Se você não faz ideia de como iniciar uma aula de pilates, esse é o post correto para que você possa tirar todas as dúvidas.
É normal que quando o fisioterapeuta ou educador físico termine o curso de Pilates, não saiba como adequar todo o conhecimento adquirido à prática, pois o método Pilates apresenta muitos exercícios com muitas variações dos mesmos, sendo assim é difícil saber qual exercício será bom para cada aluno específico.
Neste post iremos falar sobre o conceito do método Pilates, técnicas de como montar uma aula de pilates, como iniciá-la e como finalizá-la.
O método pilates foi criado por Joseph Pilates na primeira guerra mundial para tratar os soldados mutilados na guerra e prevenir de sofrerem novas lesões. Joseph Pilates percebeu que cada movimento era importante e precisava ser trabalhado de forma isolada e conjunta, trabalhando corpo, mente e espírito.
Vale lembrar que o método se baseia em seis princípios: respiração, controle, concentração, precisão, fluidez e centralização.
Para que o instrutor de Pilates possa montar uma aula proveitosa, ele deve conhecer bem seu aluno. Para conhecer bem o aluno é de extrema importância a realização de uma boa avaliação física antes de iniciar as aulas.
Feita a avaliação física o instrutor de pilates conseguirá traçar os objetivos das aulas e planejar as aulas de cada aluno. Através dessa avaliação, será possível decidir se o aluno se encaixa em aulas particulares ou aulas em grupo por exemplo.
Alguns dos objetivos mais comuns nas aulas de Pilates são: reabilitação, condicionamento físico e flexibilidade.
Em se tratando de planejamento das aulas, é necessário observar alguns aspectos como:
Você deve saber muito bem como iniciar uma aula de Pilates, principalmente se for a primeira aula do aluno, pois essa aula inicial que irá determinar se o aluno ficará ou não.
Antes de mais nada você deve deixar o aluno a vontade, sem solicitar todos os princípios do método. Explique os exercícios que podem ser realizados descalço ou com meias antiderrapantes. Peça também que vá com roupas confortáveis e adequadas para a prática de atividade física.
Na primeira aula de Pilates você deve passar exercícios considerados de iniciantes, ou seja, exercícios geralmente considerados fáceis e antes de iniciar com os exercícios mais elaborados e avançados, você deve ensinar o aluno a respirar de forma correta durante a execução dos exercícios.
Após ensiná-lo a respirar passe alguns exercícios de nível iniciante para que o aluno possa conhecer o método e aplicar na prática tudo que lhe foi ensinado pelo instrutor de pilates.
As aulas de Pilates devem conter início, meio e fim, ou seja, aquecimento, auge ou pico dos exercícios e resfriamento, sendo que, essas três etapas são de extrema importância para preparar o corpo para a atividade física.
Mas como selecionar os melhores exercícios para compor cada uma das três etapas?
A resposta é mais simples do que parece. Para selecionar os tipos de exercícios que poderão ser usados em cada uma das etapas, basta seguir algumas dicas como:
É sempre possível melhorar cada dia mais suas aulas, pois você pode estar sempre buscando inovação e qualidade para seu estúdio e seus alunos.
Algumas maneiras de mostrar melhoria na montagem de suas aulas é mostrar interesse e preocupação com seus alunos, pois isso lhes dá maior sensação de segurança e proteção.
Algumas dicas básicas de cuidados com seus alunos que lhe ajudarão a ter um diferencial no atendimento são:
Com tudo que pudemos analisar até aqui, vimos que para montar uma boa aula de pilates não é preciso muito, basta que você tenha bom senso de planejamento e saiba estabelecer corretamente seus objetivos de acordo com cada aluno.