Materiais exclusivos!

O que você vai aprender em um bom curso de Pilates?

Saiba o que é possível aprender no curso de pilates, para aprender a dar aula de pilates no dia a dia.

Escrito por
Os Pilateiros

O que você vai aprender em um bom curso de Pilates?

Publicado em
11/1/2021
curso-de-pilates

Em um resumo atualmente qualquer pessoa pode praticar pilates, seja dentro dos hospitais em meio ao estúdio de pilates, e isso já é fato nos dias de hoje, a técnica há algum tempo atras estava mais no meio das mulheres, onde os principais alunos eram do gênero feminino.

Mas hoje o método abrange todos os públicos, e por causa dessa demanda grande e expansão, o pilates se tornou uma boa opção no mercado de trabalho, para todas as pessoas que querem executar o trabalho com pilates solo e equipamentos.

Pode ser algo que parece exagero, mas a demanda para trabalhar ministrando aulas de pilates é alta, sem contar que o método foi criado para ser usado por todas as pessoas, aliás era este o desejo do criador da técnica Joseph Pilates, há 80 anos atrás.

Um bom curso de Pilates

Agora que já fizemos você entender que ministrar aulas do método é uma ótima opção para você, vamos te mostrar o que você vai aprender no curso de pilates, a carga horaria do curso de pilates e outras informações.

Em geral o curso de pilates de curta duração possui uma carga horaria que varia de cem a cento e vinte horas, e as aulas acontecem durante a semana ou em finais de semanas, sendo que os dias que são obrigatórios para o curso de formação completa em pilates são geralmente de quatro até seis dias.

Em meio as cem horas, existem as partes obrigatórias e opcionais, sendo os estágios, e a parte obrigatória são a carga horária do curso de pilates, para aprender os detalhes que o Studio de pilates tem, desde aulas teóricas até sobre os mais de quatrocentos exercícios que o método tem.

Porém os estágios vão servir para que você observe os alunos e outros instrutores de pilates e claro fazer o treinamento de tudo que você vai aprender, abaixo a divisão dos dois módulos em que o curso de pilates é dividido, o teórico e prático:

  1. Módulo teórico: Você vai aprender desde a história do criador, Joseph Pilates até o embasamento da ciência em meio aos dias de hoje;
  2. Módulo prático: Cada um dos exercícios será explicado e demonstrado em detalhes, para entender a biomecânica e como cada movimento individual é aplicado.

Tipos de curso de Pilates

O curso de Pilates pode ser feito em dois tipos.

Curso de Pilates solo

Na primeira opção do curso de Pilates, você irá aprender só os exercícios feitos no solo, e nela você não irá aprender sobre os equipamentos do método.

O curso de formação completa em Pilates

Nos dias de hoje, mais de noventa e cinco por cento de curso de pilates que o Brasil tem são os cursos para a formação completa, claro que porque os estúdios não costumam contratar somente os profissionais do pilates solo, por isso as escolas do método trataram de se adequar trazendo a formação completa.

No curso de pilates solo você vai aprender os trinta e quatro exercícios originais que Joseph criou, que podem ser feitos no solo, e no curso de pilates com equipamentos você vai aprender mais de quatrocentos exercícios no total.

Além disso, existem os cursos de longa duração, que apresentam divisão mais abrangente dos conteúdos e horas de prática

A PMA

A pilates method alliance surgiu no ano de 2001, e consiste numa organização que não possui fins lucrativos, e que atualmente reúne todos os profissionais que são responsáveis pelas certificações do método de pilates no mundo, e que fomenta a união e harmonia a nível mundial do método.

Desde que a pilates method alliance surgiu, os professores do mundo todo vêm trabalhando duro num conjunto estabelecendo os padrões para as escolas do método no mundo todo, sendo a PMA, responsável pelo estabelecimento de diretrizes do certificado Nacional Pilates certification program (NPCP) e ela também é responsável pela ditadura de normas profissionais.

A PMA é uma associação deformação no método, que visa formar profissionais de qualidades através de cursos de pilates mais completo, vale ressaltar através do PMA você ainda tem o livre acesso da certificação.

A prova de certificação é composta por 150 questões de múltipla escolha sobre o Pilates, que examina o conhecimento e as habilidades dos instrutores de pilates. Para ser aceito na prova é necessário que o profissional comprove no mínimo 450 horas de curso.

A certificação da PMA vai atestar a sua preparação no mercado e atualmente você pode tentar obter a certificação após fazer seu curso de pilates

Concluindo

Para escolher o melhor curso de Pilates para você, é preciso que você saiba que os cursos de Pilates de curta duração vão proporcionar um apanhado geral a respeito do método, e por isso não podem ser considerados completo, isso porque para trabalhar com o método Pilates é preciso dedicação e entendimento aprofundado sobre exercícios, patologias, anatomia e biomecânica.

Por esse motivo, a escolha do curso é de extrema importância, sempre procurando por cursos de boa qualidade, com profissionais capacitados e com material didático apropriado, para que assim conseguir absorver o máximo de informações e se tornar um profissional de qualidade.

Também é valido que você escolha um curso de Pilates mais conhecido e completo. Além disso, a formação irá proporcionar desde a forma de como manusear os aparelhos, indicação de exercícios de acordo com patologia, exercícios, comando verbal, organização e planejamento de aulas.

Contudo, além de realizar um bom curso de Pilates é importante a prática do método, visando sempre aperfeiçoar seu conhecimento e competência técnica. Além é claro da educação continuada, para reciclagem de conceitos, exercícios e aplicabilidade do método.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.