Materiais exclusivos!

Como dar aula de Pilates aéreo?

O Pilates Aéreo é uma modalidade muito procurada por muitos Pilateiros. Ela traz o método Pilates em uma sincronia com exercícios que mantém a suspensão no ar. Não é incrível? Vem ver esse artigo de como dar uma aula de Pilates Aéreo!

Escrito por

Como dar aula de Pilates aéreo?

Publicado em
25/7/2020
pilates-aereo

Como dar Aula de Pilates Aéreo

A modalidade vem crescendo muito nos últimos anos. Há três anos era difícil encontrar um Estúdio para praticar, hoje já está presente em quase todas as cidades do Brasil. O Pilates Aéreo tem conquistado cada vez mais adeptos e traz diversos benefícios para a mente e para o corpo.

Os professores do Estúdio estão capacitados a dar aulas nos tecidos suspensos com segurança e conforto para os alunos. Até quem não é muito fã de ficar a alguns metros do chão, através das técnicas que serão ensinadas, vai conseguir ganhar confiança e tranquilidade para executar os exercícios.

A partir da força para sustentar o corpo e vencer a gravidade, o praticante se auto desafia nas aulas e ganha definição muscular com a prática frequente do Aero Pilates. O  Pilates Aéreo é um ótimo aliado para tornar o profissional de dança mais completo e também para prevenir lesões, tornando seu corpo mais equilibrado, flexível e forte.

Os princípios básicos do Pilates são respeitados em todos os movimentos do Pilates Aéreo, tais como, a respiração controlada, o abdome contraído o tempo todo, a fluidez, o controle do movimento e o alinhamento da coluna. Muitos dos exercícios desenvolvidos nos aparelhos e nos solos tradicionais do Pilates Aéreo são praticados de maneira similar no columpio, trabalhando praticamente os mesmos músculos.

Ocorre que os exercícios em suspensão exigem um maior controle corporal e muito equilíbrio por parte do aluno que precisa manter a concentração e a coordenação o tempo todo. A instabilidade do aparelho acusa qualquer desvio fora do padrão de exercício proposto. Posso afirmar que o Pilates Aéreo pode ser muito mais desafiador.

Os chamados “Columpios”, que traduzido do espanhol significa balanços, são cuidadosamente dispostos para oferecer uma experiência de Pilates Aéreo restauradora, na qual com um pouco de prática os alunos já estarão realizando agradáveis coreografias aéreas. O tecido criado por monges budistas há séculos se transformou no queridinho das alunas (principalmente por causa das invertidas). Ele pode servir como apoio para você corrigir a execução de um exercício que não consegue fazer sozinha, como um afundo simétrico.

Formado por um balanço grande e três pares de alças de cada lado, o columpio é instalado no teto e fica suspenso do chão para a realização dos exercícios. Os exercícios suspensos no formato circense também atuam de forma lúdica no alívio de articulações, descomprimindo a coluna vertebral e alinhando todo o corpo, além da melhoria da circulação sanguínea e linfática, diminuição do stress.

Os exercícios são planejados para proporcionar aumento da resistência física, alinhamento postural trabalhando a liberação da coluna vertebral e das articulações, além da diminuição do problema da insônia. As práticas também podem ser feitas em duplas, o que oferece opção para casais que querem realizar uma atividade física juntos, aumento o vínculo afetivo enquanto promovem a saúde. Pessoas de todas as idades e biótipos podem se beneficiar do Pilates Aéreo.

Equipamentos do Pilates Aéreo

Pilates Aéreo, que anteriormente eram realizadas com apenas um único equipamento, o Columpio. Foram acrescentados mais três aparelhos, sendo eles, a Lira Circense, o Power Balance e o Power Cord. Segue os mesmos princípios do método Pilates original, entretanto, por ser realizado em mais três aparelhos de suspensão, as suas aulas podem se tornar mais dinâmicas e desafiadoras!

  • Lira

O bambolê de circo deixa de ser um acessório acrobático e ganha uma função mais com a cara do Pilates, com o objetivo de fortalecer e melhorar a postura. Ele começa a se mover assim que você senta nele, o que faz com que pequenos movimentos se transformem em grandes desafios.

  • PowerBalance

Parece brincadeira de criança, mas não é. Os exercícios feitos em cima do balanço (ou embaixo, quando ele é usado como um trapézio de circo) exigem bastante resistência muscular.

  • PowerCord

A fita suspensa (também conhecida como TRX) ganhou um novo status de dificuldade: presa a duas roldanas, ela é mais instável, o que obrigada você a usar mais força para realizar os movimentos, como uma prancha ou uma remada, de uma forma bem controlada.

São mais de 300 exercícios variados que podem ser aplicados para todos seus alunos, do iniciante ao avançado, para crianças até idosos, de pacientes patológicos a atletas de alto rendimento.  No seu Studio, você pode oferecer aulas exclusivas de Suspensus ou associá-la com suas aulas de Pilates Aéreo, diferenciando-se dos seus concorrentes.

