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Como dar aulas de Pilates avançado

Você, profissional de Pilates, quer saber as melhores dicas e lembretes para passar para um aluno em uma aula de Pilates avançada?

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Como dar aulas de Pilates avançado

Publicado em
26/7/2020
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O Pilates em geral, foi criado por Joseph Pilates em 1920, onde através de seu conhecimento corporal e psicológico, ele elaborou um conjunto de exercícios que têm como finalidade devolver e restaurar a saúde dos indivíduos, podendo ser essas condições de reabilitação ou até mesmo melhorias da qualidade de vida.

Os Métodos utilizados por Joseph são passados para nós até hoje, garantindo um maior condicionamento físico. Além disso, o Pilates conta também com uma enorme variação de exercícios que podem ser tanto de baixo, quanto de alto grau de dificuldade. Os exercícios de alto grau de dificuldade para serem executados, são denominados Pilates Avançado.

Quando praticamos Pilates Avançado, executamos uma série de exercícios que começam com um baixo grau de dificuldade até finalmente chegarmos aos movimentos mais complexos que é o caso do Pilates Avançado.

Ao entrar nessa etapa do Pilates Avançado, podemos dizer que já somos experientes e que nosso corpo já possui uma grande flexibilidade e equilíbrio para conseguir realizar esses movimentos com precisão. Porém, a grande pergunta é: como sei que já posso praticar Pilates Avançado? Para isso é necessário tempo de prática, o que pode acontecer entre meses ou até anos, tudo vai de corpo para corpo, pois cada um tem o tempo certo para adquirir flexibilidade, força e equilíbrio.

O Pilates Avançado é composto por exercícios que exigem mais dos alunos, pois para realizar esses movimentos é necessário maior equilíbrio, força e flexibilidade, além é claro de muita dedicação durante as aulas. Para ser um praticante de Pilates Avançado é necessário já estar inserido no Método há algum tempo, ou já realizar algum outro tipo de atividade física para que o corpo não seja lesionado por falta de preparação.

Importante: Faça uma boa Avaliação em seu aluno, É necessário avaliar o aluno aula a aula, perceber se está mais agitado ou mais tranquilo, notar quais são as compensações posturais que apresenta naquele dia ou se está muito estressado.

É preciso também conhecer a personalidade do seu aluno, se ele gosta mais de fazer força ou de alongar, não que você vá fazer apenas o que ele gosta, mas direcionando a aula é mais fácil de conquistá-lo.

Realizar uma anamnese para saber se ele tem algum problema de saúde concomitantemente com a avaliação postural, que deve ser algo dinâmico do dia-a-dia no Estúdio.

Com essa anamnese em mãos você já saberá que sua aula de Pilates Avançado será completa com avaliação em mãos os alunos estarão seguros e o Instrutor também, pois cada pessoa é única.

E isso é muito importante! De nada adianta montar uma aula igual para todos. Cada aluno precisa ter a sua aula específica, voltada para o seu caso e tendo muita atenção para os exercícios que são contraindicados para algumas patologias que este possa apresentar, como hérnias de disco, problemas cardíacos, osteoporose, próteses etc.

Diante de tantos benefícios, em que o Pilates Avançado é diferente? Um método é de condicionamento físico e de reabilitação que tem como diferencial a carga mais exigida, o tempo de descanso é menor e as repetições são maiores. Feito sob medida para quem é atleta ou até para quem já foi atleta e que parou os exercícios por algum motivo e quer manter a musculatura e prevenir algumas lesões.

Outro benefício do Pilates Avançado é que ele é capaz de trabalhar a postura e os vícios posturais adquiridos por ex-atleta. Os exercícios procuram ser sempre similares aos que os atletas faziam, dando continuidade ao trabalho muscular. Se você já jogou vôlei, por exemplo, e hoje abandonou o esporte por alguma restrição médica, pode recorrer ao Pilates Avançado e fazer os exercícios com movimentos similares ao vôlei antes praticado.

A gente já sabe que o Pilates Avançado fortalece os músculos fracos, alonga os músculos encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Para isso, o Pilates conta com uma enorme variação de exercícios que podem ser tanto de baixo, quanto de alto grau de dificuldade. Os exercícios de alto grau de dificuldade para serem executados, são denominados Pilates Avançado.

