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Como funcionam os acessórios para Pilates

Você conhece os equipamentos do Pilates, mas não conhece os acessórios? Entenda neste artigo completo como funcionam os acesórios para Pilates!

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Como funcionam os acessórios para Pilates

Publicado em
26/7/2020
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O Método Pilates, que tem se tornado popular devido os variados benefícios que a sua prática proporciona. Benefícios com Acessórios para Pilates produzem melhora na postura, alívio de dores, fortalecimento e tonificação muscular, melhora da flexibilidade. Além dos benefícios para o equilíbrio, coordenação motora e para a consciência e percepção do movimento, dentre outros.

Junto com a criação do método surgiram os primeiros equipamentos desenvolvidos por Joseph. Com a expansão do Pilates, o método foi se aprimorando. A partir dos princípios passados por Joseph, os movimentos e exercícios foram se aperfeiçoando cada vez mais, surgiram estudos especiais sobre os benefícios e tratamento de cada lesão ou patologia que o Pilates trabalha. Para cada grupo de alunos, e exercícios existem  Acessórios para Pilates.

Porém, os Acessórios para Pilates traz com ele equipamentos que complementam a técnica e ajudam a melhorar a eficácia dos exercícios, e quais são os Acessórios para Pilates mais utilizados?

Principais Acessórios para Pilates

  • Neck Stretcher

Quando era jovem, ainda na Alemanha, Joseph Pilates praticava Boxe e criou este acessório para ajudar a fortalecer a musculatura que envolve o pescoço. É um dos Acessórios para Pilates mais solicitado por lutadores, porém os exercícios praticados neles são recomendados para todos, desde que de acordo com a indicação clínica.

  • Bola Suíça ou Fitball

A bola suíça é um dos Acessórios para Pilates amplamente conhecido e utilizado nas academias, Estúdios, clínicas de Fisioterapia, entre outros. É produzida em material resistente e macio e possui diversas indicações de tamanhos. Os tamanhos mais comuns são:

55 cm de diâmetro, para pessoas de 1,50m até 1,60m de altura

65 cm de diâmetro, para pessoas de 1,60m até 1,70m e

75 cm de diâmetro que é indicado para pessoas com 1,70m até 1,85m de altura.

  • Magic circle

É um dos Acessórios para Pilates clássico, produzido em metal flexível, revestido por borracha. É indispensável nas aulas de Mat Pilates, permitindo a adaptação de diversos exercícios do método e tornando a aula mais desafiadora e lúdica.

  • Rolo

É um dos Acessórios para Pilates confeccionado em material de espuma de alta densidade ou EVA, possui várias utilidades como incrementar os exercícios de alongamento e fortalecimento. Além de promover instabilidade auxiliando na ativação dos músculos do Power house, servir de instrumento para automassagem e liberação miofascial.

  • Toning balls

São pequenas bolas que se ajustam de forma confortável na palma das mãos. São Acessórios para Pilates, com peso que pode variar de 0,5 kg a 6 kg, produzidas com um material emborrachado e preenchidas com areia. Servem como forma de aumentar a intensidade e desafio dos exercícios e podem ser utilizadas não somente nas mãos para o trabalho de fortalecimento de membros superiores, mas também entre os joelhos ou tornozelos, para aumentar a resistência em exercícios de membros inferiores, ou sob os pés gerando instabilidade ao exercício.

  • Toe corrector

Uns dos Acessórios para Pilates é o Toe Corrector que tem o objetivo de trabalhar os dedos dos pés, recomenda-se o uso dele em especial para quem sofre com joanete.

  • Foot Corrector

O “Corretor de Pés” não é muito conhecido, nem mesmo entre os profissionais de Pilates. É um dos Acessórios para Pilates para trabalhar especificamente os pés, para melhorar os desequilíbrios da pisada e, como consequência, desalinhamentos nos tornozelos, joelhos, quadril e coluna.

