Materiais exclusivos!

Como instalar a Columpio Wall

Você quer saber como instalar a Columpio Wall no seu estúdio de Pilates? Então confere com a gente esse guia completo sobre esse equipamento tão genial!

Escrito por
Os Pilateiros

Como instalar a Columpio Wall

Publicado em
6/5/2021
como-instalar-a-columpio-wall

O Columpio Wall é um equipamento muito usado no Pilates suspenso ou aéreo.

Um dos queridinhos nos estúdios de pilates, ele é responsável por proporcionar exercícios desafiadores e bonitos de se ver quando bem executados.

Pode ser utilizado por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária, basta que tenha iniciativa e vontade de aprender e executar os exercícios.

Uma grande dúvida dos instrutores de Pilates é de como instalar o Columpio Wall em seu estúdio.

Frente a isso, elaboramos esse post para mostrar que esse procedimento é muito fácil de ser realizado e pode ser feito por qualquer pessoa.

O que é o Columpio Wall?

O equipamento Columpio Wall é uma variação do Columpio original.

A diferença entre eles se encontra na forma de fixação dos mesmos, sendo que, o Columpio original é fixado ao teto e o Columpio Wall fica instalado na parede e suas alças são removidas.

É um equipamento considerado barato quando se associa custo x benefício, e que pode ser adquirido em qualquer site da internet.

Para que serve o Columpio Wall?

Esse tipo de equipamento é bom para realizar exercícios com alunos mais inseguros, que na maioria das vezes pode ter medo de exercícios aéreos e suspensos.

Mas afinal de contas, qual a real utilidade do Columpio Wall?

Como dito anteriormente ele serve para alunos ainda inseguros com o método pilates aéreo, mas com ele é possível realizar exercícios de nível iniciante a avançado, que exijam intenso condicionamento físico para sua execução.

Benefícios dos exercícios realizados no Columpio Wall

Associado a outros exercícios próprios do método Pilates, é possível treinar força, flexibilidade, postura, equilíbrio e flexibilidade com o Columpio Wall.

Alguns dos benefícios encontrados são:

  • Melhora da consciência corporal;
  • Ganho de equilíbrio dinâmico e estático;
  • Melhora da oxigenação;
  • Melhora da mobilidade articular da coluna vertebral;
  • Alivio de tensão muscular e outros.

Como instalar o Columpio Wall em seu estúdio de Pilates e suas principais características

Antes de entender sobre o processo de instalação, vamos analisar o material com que o Columpio Wall é normalmente fabricado.

Feito com tecido de alta resistência e costuras reforçadas; normalmente 4 mosquetões de 10mm que suportam aproximadamente 400kg cada; acompanha manoplas de 100% espuma com estrutura interna em pvc rígido de 3mm; 4 metros de corda em poliamida que suporta 600 kg por metro aproximadamente.

O peso máximo suportado para garantia de segurança do Columpio Wall é de 160 kg, o que mostra como o aparelho é forte e suporta grandes cargas e exercícios de treinamento funcional intensos.

O tecido deve ser lavado à seco à mão e deve secar na sombra para não desbotar.

Existem atualmente no mercado muitas cores de Columpio Wall disponíveis, dentre elas temos a seguinte tabela de cores: preto, azul piscina, pink, laranja, azul royal, roxo, verde limão, verde bandeira, turquesa, amarelo, azul marinho, chumbo/cinza e vermelho.

Instalação e Montagem

O aparelho já vem pronto para uso, com duas cordas de 6 metros cada.

A fixação do Columpio Wall se dá em um suporte chumbado à parede com auxílio de parafusos, os quais você terá que pedir para alguém que entenda do assunto para chumbar, para que não aconteça dessa peça suporte soltar.

As cordas que acompanham o Columpio Wall serão fixadas no suporte chumbado na parede com “nós” padronizados entre si, possibilitando a movimentação e regulação da altura do Columpio de acordo com cada aluno, de uma maneira muito simples e segura.

Quando for preciso retirar o Columpio Wall do suporte, você gasta menos que 1 minuto, pois é um processo muito rápido.

A quem diga que o Columpio Wall pode ser fixado em vários lugares diferentes, inclusive em ambientes ao ar livre, como em árvores por exemplo. Por se tratar de ser o mesmo equipamento que o Columpio original, ele pode ser amarrado a galhos de árvores e caibros de varandas, por exemplo, para realizar os exercícios em diferentes ambientes.

Mas lembre-se sempre que esse tipo de exercício é considerado exercício de risco, logo não os faça sem acompanhamento de um profissional qualificado.

Qual será o investimento que terei que fazer para instalar um Columpio Wall em meu estúdio de Pilates?

O valor do Columpio wall varia muito a depender da loja que você optar por comprá-lo, podendo encontrá-los na faixa de R$170,00 a R$700,00 reais. O que irá interferir são os materiais, marcas e fornecedores.

Vale lembrar que você encontra produtos com valores intermediários de boa qualidade.

Exercícios mais comuns utilizando o Columpio Wall instalado na parede

Squat Variations

Nesse exercício o aluno deverá sentar no Columpio wall, flexionar e estender os joelhos, chegando o “bumbum” próximo à parede. Algumas variações possíveis são em apoio uni podal, por exemplo.

Jump

É semelhante ao anterior, porém o aluno deverá pular e levar o “bumbum” próximo à parede.

Reverence Wall

De pé, de costas para o Columpio wall, coloque-o em sua barriga. Coloque os pés na parede com os joelhos flexionados. Coloque as mãos no chão e depois retorne à posição inicial.

Meditation on The Wall

É um exercício invertido. Posicione o tecido na altura das cristas ilíacas e coloque os pés na parede. Aproxime o “bumbum” da parede, trave os membros inferiores no tecido com os joelhos fletidos e solte as mãos com a cabeça em direção ao chão.

Conclusão

Como podemos analisar, o Columpio Wall é um aparelho chave em seu estúdio de Pilates, pois irá chamar a atenção de todos os tipos de públicos, desde os mais jovens até os idosos.

Os exercícios realizados no Columpio Wall podem ser feitos em qualquer idade, desde que devidamente orientados e supervisionados por um profissional qualificado.

Por fim, o Columpio Wall é um equipamento de fácil instalação, não sendo necessário mão de obra especializada e de alto custo, ou seja, você mesmo pode fazer a instalação do equipamento, seja ela em seu estúdio de Pilates na parede, ou ao ar livre com amarrações em árvores e varandas, o que o torna um aparelho com excelente custo x benefício.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.