Sugestões para saber se o seu aluno está preparado para o Pilates Aéreo

  • O seu aluno possui estabilidade de cintura escapular, acionamento de centro de força (Power House) e membros superiores o suficiente para se sujeitar ao Pilates Aéreo e se “pendurar” assim mantendo o corpo no ar durante a execução?
  • O seu aluno possui a consciência corporal e a noção de espaço necessária para que um aluno possa executar, por exemplo, o Catwalk? Quando ficamos de ponta cabeça, perdemos um pouco o senso de direção, e de onde se encontra o nosso corpo no quesito espaço-tempo. Pense um pouco sobre isso!
  • O instrutor tem segurança de que seu aluno não tem medo de altura? Isso é uma questão muito importante a se fazer antes do começo da execução, pois o aluno pode desistir do exercício e soltar as mãos no meio do caminho, acontecendo assim um acidente!

Mas sabe o que é muito legal? Você consegue perceber, claramente, sua evolução durante o Pilates Aéreo o que parecia inatingível no começo, acaba sendo possível depois de algumas tentativas. Pilates Aéreo tira o aluno da zona de conforto e o convida para uma atividade nova e prazerosa, que traz imensos benefícios.  

Benefícios que o Pilates Aéreo pode te proporcionar

  • Alívio das dores

As dores podem ter várias origens, e por essa razão as sessões de Pilates para dores utilizam movimentos específicos que abrangem qualquer músculo do corpo, ajudando no alívio das mesmas!

  • Ganho de agilidade e flexibilidade

A flexibilidade representa a qualidade física que permite às pessoas fazerem movimentos sem representar riscos de lesões, enquanto a agilidade se caracteriza por movimentos rápidos. Com os exercícios de Pilates Aéreo, qualquer pessoa pode aprimorar a agilidade e a flexibilidade tendo mais disposição no dia a dia para desempenhar funções com mais facilidade.

  • Melhora da condição muscular

O Pilates Aéreo é um grande aliado quando se quer obter fortalecimento muscular, pois, com os exercícios, é possível fortalecer todos os músculos do organismo de modo a obter um corpo muito mais bonito, forte e tonificado a curto e médio prazo.

  • Melhora a respiração

Movimentos musculares não repetitivos. Essa é a forma que Pilates Aéreo trabalha na melhoria da respiração, visto que demanda a respiração antes, durante e depois de sua realização.

  • Melhora da postura

Hoje em dia, os empregos demandam que fiquemos muito tempo de pé ou muito tempo sentados, sendo que ambas as formas são muito prejudiciais à nossa postura. Dessa maneira, o Pilates Aéreo se apresenta como uma forma prazerosa de corrigir as falhas da coluna e melhorar a postura.

  • Coordenação motora e equilíbrio

O grande benefício da prática de Pilates Aéreo para essa finalidade é o fato de que ela ajuda na consciência corporal, pois seus movimentos utilizam todas as partes do corpo, através de exercícios físicos que revertem e melhoram o quadro, aprimorando os movimentos de precisão.

  • Redefine o corpo e ajuda a perder peso

Sim, com o Pilates Aéreo você pode perder as gordurinhas indesejadas! Ao longo das sessões, só movimentos distintos são realizados, trabalhando todos os músculos das mais variadas partes do corpo, fortalecendo-os e alongando-os e acelerando também o metabolismo para a perda de peso e definição.

  • Melhora a resistência

E, para terminar, o oitavo benefício é que o Pilates Aéreo melhora gradativamente o ganho de resistência respiratória e muscular, deixando você muito mais resistente contra qualquer problema e risco.

Conclusão sobre o Pilates Aéreo

O Pilates Aéreo é um grande desafio! O praticante tem a sensação de trabalhar com o peso do próprio corpo. O foco é trabalho da resistência muscular e flexibilidade, de uma forma divertida e prazerosa. Como trabalhamos "contra a gravidade", os benefícios são muitos, dentre eles: ativação da circulação sanguínea, descompressão vertebral, controle pélvico, dissociação das articulações.

Todavia, antes de começar a praticar o Pilates, assim como qualquer atividade, é necessária uma avaliação inicial do aluno. No caso de patologias como ombros, joelhos e coluna, por exemplo, a modalidade acaba sendo adaptada. Claro que o aprendizado no Pilates Aéreo acontece progressivamente, de uma forma que o praticante saiba os princípios básicos do Pilates, para transferi-lo para o tecido.

Não existem contra indicações absolutas. O que irá mudar são os exercícios que serão direcionados para cada aluno. Não há restrição de idade para o Pilates Aéreo, lembrando apenas que existe a recomendação de idade mínima de 4e5 anos para o início e as limitações corporais de cada aluno. Para os idosos é muito interessante, pois trabalha muito o equilíbrio, tornando essa pratica muito vantajosa para eles.

No entanto, as posturas invertidas no Pilates Aéreo devem ser evitadas em pessoas com problemas cardíacos ou de pressão (não controlada), descolamento de retina, crises de labirintite e por gestantes. Lembrando que essas contra indicações são relativas, pois são apenas em relação às posturas invertidas.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.