Confira os benefícios do Pilates avançado

  • Aumenta a resistência física e mental.
  • Alongamento e maior controle corporal.
  • Correção postural.
  • Aumento da flexibilidade, tônus e força muscular.
  • Alívio das tensões, estresse e dores crônicas.
  • Melhora da coordenação motora.
  • Maior mobilidade das articulações.
  • Estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue.
  • Facilita a drenagem linfática e eliminação das toxinas.
  • Fortalecimento dos órgãos internos.
  • Aumento da concentração.
  • Trabalha a respiração.
  • Promove relaxamento.
  • Melhora a postura.

Estima-se que 80% da população terá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida, e para ser um praticante de Pilates Avançado é necessário já estar inserido no Método há algum tempo, ou já realizar algum outro tipo de atividade física para que o corpo não seja lesionado por falta de preparação.

Principais pontos para montar aulas

No que se referem a montar aulas de Pilates Avançado, alguns pontos são importantes e precisam ser levados em consideração. Toda aula deve conter pelo menos três momentos principais:

  • Aquecimento
  • Auge
  • Resfriamento

Outro ponto muito importante e que deve fazer parte da escolha do repertório de exercícios das aulas de Pilates Avançado são os princípios do Método. Eles devem nos servir como guia e nos orientar sempre, a cada aula e a cada comando dado ao aluno. São eles: respiração, precisão, controle do movimento, fluidez, concentração e centralização (powerhouse).

Cuidados na hora de realizar o Pilates Avançado

Essa modalidade exige muito do corpo do praticante. Para evitar acidentes durante a realização dos movimentos, é essencial que você tome os seguintes cuidados:3

  • Siga todas as orientações do seu instrutor a risca.
  • Sempre faça um aquecimento antes de realizar o cronograma de exercícios.
  • Tenha uma garrafa d’água por perto.
  • Respeite os seus próprios limites.
  • Tomando esses cuidados, você conseguirá realizar o Pilates Avançado sem problemas.

Como montar uma aula de Pilates Avançado

Quando praticamos Pilates, executamos uma série de exercícios que começam com um baixo grau de dificuldade até finalmente chegarmos aos movimentos mais complexos que é o caso do Pilates Avançado. É muito importante que tudo corra bem para que não ocorra nenhum problema no momento em que você for executar os exercícios e finalmente monte exercícios do Método avançado para você executar.

Vamos a alguns exemplos?

  • Elephant:

Com os pés apoiados nas alças de pés, com uma mão na lateral da cama do Cadillac, a outra no centro e o corpo posicionado lateralmente. Realize uma flexão de quadril com uma rotação de tronco. Em seguida, retorne à posição inicial. Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo alongar os músculos da cadeia posterior e fortalecer os músculos da cadeia inferior.

  • Knee extension:

Em pé no Cadillac, encoste um ante pé na barra transversa vertical com o joelho estendido e o outro ante pé apoiado na alça do trapézio, juntamente com o joelho flexionado segurando as barras superiores do aparelho. Empurre o trapézio e estenda o joelho. Em seguida, retorne à posição inicial. Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo fortalecer os músculos quadríceps femoral, isquiotibiais, glúteo máximo e alongar os músculos da cadeia posterior do membro inferior que está no apoio do trapézio.

  • Flying

Deitado de barriga para baixo, com pés apoiados na alça de segurança, pernas estendidas, posição de prancha e mãos segurando as alças com cotovelos estendidos. Realize uma abdução de membros superiores (braços) e retorne para a posição inicial. Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo fortalecer os músculos do peitoral, reto do abdômen, oblíqueo externo, oblíquo interno, transverso abdominal, paravertabrais e tríceps.

  • Rolling back

Com as mãos segurando as barras superiores e membros inferiores flexionados, realize o rolamento para trás, apoiando os pés na barra transversa superior. Feito isso, mantenha os pés apoiados e realize uma extensão da coluna. Para finalizar, retorne à posição inicial. Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo fortalecer os músculos do peitoral, reto do abdômen, oblíquo externo, oblíquo interno, transverso abdominal, bíceps e alongar a cadeia anterior.

