Materiais exclusivos!

Principais benefícios do Pilates

Conheça abaixo os principais benefícios do Pilates, como ele promove o bem estar no dia a dia e quais são todos os benefícios dos exercícios de Pilates na aula de Pilates.

Escrito por
Os Pilateiros

Principais benefícios do Pilates

Publicado em
23/11/2020
beneficios-do-pilates

O método pilates nasceu do tão famoso Joseph Pilates, e se originou na Alemanha que é de onde Joseph Pilates criou o método.

Vale ressaltar que Joseph Pilates, ainda criou diversos tipos de equipamentos para se praticar pilates, e a pratica vem trazendo inúmeros benefícios para o dia a dia, já que o Pilates trabalha o corpo como um todo.

Mas e você, já conhece todos os benefícios do Pilates? Se você não conhece listamos abaixo alguns dos exercícios de pilates mais importantes, e vamos te ajudar a entender quem deve fazer pilates, e porque fazer pilates se tornou algo tão frequente hoje em dia, e em que os exercícios de pilates podem ajudar.

Os benefícios do Pilates no fortalecimento muscular

São notáveis os benefícios do Pilates quando se fala do fortalecimento muscular e de aumentar a flexibilidade do corpo.

Eles podem ajudar a fortalecer a musculatura do corpo todo, e outro dos benefícios do pilates, é que ele ajuda a prevenir lesões. Fazer pilates ainda potencializa que você pratique mais outro tipo de atividade física, porque além do fortalecimento muscular, ajuda a aumentar a flexibilidade, outro dos benefícios do pilates é o equilíbrio que ele proporciona.

Um bom exemplo disso são as pessoas que costumam praticar corridas, já que elas são exercícios que acabam por exigir uma boa coordenação, sem contar na estabilidade que fazer pilates proporciona, para que os movimentos repetitivos não afetam a musculatura do corpo.

Sem contar que praticar pilates também alinha a postura, reequilibra os músculos, e ajuda no controle da respiração.

Os benefícios do pilates no aumento do tônus muscular.

Não existe ninguém que hoje em dia, não gostaria de ter um corpo mais saudável, uma silhueta boa, e o pilates também é responsável por isso, já que praticar pilates, aumenta o tônus muscular, que promove aumento das fibras e acabam ajudando a perder bastante medidas.

Isso porque um dos benefícios do pilates, é que ele rompe e reconstrói as fibras musculares, possibilitando que o nosso corpo troque a gordura pela massa muscular, então quanto mais tônus muscular, melhor.

Os benefícios do Pilates no condicionamento físic

Quem é que nunca se sentiu cansado ao subir uma rua inteira? Pois é, isso só acontece pela falta de movimentação do nosso corpo e ao nos movimentarmos com mais frequência, ganhamos condicionamento físico, e um dos benefícios do pilates é que o pilates pode ajudar até mesmo a trazer o bem estar. Promovendo redução do cansaço diário

Atualmente o pilates é responsável por todos os benefícios citados acima, e entre muitos outros, como:

  • Aumenta a resistência mental e física;
  • Aumenta a concentração;
  • Alivia dores musculares;
  • Aumenta o controle;
  • Ele é responsável por promover a fluidez nos movimentos;
  • Além disso os exercícios da aula de pilates podem ajudar no bem estar, e o pilates trabalha a auto estima dos praticantes;
  • Aumentar o condicionamento físico;
  • Sem contar que hoje em dia outro dos benefícios do Pilates é que a aula de pilates é recomendada para o tratamento das doenças mais variadas;

Os benefícios do Pilates para idosos

Um dos principais benefícios do pilates para os idosos, é que praticar pilates não é algo agressivo, já que os idosos tendem a ser mais frágeis.

Outro dos benefícios do pilates é que ele ameniza dores que idades muito avançadas podem vir a provocar

Promove o fortalecimento muscular, muito importante para combater a osteoporose. Além de auxiliar na melhora do equilíbrio.

Os benefícios do pilates para crianças

Um dos benefícios do pilates para crianças é que ele ameniza dores nas costas, que são causadas pela mochila escolar e posturas adotadas por longos períodos. E hoje em dia o pilates é recomendado até pelos educadores físicos.

Quais os benefícios do pilates como terapia da mente?

Além de todos os benefícios que citamos acima, o pilates trabalha para reforçar a nossa mente, e quando estamos praticando pilates é como se a nossa mente flutuasse, porque ficamos bem leves, a ponto de esquecermos os problemas da nossa rotina.

Vale ressaltar que o pilates auxilia no tratamento de doenças mentais, mas com a pratica em sua rotina, um dos benefícios do pilates é que ele promove o relaxamento como um todo.

Abaixo vamos te mostrar quais os benefícios do pilates para gestantes, o que os benefícios do pilates promovem e como as futuras mamães podem usufruir de todos os benefícios do Pilates.

Os benefícios do pilates para gestantes.

Como todos nós sabemos a dádiva de carregar um ser em si é algo muito lindo, porém as gestantes costumam sofrer muito nas gestações por diversos fatores diferentes, e o pilates para gestantes compõem o alivio de vários desses problemas.

Entenda quando a futura mamãe pode optar pelo pilates, e quais são os diversos benefícios do pilates, e como o pilates ajuda.

O uso do Pilates para gestantes nas dores nas costas.

Como nós já sabemos, a gravidez desde o começo pode promover dores intensas na coluna, mas elas podem piorar mais ainda conforme o tempo passa, isso acontece porque devido ao crescimento do bebe, o centro de gravidade vai sendo deslocado para frente, além disso temos o aumento de peso. Tudo isso leva a sobrecarga da musculatura posterior das costas, como paravertebrais e quadrado lombar. Por isso o pilates é altamente recomendado, trazendo como benefícios o alivio de dor na coluna

Além de preparar o corpo para trabalho de parto, através de exercícios específicos e direcionados para a gestante.

Controle de hormônios.

A vida corrida acaba estimulando hormônios que deixam as pessoas estressadas e irritadas, por isso o pilates associado com técnicas respiratórias é extremamente benéfico para promover equilíbrio hormonal e mental. Uma vez que ativa a parte do nosso cérebro responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Dessa forma o Pilates ajuda nesse controle das emoções.

Os benefícios do Pilates, e como o pilates ajuda o assoalho pélvico.

O assoalho pélvico é responsável por sustentar todos os órgãos genitais, e a pratica do pilates pode ajudar a fortalecer o assoalho pélvico e com isso a mulher pode realizar o parto normal com mais facilidade, mas vale lembrar que isso não é uma regra.

Outro fato é que a pratica do pilates pode ajudar até no pós-parto, principalmente nos casos em que ocorre diástase abdominal, ou seja, quando os músculos retos abdominais são afastados, devido ao crescimento da barriga da mulher. E nesse sentido, o pilates promove a facilidade da ativação adequada dessa musculatura, além de estimular o fechamento da diástase

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.