  • Faixas elásticas

As faixas elásticas são Acessórios para Pilates muito utilizados no método. Possuem diversas intensidades de resistência que são classificadas por suas diferentes cores, e podem ser utilizadas para exercícios de alongamento e fortalecimento muscular de membros superiores, inferiores e de tronco. Também podem auxiliar na execução de exercícios para alunos iniciantes.

  • Bosu

O Bosu é um dos Acessório para Pilates que foi criado nos Estados Unidos no ano de 1999 e seu nome significa “Both Sides Up” (ambos os lados para cima), significa que pode ser utilizado tanto na parte plana como na oval. É como uma meia bola inflável com uma plataforma rígida de plástico ou borracha. A sua utilização nas aulas de Pilates traz benefícios para a coordenação motora, equilíbrio, consciência corporal, fortalecimento muscular e alongamento, além de ser mais uma opção de acessório para incrementar as aulas e sair da monotonia.

  • Disco inflável

É um dos Acessório para Pilates que pode ser utilizado para o treino de equilíbrio, propriocepção, coordenação motora e fortalecimento muscular, proporciona conforto na sua utilização, além de aumentar as possibilidades e variedade de exercícios. Além desses Acessórios para Pilates, existem muitos outros que podem ser utilizados, como a overball, halteres, caneleiras, minibands, meia lua, entre outros.

  • Foot exercise bar ou 2x4 bar (two by four bar)

Um dos Acessório para Pilates feito de uma madeira muito comum, usada nas construções, revestida com espuma e couro (ou curvim), esse acessório é usado para trabalhar a flexibilidade da musculatura que envolve o tornozelo e o Tendão de Aquiles, além de fortalecer os flexores plantares, como o Gastrocnêmio e o Sóleo.

  • Bean Bag ou Sand Bag

Um dos Acessório para Pilates simples como a 2×4 Bar pode ser feito até de forma caseira. Um saco de tecido com 1 kg feito com areia ou feijão, amarrado a uma corda presa a um bastão de madeira de 30 cm. Com os braços estendidos, na altura e largura dos ombros, a corda deve ser enrolada e desenrolada do bastão.

Este movimento além de fortalecer os flexores do ombro trará desafio para os músculos que envolvem a articulação do punho.

  • Breath as Sizer

Sendo um dos Acessório para Pilates desenvolvido para trabalhar a respiração, forçando a expiração e acionando intensamente a musculatura abdominal profunda. O objetivo é expirar com a intenção de esvaziar completamente o pulmão, como se quisesse deixa-lo no vácuo.

Os Acessórios para Pilates auxiliam ou dificultam os exercícios?

Os Acessórios para Pilates utilizados nas aulas possuem a função tanto de auxiliar os alunos iniciantes na realização dos exercícios como também de desafiar e aumentar a dificuldade para os alunos em um nível intermediário ou avançado, além de tornarem as aulas mais dinâmicas, desafiadoras e proporcionar variados estímulos aos alunos. Hoje em dia existe uma variedade enorme de acessórios que podem ser utilizados, dessa forma é possível sempre inovar nas aulas e se manter motivado.

Dicas de exercícios com Acessórios para Pilates

  • Acessórios para Pilates Shoulder Bridge (ponte sobre os ombros) com Tonning Balls

Objetivo: mobilizar a coluna lombar, fortalecer os músculos: glúteo máximo e médio.

Posição Inicial: Em decúbito dorsal, com os pés apoiados sobre as Tonning Balls, quadris e joelhos flexionados e membros superiores em posição ortostática.

Ação: Inspire na posição inicial e expire realizando a extensão do quadril até a posição neutra. Inspire novamente estendendo o joelho de uma das pernas e flexionando este quadril até 90 graus.

Mantenha o pé em flexão plantar: Expire realizando a flexão dorsal do mesmo pé, estendo o quadril e flexionando o joelho de volta a posição anterior. Repita para o segmento contralateral.

