Materiais exclusivos!

Biomecânica aplicada ao Pilates

A biomecânica aplicada ao Pilates é um conhecimento chave para entender melhor a física corporal. Quer entender mais sobre o assunto? Então confere esse artigo!

Escrito por
Os Pilateiros

Biomecânica aplicada ao Pilates

Publicado em
1/2/2021
biomecanica-aplicada-ao-pilates

No Método pilates há diversos exercícios complexos realizados durante as aulas, e todos esses exercícios contém uma ciência por trás, que é nada mais nada menos que o estudo da biomecânica. Neste conteúdo vamos lhe apresentar e explicar sobre a biomecânica aplicada ao pilates, que é um estudo muito importante para realizar de forma correta  todos os movimentos do pilates. Continue lendo e aprenda mais sobre a biomecânica aplicada ao pilates, e se caso você já saiba do que se trata a biomecânica aplicada ao pilates, fique mesmo assim, para aprender um pouco mais a fundo sobre a biomecânica aplicada ao pilates.

O que é a biomecânica aplicada ao Pilates?

A biomecânica aplicada ao Pilates é nada mais nada menos que um estudo do movimento do corpo. A biomecânica aplicada ao pilates é estudada para descobrir o melhor movimento possível para aquele músculo desejado pelo paciente, por exemplo: Um paciente tem como objetivo definir os músculos abdominais, com o estudo da biomecânica aplicada ao pilates é possível descobrir os melhores movimentos para que isso aconteça de forma rápida e mais eficiente possível. Esse estudo ajuda a descobrir os melhores movimentos possíveis para aquele músculo, mas, também ajuda a descobrir qual movimento NÃO pode ser feito.

Esse estudo ajuda diversas pessoas em relação a recuperação de lesões, rompimentos de ligamento, acidentes, pós cirurgia, enfim, em diversos casos esse estudo serve de apoio. Como dissemos anteriormente, é um estudo do movimento do corpo humano, ou seja, para saber e participar nem que seja um pouco da biomecânica aplicada ao pilates, é necessário estudo e faculdade. Com isso queremos lhe dizer para tomar cuidado com os lugares onde você realiza a sua recuperação. A biomecânica aplicada ao pilates ajuda muito quando é usada e transmitida corretamente, porém, ao mesmo tempo, quem não sabe pode piorar ainda mais sua situação, então, fique atento quanto a isso.  

As divisões da biomecânica aplicada ao pilates

A biomecânica aplicada ao pilates contém divisões, essas divisões são de estudos mais específicos e mais afundo da biomecânica aplicada ao pilates. As divisões da biomecânica aplicada ao pilates são:

  • Biomecânica estática: A biomecânica aplicada ao pilates estática, consiste em um estudo dos corpos em equilíbrio, ou seja, um movimento constante;
  • Biomecânica dinâmica: A biomecânica aplicada ao pilates dinâmica é auto explicativa, ou seja, estuda os corpos em aceleração;
  • Cinemática: Quando falamos em cinemática, queremos dizer movimentos angulares e lineares, porém, isso a partir da posição velocidade e aceleração;
  • Cinética: A cinética é um estudo da biomecânica aplicada ao pilates como qualquer outro, porém, ele estuda as causas desses movimentos, ou seja, movimentos lineares ou angulares, vendo força e torque.

Estudo da biomecânica aplicada ao Pilates

A biomecânica aplicada ao pilates é dividido em partes mais específicas como foi dito anteriormente, que são:

  • Biomecânica aplicada ao pilates dinâmica
  • Biomecânica aplicada ao pilates estática
  • Cinemática
  • Cinética

Porém, além dessas divisões da biomecânica aplicada ao pilates temos também a divisão geral do conteúdo, que nada mais nada menos que:

  • Biomecânica aplicada ao pilates interna: Essa parte da biomecânica aplicada ao pilates tem relação com a compreensão das forças internas, isso relacionado com estruturas articulares, físicas, musculares e entre outras;
  • Biomecânica aplicada ao pilates externa:  Biomecânica aplicada ao pilates externa tem como função estudar o entendimento das forças criadas pelo corpo, podendo observar externamente dentro do organismo;

Situações onde a biomecânica aplicada ao Pilates é utilizada

A biomecânica aplicada ao pilates como foi dito anteriormente é um estudo do movimento do corpo humano, isso ajuda diversas pessoas a se recuperarem de diversos problemas, eles como as lesões, rompimentos de ligamento, hérnias de disco, enfim, diversos problemas que podem ser resolvidos de forma rápida e fácil com o apoio desse estudo.

A biomecânica aplicada ao pilates é aplicada por exemplo para ajudar um paciente que sofre de dores nas costas, por exemplo: Um indivíduo está com dores nas costas e não sabe porque, o estudo da biomecânica aplicada ao pilates ajuda no reconhecimento do movimento que está causando essas dores, analisando a rotina do indivíduo e vendo os movimentos realizado por ele durante o dia.

Outro tipo de aplicação da biomecânica aplicada ao pilates é em relação aos exercícios que são aplicados nas aulas de pilates, vamos dizer que seu joelho dói quando realizado um agachamento, o estudo da biomecânica aplicada ao pilates vai te ajudar a reconhecer onde é esta dor e onde é que você está errando no movimento, possivelmente podendo descobrir até uma lesão ou inflamação nos músculos.

Se caso você for realizar aulas de pilates para resolver alguma doença crônica, preste atenção, para saber mais deste estudo, o profissional deve fazer faculdade e aprender de fato como é a biomecânica aplicada ao pilates, caso seja apenas uma pessoa que sabe por cima como fazer, isso podar mais problemas aos locais danificados, podendo piorar por exemplo a sua lesão nível 1 que é apenas uma inflamação, indo para o nível 3, que é o rompimento total do músculo, então preste atenção. Para descobrir se algum lugar é confiável ou não, hoje em dia temos internet, com isso quero dizer que é simples tomar a decisão de fazer em um lugar ou não. Para te ajudar a escolher um estúdio de qualidade, temos algumas dicas para você.

A primeira dica é pesquisar o estabelecimento no google, podendo ver sua avaliação que é colocada como estrela, de 0 a 5. A segunda dica é a mais eficiente e que você tirará de letra se é bom ou não realizar sua recuperação neste local.

No google tem como vemos os comentários das pessoas que já passaram por lá, ou seja, já tiveram uma experiência com o local. Nos comentários podemos ver críticas ou elogios, além de ser 100% confiáveis, os comentários são divididos por quantidade de comentários positivos, e comentários negativos. Para a recuperação e realização causal do pilates, nós recomendo o estúdio ômega 4, além dessa clínica ser confiável e acessível, é muito elogiada por seus trabalhos, então, fica a dica.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.