Materiais exclusivos!

Benefícios do Pilates para idosos

Conheça os benefícios do pilates para idosos, e porque o pilates é uma atividade que pode trazer diversos benefícios ao corpo e mente, principalmente os benefícios do pilates para idosos.

Escrito por
Os Pilateiros

Benefícios do Pilates para idosos

Publicado em
16/12/2020
beneficios-do-pilates-para-idosos

Atualmente se você já tem mais idade que 30 anos e sofre de desconforto e sente um grande peso em seu corpo, provavelmente você está com a mesma saúde que deveria ter daqui a 30 anos, e uma curiosidade é que atualmente existem idosos até mesmo com mais idade que isso que buscam pela ajuda das atividades físicas.

E já faz muito tempo que o público da terceira idade é crescente, isso porque esse público busca atividade para conservar a saúde, e os benefícios do pilates para idosos é um aliado para que essa fase da vida seja vivida com bem estar e qualidade de vida.

Porém, mesmo com os benefícios do pilates para idosos sendo algo inegável, os idosos ainda assim convivem com um desgaste cada vez maior no corpo todo, inclusive na densidade óssea, e é por isso que o pilates para idosos precisa ser olhado de uma forma diferente, além disso, todas as outras atividades físicas.

E o que poucas pessoas sabem, é que vários especialistas recomendam o uso do método como exercício excelente para essa faixa etária, porque quando joseph pilates criou o método ele visou atender a vários públicos, além de serem inúmeros os benefícios do pilates para idosos, a terceira idade é o momento que o corpo precisa ainda mais estar em atividade.

Cuidados necessários

A falta dos cuidados ou prevenção de doenças em pessoas nessa faixa etária trazem a necessidade de que o idoso precise da ajuda de outras pessoas para se cuidar, insônia e até mesmo dores por todo o corpo sem contar nas doenças neurológicas como o Parkinson, o Alzheimer, Derrame cerebral e etc.

E não podemos nos esquecer que nosso corpo e mente estão ligados, um sofre a consequência do outro, e um grande beneficio do pilates para idosos é que ele é uma atividade de baixo impacto, e com o baixo impacto das atividades se consegue ótimos resultados.

Realmente o pilates pode trazer vários benefícios, mas antes mesmo de conhecermos os benefícios do pilates para idosos, vamos entender o que acontece com nosso corpo e mente com o passar dos anos, e como os benefícios do pilates para idosos vai trabalhar isso.

O que acontece com o Corpo e mente dos idosos?

Enquanto estamos envelhecendo nosso organismo acaba perdendo massa muscular, e por conta da perda da massa muscular o nosso metabolismo diminui junto com a redução na densidade óssea, dessa forma nos tornamos frágeis e propensos a várias doenças que acometem a coluna, o coração e outras articulações, dessa forma os benefícios do pilates para idosos auxiliam muito.

Os benefícios do pilates para idosos são essenciais tanto a saúde física quanto a saúde mental se mantenham, e o recomendado é que o idoso busque por um profissional especializado para que a melhor atividade para o idoso seja aplicada.

Os idosos começam a praticar pilates porque o tempo acaba mudando muito o metabolismo e as mudanças não tendem a ser somente biológicas ou físicas, mas a parte mental o emocional de um idoso na grande maioria das vezes também muda, pois é complicado que se mantenha um ritmo igual antes já que o corpo já não é capaz de ter a mesma velocidade biológica, e um dos benefícios do pilates para idosos é ajudar o corpo a responder melhor.

Os benefícios do pilates para idosos.

Os benefícios do pilates para idosos são uma excelente alternativa por que para pessoas nessa fase da vida o pilates traz a combinação de um exercício físico com baixo impacto, trabalhando os músculos da maneira que for necessário, fortalecendo e dando coordenação, além de conservar a massa muscular e condicionar o cardiovascular.

Outro dos benefícios do pilates para idosos é que ele trabalha corrigindo a postura, e ao trabalhar corrigindo a postura a circulação se ativa e os músculos ficam tencionados, por conta dos exercícios para alongamento que estimulam o corpo para que ele tenha mais flexibilidade, assim as articulações que estão propensas a artrose se recuperam junto de dores em geral.

Sem contar que os benefícios do pilates para idosos também aumentam a densidade óssea, melhoram a flexibilidade corrigindo a postura por meio das articulações, assim todo idoso que pratica ou praticou pilates fica totalmente satisfeito por conta do grande bem estar na qualidade de vida em si.

Sabemos que a terceira idade é o momento em que as atividades diárias se tornam difíceis de serem executadas, como se levantar ou se sentar, calçar o próprio sapato, ou até mesmo tomar o próprio banho, e etc, porém com os benefícios do pilates para idosos essas atividade podem vir a ser mais fáceis de serem executadas.

Outros benefícios do pilates para idosos

Confira abaixo outros benefícios do pilates para idosos:

  • Alivia o estresse;
  • Melhora os reflexos;
  • Ajuda a flexibilidade;
  • Alivia as dores;
  • Ajuda a ter mais equilíbrio;
  • Ajuda a manter o peso do corpo;
  • Fortalecimento muscular nas costas e pernas;
  • Faz com que o idoso ande melhor;
  • Ajuda a manter e cuidar da densidade óssea;
  • Trabalha corrigindo a postura;

Entre os benefícios do pilates para idosos também estão a ajuda no controle da diabetes, doença cardiovascular e a artrite, e claro que não podemos esquecer que outros dos benefícios do pilates para idosos é que ele diminui a depressão por conta da ocupação fazendo com que o idoso cuide do porto e da mente simultaneamente.

Concluindo

Para atestar ainda mais a eficácia do método, o próprio criador dele joseph pilates praticou pilates depois dos oitenta anos de idade, e segundo pessoas que conviveram com joseph pilates, seria tão rápido e saudável quanto os adolescentes.

Segundo joseph pilates se com 30 anos você não tem flexibilidade e boa forma, você já está velho, mas se com 60 ainda é forte e flexível, você continua sendo jovem.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.