Antes de falarmos sobre curso de Avaliação Postural para fisioterapeutas, você precisará entender o que é postura, o que é uma avaliação postural, qual o conceito, métodos de uso e aplicações na prática do dia a dia.
Vamos aprender um pouco mais sobre nossa postura.
A postura é a forma como nosso corpo se comporta no espaço, a maneira como ele está disposto no ambiente. Para ter uma boa postura, é necessário que todas as articulações e partes do nosso corpo estejam alinhadas em harmonia e equilíbrio.
A postura correta, ideal ou anatômica não é definida como uma média comum entre várias pessoas diferentes e sim na maneira mais anatômica que nosso corpo pode se encontrar sem muito gasto energético, ou seja, a postura é um princípio científico em que as articulações se encontram em estado de gasto energético mínimo e eficiência máxima.
A postura anatômica é aquela em que o corpo desempenha seu máximo de eficiência com mínimo esforço.
As principais características de uma boa postura são:
A avaliação postural é a avaliação realizada por um fisioterapeuta, médico ou educador físico, para analisar e determinar algumas possíveis diferenças de membros, alterações nas articulações, desvios posturais e outros.
Normalmente a avaliação postural é realizada quando o indivíduo se queixa de dores estáticas ou dinâmicas, incomodo quanto à postura e dificuldade para a realização de algumas atividades do dia a dia.
Através da avaliação postural, o profissional da saúde consegue visualizar desvios e alterações que podem estar provocando dores e desconfortos; assim traçar exercícios e condutas para correção do problema.
Também é possível investigar possíveis fatores geradores de pontos gatilhos em diferentes cadeias musculares, pois uma postura incorreta pode desencadear problemas em que a pessoa menos espera devido à sobrecargas.
Na maioria das vezes, para fazer a avaliação postural são necessários alguns equipamentos como: fio de prumo, simetrógrafo, câmera fotográfica, caneta e marcadores.
Vale lembrar que nenhum desses equipamentos são obrigatórios, eles apenas irão auxiliar no momento da avaliação postural, mas é completamente possível realizar a avaliação apenas com papel e caneta e um bom olhar clínico.
Para realizar a avaliação postural, o paciente deve permanecer imóvel com o mínimo de roupa possível, mulheres podem estar de biquíni ou short e top, e os homens podem estar de sunga ou bermuda (lembre-se que essas fotos servirão apenas para registro postural e são arquivos confidenciais dos seus pacientes, devendo manter sigilo e total responsabilidade sobre as mesmas).
Você deverá registrar o paciente em todos os ângulos e vistas; em frente o simetrógrafo para fins de medição de angulação nas fotos.
Caso não for fotografar, visualize seu paciente de todos os ângulos e anote todas as alterações posturais observadas.
A avaliação postural pode ser dividida em duas etapas: a avaliação estática e a avaliação dinâmica. Na avaliação estática, podem ser utilizados os passos descritos acima, já na avaliação dinâmica, pede-se ao paciente para realizar alguns movimentos funcionais e observar como o mesmo o executa.
Existem várias instituições de ensino que ofertam o curso de avaliação postural para fisioterapeutas e outros profissionais da área da saúde. Mas vale lembrar que não é necessário a realização de um curso para o profissional conseguir aplicar uma boa avaliação.
Esse curso pode ser realizado de forma presencial, semipresencial ou totalmente à distância (EaD).
Algumas instituições que fornecem o curso de avaliação postural são:
Provavelmente você irá aprender vários tópicos em seu curso de avaliação postural. Dentre as matérias mais comuns estão:
Qual o valor do investimento em um curso de Avaliação postural?
Normalmente o valor do curso se encontra entre R$350,00 a R$500,00 a depender do local do país em que você irá fazer o curso.
Se você é fisioterapeuta ou educador físico, vale muito a pena o investimento nesses tipos de curso, quanto mais completo melhor será para você.
Isso porque o fisioterapeuta e o educador físico são profissionais que trabalham diretamente com o movimento, e para que os movimentos sejam bem executados, deve-se ter uma boa postura.
Logo, para uma boa postura é preciso uma boa avaliação postural para saber exatamente onde se encontram as alterações e assim poder tratá-las e/ou preveni-las.
Os cursos de avaliação postural são Pós-Graduação?
Na maioria das vezes os cursos de avaliação postural são cursos de capacitação, com pouca carga horária, não sendo considerado uma pós-graduação.
Porém isso não o torna menos importante, toda capacitação e aperfeiçoamento em sua área serão um diferencial para você e para sua carreira profissional. Você só precisa se atentar para a escolha dos cursos, procure sempre pela reputação e reconhecimento no MEC.
Podemos concluir que os cursos de avaliação postural são muito comuns no Brasil e no mundo e que são muito importantes para complementar a avaliação do paciente, pois na maioria das vezes uma má postura afeta milhares de movimentos do dia a dia, gerando dor e incapacidade.
Conhecendo bem os princípios da avaliação postural, o fisioterapeuta consegue traçar o melhor objetivo e conduta para o paciente, realinhando seu corpo no espaço e devolvendo bem-estar e qualidade de vida a ele.