Materiais exclusivos!

Curso de avaliação postural

Entenda qual é o conteúdo do curso de avaliação postural e como você deve classificar um curso como ideal para você descobrir tudo que tem que saber sobre a avaliação postural!

Escrito por
Os Pilateiros

Curso de avaliação postural

Publicado em
25/3/2021
curso-de-avaliacao-postural

Antes de falarmos sobre curso de Avaliação Postural para fisioterapeutas, você precisará entender o que é postura, o que é uma avaliação postural, qual o conceito, métodos de uso e aplicações na prática do dia a dia.

Vamos aprender um pouco mais sobre nossa postura.

O que é postura?

A postura é a forma como nosso corpo se comporta no espaço, a maneira como ele está disposto no ambiente. Para ter uma boa postura, é necessário que todas as articulações e partes do nosso corpo estejam alinhadas em harmonia e equilíbrio.

A postura correta, ideal ou anatômica não é definida como uma média comum entre várias pessoas diferentes e sim na maneira mais anatômica que nosso corpo pode se encontrar sem muito gasto energético, ou seja, a postura é um princípio científico em que as articulações se encontram em estado de gasto energético mínimo e eficiência máxima.

Qual a postura correta ou anatômica?

A postura anatômica é aquela em que o corpo desempenha seu máximo de eficiência com mínimo esforço.

As principais características de uma boa postura são:

  • Curvaturas da coluna vertebral dentro do fisiológico. As curvaturas fisiológicas da coluna são aquelas observadas em vista lateral. Curvaturas visíveis à vista anterior/posterior podem ser decorrentes de desvios ou alterações estruturais.
  • Membros inferiores alinhados com quadris.
  • Quadris em posição neutra;
  • Pés alinhados;
  • Ombros alinhados e neutros;
  • Cabeça neutra;
  • Braços alinhados aos ombros.

O que é uma avaliação postural?

A avaliação postural é a avaliação realizada por um fisioterapeuta, médico ou educador físico, para analisar e determinar algumas possíveis diferenças de membros, alterações nas articulações, desvios posturais e outros.

Normalmente a avaliação postural é realizada quando o indivíduo se queixa de dores estáticas ou dinâmicas, incomodo quanto à postura e dificuldade para a realização de algumas atividades do dia a dia.

Qual a importância da avaliação postural?

Através da avaliação postural, o profissional da saúde consegue visualizar desvios e alterações que podem estar provocando dores e desconfortos; assim traçar exercícios e condutas para correção do problema.

Também é possível investigar possíveis fatores geradores de pontos gatilhos em diferentes cadeias musculares, pois uma postura incorreta pode desencadear problemas em que a pessoa menos espera devido à sobrecargas.

Como é realizada a avaliação postural?

Na maioria das vezes, para fazer a avaliação postural são necessários alguns equipamentos como: fio de prumo, simetrógrafo, câmera fotográfica, caneta e marcadores.

Vale lembrar que nenhum desses equipamentos são obrigatórios, eles apenas irão auxiliar no momento da avaliação postural, mas é completamente possível realizar a avaliação apenas com papel e caneta e um bom olhar clínico.

Para realizar a avaliação postural, o paciente deve permanecer imóvel com o mínimo de roupa possível, mulheres podem estar de biquíni ou short e top, e os homens podem estar de sunga ou bermuda (lembre-se que essas fotos servirão apenas para registro postural e são arquivos confidenciais dos seus pacientes, devendo manter sigilo e total responsabilidade sobre as mesmas).

Você deverá registrar o paciente em todos os ângulos e vistas; em frente o simetrógrafo para fins de medição de angulação nas fotos.

Caso não for fotografar, visualize seu paciente de todos os ângulos e anote todas as alterações posturais observadas.

A avaliação postural pode ser dividida em duas etapas: a avaliação estática e a avaliação dinâmica. Na avaliação estática, podem ser utilizados os passos descritos acima, já na avaliação dinâmica, pede-se ao paciente para realizar alguns movimentos funcionais e observar como o mesmo o executa.

Curso de avaliação postural para fisioterapeutas

Existem várias instituições de ensino que ofertam o curso de avaliação postural para fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde. Mas vale lembrar que não é necessário a realização de um curso para o profissional conseguir aplicar uma boa avaliação.

Esse curso pode ser realizado de forma presencial, semipresencial ou totalmente à distância (EaD).

Algumas instituições que fornecem o curso de avaliação postural são:

  • INAESP Ensino, Saúde e Pesquisa;
  • Voll Fisioterapia;
  • Academy Treino em foco;
  • Estácio cursos livres;
  • Resportes centro educacional;
  • Henn Pilates;
  • Learncafe;
  • Uni Metrocamp;
  • Portal educação e muitos outros.

Conteúdo programático mais comum do curso de avaliação postural

Provavelmente você irá aprender vários tópicos em seu curso de avaliação postural. Dentre as matérias mais comuns estão:

  • Revisão de anatomia músculo esquelética;
  • Revisão de fisiologia humana, cinesiologia e biomecânica;
  • Alterações da cabeça;
  • Alterações da coluna vertebral;
  • Alterações dos membros superiores e inferiores;
  • Alterações da cintura pélvica geral;
  • Alterações da cintura escapular geral;
  • Formas de avaliação;
  • Valores da avaliação postural;
  • Testes, medidas e protocolos mais comumente usados;
  • Técnicas e instrumentos de avaliação e outros.

Qual o valor do investimento em um curso de Avaliação postural?

Normalmente o valor do curso se encontra entre R$350,00 a R$500,00 a depender do local do país em que você irá fazer o curso.

Vale a pena investir em um Curso de Avaliação postural?

Se você é fisioterapeuta ou educador físico, vale muito a pena o investimento nesses tipos de curso, quanto mais completo melhor será para você.

Isso porque o fisioterapeuta e o educador físico são profissionais que trabalham diretamente com o movimento, e para que os movimentos sejam bem executados, deve-se ter uma boa postura.

Logo, para uma boa postura é preciso uma boa avaliação postural para saber exatamente onde se encontram as alterações e assim poder tratá-las e/ou preveni-las.

Os cursos de avaliação postural são Pós-Graduação?

Na maioria das vezes os cursos de avaliação postural são cursos de capacitação, com pouca carga horária, não sendo considerado uma pós-graduação.

Porém isso não o torna menos importante, toda capacitação e aperfeiçoamento em sua área serão um diferencial para você e para sua carreira profissional. Você só precisa se atentar para a escolha dos cursos, procure sempre pela reputação e reconhecimento no MEC.

Conclusão

Podemos concluir que os cursos de avaliação postural são muito comuns no Brasil e no mundo e que são muito importantes para complementar a avaliação do paciente, pois na maioria das vezes uma má postura afeta milhares de movimentos do dia a dia, gerando dor e incapacidade.

Conhecendo bem os princípios da avaliação postural, o fisioterapeuta consegue traçar o melhor objetivo e conduta para o paciente, realinhando seu corpo no espaço e devolvendo bem-estar e qualidade de vida a ele.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.