Materiais exclusivos!

Como funcionam os equipamentos de Pilates?

Como funcionam os equipamentos de Pilates? Este conteúdo te dá a instrução que você precisa para guiar seu aluno entre os equipamentos!

Escrito por

Como funcionam os equipamentos de Pilates?

Publicado em
10/8/2020
equipamentos-pilates

O Pilates é uma técnica para exercícios desenvolvida pelo alemão Joseph Pilates no início do século XX e que ganhou adeptos por todo o mundo, inclusive no Brasil. Os exercícios em Equipamentos Pilates, foram desenvolvidos e aprimorados para o Método, busca o fortalecimento muscular, aumento da flexibilidade, mobilidade articular, associados a movimentos de coordenação, consciência corporal juntamente com a respiração para atingir o objetivo do aluno.

Uma das suas vantagens e um dos principais motivos para o seu crescimento no mundo é que utilização dos Equipamentos de Pilates garantem suporte e envolve baixo impacto para o praticante. Por essa razão, funciona muito bem na recuperação muscular e limitação de movimentos, sendo bastante adotada por fisioterapeutas no processo de reabilitação de pacientes.

Outra população que se beneficia bastante pelos Equipamentos Pilates é a de idosos, pessoas que precisam de exercícios para manter a saúde e qualidade de vida, mas que não podem abusar de exercícios muito intensos e nem praticar exercícios que com alto impacto.

Equipamentos Pilates como o Cadillac, por exemplo, que recebeu esse nome em homenagem à antiga fábrica de automóveis, são grandes e possuem ampla variedade de exercícios. O Cadillac é composto por alça Fuzzy, trapézio, alça de segurança, barras e mola, para que dessa forma o praticante realize grande quantidade de exercícios, com suporte e segurança necessária, de forma gradual e dentro dos limites individuais.

Além dos Equipamentos Pilates fixos que exigem idas aos estúdios para sua utilização, existem os acessórios, e que nesse caso as práticas podem ser realizadas dentro da própria casa do indivíduo. Dessa forma, os exercícios podem ser realizados com a utilização de poucos acessórios e de forma eficiente. Os mais conhecidos são bola, círculo mágico, elástico, caneleira, pesos, que permitem diversas possibilidades.

Pode ser praticado no solo sem o auxílio de nenhum Equipamentos Pilates, o que o torna uma alternativa barata para quem deseja iniciar na técnica. Apesar disso, há um rigor na execução dos movimentos e, por isso, convém que os novos praticantes sejam monitorados por um especialista para que não somente obtenham resultados melhores, de forma que também não cause nenhum tipo de lesão

O Pilates possui duas formas diferentes para se realizar os exercícios, sendo elas o Pilates Solo e os Equipamentos Pilates em Estúdio. Cada uma dessas formas de praticar Pilates trazem imensos benefícios para o praticante, ajudando em diversas aspectos da vida. Os exercícios de Pilates realizados nos aparelhos envolvem uma larga possibilidade de movimentos, todos eles realizados de uma forma rítmica. Em geral, as aulas de Equipamentos Pilates em estúdio são realizadas em grupo. Assim várias pessoas se juntam para realizarem às aulas dadas por profissionais da área. Essas aulas em estúdio são realizadas em horários e dias da semana pré-determinados em um ambiente adequado e com os equipamentos específicos.

Existem diversos tipos de Equipamentos Pilates. Os principais são: cadillac, ladder barrel, reformer e step chair. Esses equipamentos são ideais para quem deseja melhorar a respiração, a postura, coordenação motora e ter um maior equilíbrio entre corpo, mente e espírito.

Equipamentos Pilates

  • Reformer

É a peça central e o primeiro aparelho desenvolvido por ele, chamado assim com o intuito de “reformar” o corpo todo. Tradicionalmente, existem mais de 100 movimentos criados para este aparelho. Segundo Pilates, ao treinar com uma carga externa (molas do Reformer), o movimento humano tornar-se-ia mais eficiente e harmonioso.  Além disso, a resistência oferecida incentiva adaptação mais rápida do sistema neuromuscular. Lembrando sempre que as molas dos Equipamentos Pilates podem facilitar ou dificultar os exercícios.

  • Cadillac

O Cadillac é um dos aparelhos mais completos que Joseph criou, foi nomeado assim devido ao carro conversível, remetendo a inovação e luxo. É composto por vários acessórios, como alças de pé e mão, molas, barras, alça Fuzzy e trapézio. Foi criado a partir de um colchão de molas, com o objetivo de reabilitar pacientes em recuperação. É muito utilizado com alunos iniciantes, visto que auxilia nos exercícios de mobilidade de coluna, fortalecimento muscular e ganho de flexibilidade de forma segura.

