padrão respiratório;
  • Fluidez – o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados, sem que haja impacto para as articulações.

A prática de Pilates além de tudo também libera dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pela sensação de prazer e estar assim contribuindo para diminuição do estresse, mais ânimo, disposição aos seus praticantes.

Confira 9 benefícios do Pilates

Confira alguns dos principais benefícios do Pilates

Após relembrarmos os princípios do método, assim como sua origem e seus objetivos, vamos listar alguns dos benefícios do Pilates.

  • Aumento da Resistência Física e Mental
  • Aumento da Flexibilidade
  • Corrige Problemas Posturais
  • Aumento da Concentração
  • Tonifica a Musculatura
  • Melhora a Coordenação Motora
  • Promove menor atrito nas articulações
  • Alivia Dores Musculares
  • Ajuda a Melhorar a Respiração e a flexibilidade
  • Auxilia na Prevenção de Osteoporose
  • Relaxamento e bem-estar
  • Elimina Toxinas e facilita a Drenagem Linfática
  • Melhora a Consciência Corporal
  • Ajuda no controle de peso
  • Fortalece os Músculos Abdominais
  • Equilíbrio de todas as Funções do Corpo

Além de trabalhar a tonificação muscular, postura e condicionamento físico, também lida com o estado emocional dos seus praticantes, com exercícios de respiração, alongamento e relaxamento, que aliviam a ansiedade e o estresse para todas as idades.

Quais são os benefícios do Pilates para Gestantes?

Já é comprovado que praticar atividade física durante essa fase da vida da mulher pode oferecer diversos benefícios do Pilates para o corpo e principalmente para um parto saudável. O Pilates para gestantes é uma excelente escolha para as futuras mamães, pois sua pratica trabalha tanto com o fortalecimento, como o alongamento, além de utilizar a respiração durante todos os exercícios, o que facilita a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com as transformações do seu corpo.

Confira alguns exercícios de Pilates para gestantes

Pilates para gestantes irá trazer saúde, equilíbrio, conforto e melhora da postura para a mulher grávida e por esses e outros tantos benefícios, que o Pilates tem se tornado uma das modalidades preferidas das futuras mamães.

Quais são os benefícios do Pilates para Idosos?

Ao envelhecer o corpo vai diminuindo a massa muscular e consequentemente a força muscular, além disso há redução da densidade óssea, tornando assim a pessoa mais vulnerável a lesões na coluna e outras articulações. Alem das mudanças físicas, ocorrem alterações no metabolismo. Uma das maiores vantagens e benefícios do Pilates para idosos é que ele pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e gênero.

Pilates para idosos: Pilates para parkinson

E um dos grupos especiais que crescem cada dia mais dentro dos Estúdios de Pilates são os idosos. Um grande número de idosos procura os Estúdios por saúde, como problemas ósseos e articulares, por exemplo, osteoartrose. O método Pilates para idosos ajuda, pois os exercícios com poucas repetições e de baixo impacto são eficazes e fazem com que os músculos e articulações sofram menos desgaste.

Quais são os benefícios do Pilates para Crianças?

A geração de crianças dos dias atuais não é ativa, a diversão da maioria delas são através de computadores, tv e celulares. Hoje em dia as crianças são praticamente sedentárias, pois não são acostumadas a prática de exercícios. Exercícios de fortalecimento muscular, postura, respiração e de flexibilidade como o Pilates para Crianças podem ajudar, e muito, trazendo consigo todos os fortalecimentos e benefícios do Pilates para o corpo. Com exercícios adequados para estender e deixar a coluna vertebral mais flexível. Os exercícios tem todos os princípios básicos do Pilates e a aula deve ser montada com muita diversão e criatividade para prender a atenção dos baixinhos.

Quais são os benefícios do Pilates para Homens?

Apesar de o método ser mais popular entre as mulheres, a população masculina vem crescendo cada vez mais, os exercícios do Pilates para homens são focados em determinadas musculaturas que podem ser mais eficientes do que a própria musculação realizada na academia. No Pilates os exercícios trabalham a musculatura do corpo inteiro ao contrário da academia que, na maioria das vezes, foca em um músculo específico de cada vez. Assim, os exercícios são mais completos proporcionando um melhor resultado final, com os benefícios do Pilates completamente integrados ao corpo. É importante lembrar que a prática do Pilates libera endorfina, assim como toda atividade física, responsável pela sensação de bem-estar e prazer. O método trabalha ainda a região pélvica, contribui para a flexibilidade do corpo, e ajuda a potencializar a disposição e o desempenho sexual.

Quais são os benefícios do Pilates para patologias na coluna?