Variação: Apoie as mãos nas cristas ilíacas anterossuperiores e realize o movimento de membros inferiores com o joelho flexionado a 90 graus

  • Acessórios para Pilates The Hundred com Faixa Elástica (o cem)

Objetivo: fortalecer os músculos: transverso abdominal, reto abdominal, oblíquos e reto femoral.

Posição Inicial: Em decúbito dorsal, quadris fletidos a 90 graus e joelhos estendidos. Mantenha uma flexão da coluna cervical e torácica. A faixa elástica deve estar apoiada sobre a planta dos pés tendo suas extremidades fixas nas mãos.

Ação: Inspire, preparando o movimento, e expire levando os membros inferiores até 45 graus de flexão de quadril.

Inspire alternando movimentos curtos de flexão e extensão de ombros 5 vezes, expire também em 5 movimentos dos ombros. Inspire retornando à posição inicial.

Outras formas de realizar o The Hundred: o exercício tem vários níveis de dificuldade, e pode ser realizado com o uso de diversos acessórios, como as Toning balls, Magic circle, faixas elásticas e Fitballs.

No nível inicial, mantenha os joelhos flexionados com os pés no solo, depois evolua mantendo os joelhos flexionados, mas com os pés sobre a Fitball. Em um nível intermediário realize com a extensão de uma perna e a outra flexionada com o pé tocando o solo. E no nível avançado realize com os quadris e joelhos em extensão a 45°, podendo acrescentar o Magic circle entre os tornozelos ou por fora deles.

  • Acessórios para Pilates Saw com Fitball

Objetivo: alongar adutores da coxa e isquiotibiais, fortalecer músculos extensores da coluna e membros superiores em isometria, trabalhar com o controle e ativação dos músculos oblíquos do abdome.

Posição Inicial: Sentado sobre a Fitball, com a coluna neutra, os joelhos estendidos, e quadris abduzidos na largura da pelve. Mantenha os ombros abduzidos com cotovelos estendidos e pés apoiados no solo

Ação: Inspire e realize a rotação da coluna para a direita. Expire flexionando a coluna à frente tentando alcançar os dedos dos pés com a mão esquerda. Inspire para preparar o movimento e expire retornando à posição inicial. Repetir para o os dois lados

  • Acessórios para Pilates Roll Over com Magic circle

Objetivo: fortalecer músculos abdominais e músculos abdutores da coxa, trabalhar a estabilidade e controle de tronco, alongar cadeia posterior e membros superiores.

Posição inicial: em decúbito dorsal, manter os quadris abduzidos e fletidos a 90 graus com os pés passando por dentro do Magic circle, posicionado acima dos maléolos. Os membros superiores devem estar ao longo do corpo.

Ação: inspire antes de iniciar o movimento e expire realizando a flexão da coluna lombar e torácica até estar com o apoio sobre as escápulas. Inspire e mantenha a posição e expire realizando a extensão da coluna torácica e lombar, até retornar na posição inicial.

Para dificultar o exercício pode-se associar uma pressão no Magic circle em adução, durante a fase concêntrica do movimento.

  • Acessórios para Pilates Side Kick adaptado com Disco Inflável e Fitball

Objetivo: fortalecimento de quadríceps, estabilização de tronco e treino de equilíbrio sentado.

Posição inicial: sentado sobre a Fitball com o pé direito sobre o disco inflável e o pé esquerdo no solo. Flexão de 90° de ombros com cotovelos estendidos.

Ação: inspire e na expiração realize a extensão do joelho esquerdo, inspire e mantenha posição, expire e retorne. Repita os exercícios com o pé esquerdo no disco.

  • Acessórios para Pilates Swan dive com Tonning Balls

Objetivo: mobilizar a coluna, ativar cadeia posterior, fortalecer os músculos serrátil anterior e trapézio ascendente.

Posição Inicial: Em decúbito ventral, cotovelos flexionados e ombros abduzidos, apoie as mãos no solo, ao lado do rosto sobre as Tonning Balls.

Ação: Inspire na posição e expire realizando a extensão dos cotovelos e concomitantemente com a extensão da coluna. Inspire retornando à posição inicial.

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