  • Roll over

Com as mãos segurando as barras superiores do Cadillac e o quadril flexionado segurando a bola entre os Maléolos (proeminências ósseas que existem nos ossos da tíbia e da fíbula), realize a flexão de joelhos e um rolamento para trás ficando de ponta cabeça. Em seguida, retorne à posição inicial. Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo fortalecer os músculos do abdômen, quadríceps, isquiotibiais, deltoide (porção anterior e média), tríceps braquial, trapézio, romboide e elevador da escápula.

  • Leg pull front Reformer variation

Com um pé apoiado na barra de pés do Reformer, com joelho e quadril flexionados a 90°, o outro membro inferior estendido e suspenso, braços apoiados, cotovelos flexionados e as mãos segurando no encosto de ombros. Mantenha a posição de prancha e realize uma extensão de joelho, em seguida, volte para a posição inicial.

Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo fortalecer os músculos do abdômen, quadríceps, isquiotibiais, deltoide (porção anterior e média), tríceps braquial, trapézio, romboide e elevador da escápula.

  • Arms pulling stand up

Em pé com o quadril flexionado a 90° e joelhos semi-flexionados, segure a barra de mãos do Reformer. Realize a flexão dos cotovelos, extensão dos ombros e extensão do joelho da perna que não está em contato com o carrinho. Em seguida, retorne à posição inicial.

Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo fortalecer os músculos do peitoral maior e menor, deltoide, grande dorsal, trapézio, quadríceps, glúteos e esquio tibiais.

  • Going front

Em cima do Reformer, de frente para as polias, braços estendidos segurando nas alças, um joelho flexionado apoiando no carrinho e o outro quadril e joelho flexionado, com o pé apoiado no carrinho. Ao mesmo tempo em que for realizada uma hiperextensão de ombros, realize também uma flexão de tronco à frente, a perna que está na frente no carrinho deve realizar uma extensão e a que está atrás, uma flexão. Ao realizar os movimentos propostos, retorne à posição inicial.

Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo alongar a cadeia posterior da perna que está na frente, cadeia anterior da perna que está atrás, cadeia posterior do tronco, além de fortalecer também o peitoral maior, grande dorsal, tríceps braquial e deltoide.

  • Front splits

Em pé no Reformer, encoste um calcanhar no apoio de ombros e o outro ante pé, juntamente com as mãos, apoie na barra de pés. Empurre o carrinho estendendo o joelho que ficou sobre a barra de pés, em seguida retire uma das mãos da barra realizando uma flexão de ombro e retorne à posição inicial.

Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo alongar os músculos da cadeia posterior global e cadeia anterior do membro inferior do membro imóvel.

  • Tendon stretch

Pise na quinta parte anterior do carrinho do Reformer e segure a barra de pés com os joelhos estendidos. Realize a flexão de um quadril perdendo o contato de um dos pés com o carrinho, em seguida, retorne à posição inicial empurrando o carrinho.

Este exercício de Pilates Avançado tem por objetivo alongar a cadeia posterior, fortalecer os músculos bíceps branquial, peitoral maior, reto abdominal, oblíquo externo e interno, além do transverso abdominal.

Conclusão sobre as aulas de Pilates Avançado

Prepare sempre suas aulas de Pilates Avançado, e não faça de improviso, por mais experiente que você seja. Pratique o que você quer ensinar e lembre-se: seu corpo é seu cartão de visitas.  Se não é bom pra você porque é bom pro seu aluno?

Vivencie no seu corpo os exercícios e você saberá exatamente o que o aluno vai sentir, que dificuldades ele pode ter com Pilates Avançado e como superá-las. Tenha sempre jogo de cintura e adapte o movimento sempre que necessário.

Um plano “B” é sempre bem vindo para os momentos de adversidade. Não demonstre nervosismo ou insegurança, esteja preparado, e se dedique. Respeite os princípios do Método, estude e se atualize sempre. Lembre-se: um bom instrutor de Pilates se constrói com o tempo.

O Pilates Avançado é composto por movimentos que exigem mais do aluno, pois é necessário além de uma boa flexibilidade, um grande equilíbrio para sustentar o próprio corpo durante os exercícios.

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