Atualmente considera-se que 80% da população em geral sofrerá pelo menos um episódio de dor na coluna no decorrer da vida. O Pilates é o tratamento mais utilizado para patologias da coluna, pois trabalha a musculatura profunda, que garante estabilidade, promovendo ainda maior mobilidade articular para a coluna vertebral de forma segura e sem sobrecarga, se tornando a melhor escolha, de forma segura e efetiva.

A partir da prática do Pilates para dor na coluna, o tratamento das seguintes patologias e desvios posturais:

Quais são os benefícios do Pilates para Corredores?

O método Pilates melhora o desempenho da corrida, diminuindo o gasto energético. Pela corrida ser uma atividade que exige técnica, o corredor precisa estar preparado para ela. Caso esteja preparado da maneira incorreta, isso pode ocasionar em diversas lesões, e aqui é o ponto que entramos com o Pilates.

O método também melhora a flexibilidade do atleta. Os exercícios enfatizam o alongamento global do corpo, de forma a trabalhar todos os músculos e articulações, o que resulta em muitos benefícios na hora da corrida, pois o corpo está mais preparado, diminuindo a chance de lesões musculares.

O Pilates pode ser incluído no treino de corredores para prevenir lesões, potencializar o desempenho esportivo e ainda como reabilitação. O método pode também ser muito eficaz no pós-treino, já que aumenta a capacidade respiratória, aliviando dores e a fadiga muscular.

Quais são os benefícios do Pilates para Atletas?

Assim como os benefícios do Pilates para atletas são muitos, eles automaticamente se tornam benefícios para atletas profissionais, tendo em vista que muitos dos movimentos utilizam a mesma musculatura, além de trabalhar a musculatura estabilizadora. Como atleta, a chance de lesão pelo menos uma vez na vida é muito grande.

As lesões podem ser ocasionas por falta de preparo físico, excesso de treinamento, execução inadequada de movimentos, ou por desvios posturais/ anatômicos do próprio corpo do atleta. Mas uma vez proporcionando um corpo mais alinhado, forte, flexível e equilibrado, o gasto energético é menor, reduz a chance de lesão e o desempenho são melhores, tanto para atletas de alto nível como amadores com exercícios de Pilates.

Os benefícios do Pilates para atletas, agrega ainda o uso de acessórios como a bola, overball, faixas elásticas e o bosu, que ajudam no condicionamento, já que podem auxiliar na simulação do gesto esportivo.

Quais são os benefícios do Pilates para Hipertensão?

Muitos indivíduos da população brasileira são diagnosticados com hipertensão (a famosa pressão alta). O mais chocante é que dentre esses milhões de brasileiros, quase 50% nem imagina que está sofrendo desse mal. O método Pilates além de ser uma ferramenta importante para o condicionamento físico e tratamento de dores agudas e crônicas, também apresenta muitos benefícios para doenças cardiovasculares, como a hipertensão.

O Pilates fortalece ainda o sistema cardiorrespiratório, e para os hipertensos o método melhora a circulação sanguínea, pois nos exercícios o trabalho de resistência, associado ao fortalecimento muscular melhora a circulação sanguínea. Dessa forma, o fluxo sanguíneo para o cérebro também sofre um aumento, assim como para os músculos.

Quais são os benefícios do Pilates para Tratamento do AVC (Acidente vascular cerebral)?

Já vimos que o método oferece diversos benefícios para as mais variadas patologias, porém uma coisa que poucas pessoas sabem é como o Pilates pode ajudar e muito no tratamento de pessoas que já sofreram com AVC. Muitos são os benefícios e melhoras que o Pilates pode proporcionar a este grupo de pessoas.

Na maioria das vezes, os objetivos do paciente são:

  • Minimizar os efeitos das alterações de tônus muscular;
  • Prevenção de deformidades;
  • Melhora da consciência corporal;
  • Melhorar o alinhamento postural;
  • Facilitação nas trocas posturais;
  • Melhora do equilíbrio estático e dinâmico.

O método desenvolvido por Joseph Pilates oferece inúmeros benefícios, inclusive para estas pessoas que sofreram AVC.

A prática contribui para a recuperação dos movimentos, melhora a respiração, postura e coordenação motora. Através dos exercícios de equilíbrio, permite que as conexões responsáveis pela sensação de segurança sejam estabelecidas e a realização das atividades cotidianas sejam reconstituídas. Muitas pessoas que tiveram o AVC encontram no Pilates um grande aliado.

Para todas essas patologias acima descritas os benefícios do Pilates são incontáveis. Primeiramente, os exercícios são recomendados, pois por serem de baixo impacto e realizado com poucas repetições, focando mais em qualidade do que em quantidade, geram resultados mais eficazes e não sobrecarregam os músculos e articulações.

Concluímos então que o Pilates é uma atividade física que oferece os mais diversos tipos de benefícios, seja para qualquer idade ou qualquer que seja o objetivo.

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