  • High Chair ou Eletric Chair

É um dos Equipamentos Pilates criados originalmente por Joseph, foi desenvolvido a partir de uma cadeira de rodas, na qual foi colocado um pedal móvel, resistido por molas. A ideia para sua criação seria possibilitar movimento e atividade física até mesmo quando se está sentado, seja durante as refeições ou durante a leitura de um livro. No início, havia também duas molas na parte superior para exercitar os braços, que posteriormente deu origem a Arm Chair. Joseph dizia que a High Chair era o “Reformer na Vertical”

  • Arm Chair ou Baby Chair

Joseph tirou as molas de braço da High Chair e as colocou em uma cadeira menor, para ênfase maior nos membros superiores. O apoio nas costas ajuda a manter a estabilidade da cintura escapular durante o movimento. O ajuste do encosto propicia serve para aumentar ou facilitar a dificuldade dos exercícios.

  • Wunda Chair

Para possibilitar novos movimentos de Equipamentos Pilates, Joseph primeiro tirou o encosto das costas da High Chair, mas mantive as duas molas no pedal. Depois ele pensou em torná-la mais desafiadora, retirando também as alças, deixando a cadeira sem nenhum apoio para as mãos ou tronco. A Wunda Chair é a versão mais difícil para a execução do repertório da Chair, além disso, é possível combiná-la com os demais aparelhos para criar exercícios inovadores e ainda mais desafiadores. Assim nasceu a Wunda Chair.  É interessante como que Joseph criou esse equipamento, a ideia foi baseada em uma poltrona, e por isso o nome Chair, que significa cadeira em inglês, ocupando pouco espaço e possibilitando inúmeros movimentos.

  • Ladder Barrel

O aparelho foi criado a partir de um barril de cerveja. Desenvolvido para exercícios que visam o alongamento, fortalecimento e mobilidade da coluna. Pode ser utilizado com alunos iniciantes nos Equipamentos Pilates, como também tem lugar garantido nas aulas mais avançados.

  • Wall Unit ou Tower

É a versão compacta do Cadillac, adaptado para ambientes menores e mais baixos. Esse aparelho é uma unidade de parade e deve ser fixado a ela. Quase todos os exercícios do Cadillac podem ser feitos nesse aparelho, com exceção dos exercícios em que utilizamos as hastes superiores e laterais da estrutura, como por exemplo, o Hanging pull up. O Wall Unit é muito usado para aulas em pequenos grupos, possibilitando realizar uma aula dinâmica.

  • Guilhotina

Também projetado para as pessoas se exercitarem em seus lares. Esse Equipamento Pilates pode ser considerado ameaçado de extinção. Pouquíssimos Estúdios que trabalham com o Pilates clássico possuem esse aparelho. Além disso, é extremamente difícil encontrá-lo para vender. Joseph mais uma vez pensou em um aparelho que não ocupasse muito espaço dentro de casa. A Guilhotina tem o formato de um batente de porta e o objetivo era acoplá-la no vão da porta. Muitos exercícios do Cadillac podem ser feitos nela também.

equipamentos-pilates

  • Pedi Pole

Compreende uma haste em formato de “T”, os exercícios são feitos sempre na posição de pé. Por isso é muito utilizado para finalizar a aula. Também é um aparelho pouco encontrado e de difícil aquisição. É um dos Equipamentos Pilates que gera instabilidade propositalmente, que exige do próprio praticante estabilidade, através da ativação do centro de força.

equipamentos-pilats

  • Spine Corrector

De formato arredondado tem como principal objetivo trabalhar a mobilidade da coluna, como também o fortalecimento dos músculos responsáveis pela sua estabilização. Dessa forma é altamente indicado para patologias de coluna e desvios posturais

Quando usado corretamente os Equipamentos Pilates , são excelentes ferramentas para aprimorar suas aulas de Pilates. Como eles não oferecem a mesma resistência de pesos livres, diminui bastante o risco de lesões, sendo largamente utilizado na reabilitação, trabalho com idosos, gestante e atletas.

A maioria dos Estúdios não trabalha com todos esses Equipamentos Pilates. Isto ocorre por vários fatores, entre eles a falta de espaço nos estúdios e o alto custo dos aparelhos. Por esse motivo a melhor opção é ter apenas os principais: Reformer, Cadillac, Wunda Chair e Ladder Barrel.

Outro fator importante de ser observado é a diferença nos Equipamentos Pilates contemporâneo. Hoje em dia, além  da estética  modificada, as medidas também sofreram alteração. As molas também foram alteradas nos equipamentos modernos: na intensidade, no tamanho e na quantidade, em alguns aparelhos.

Cabe dizer que essas alterações ocorreram com o avanço e evolução do método, sendo adequados aos padrões modernos. Mas embora várias marcas tem buscado por modernidade e inovação, outras continuam a seguir o design Clássico, baseados no material e dimensões originais.

Conclusão

É importante que cada profissional do método conheça as características dos Equipamentos Pilates que trabalha, inclusive os primeiros que surgiram, para saber como utiliza-los da melhor maneira ou até esclarecer dúvidas que o aluno pode ter. Além destes Equipamentos Pilates, Joseph Pilates criou vários acessórios.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.