Você já ouviu falar em Pilates aéreo ou suspenso? Caso não tenha conhecimento sobre o tema, leia com bastante atenção, pois se você tiver esse curso, terá um grande diferencial em sua carreira.
Através do Curso de Pilates aéreo, você será capaz de inovar e criar muitos exercícios diferentes e interessantes para chamar a atenção do seu público.
O método Pilates aéreo ou suspenso nada mais é que o Pilates convencional acrescido de alguns exercícios suspensos, em equipamentos diferenciados e próprios, simulando acrobacias circenses.
Sabe-se que Joseph Pilates trabalhou em um circo em sua juventude como modelo anatômico e depois com algumas acrobacias que venciam a gravidade para serem realizadas. Frente a isso, viu-se a necessidade de implementar essa nova modalidade ao método de Pilates convencional.
É uma aérea bastante nova do método, e isso faz com que chame a atenção de muitos alunos, pois desafiam os alunos em exercícios diferentes daqueles do dia a dia.
A grande maioria da sociedade que conhece ou já ouviu falar no método Pilates aéreo, acredita que este seja apenas para crianças e adolescentes, mas estão muito enganados. Os exercícios do Pilates suspenso podem ser realizados por qualquer pessoa, de qualquer idade.
Como dar aula de Pilates aéreo?
Os exercícios podem auxiliar muito nas patologias da coluna vertebral e na reeducação postural, pois são exercícios sem carga articular e que exigem muito da musculatura, gerando ganho de força e resistência muscular, por trabalhar na maioria das vezes contra a força da gravidade.
Alguns acessórios são próprios do método Pilates aéreo sendo eles:
Colúmpio: foi criado a séculos e é o preferido dos alunos, pois a possibilidade de exercícios que podem ser executados nele são imensas. É um tecido de material ultraleve, flexível e resistente, contém duas alças para mãos e pés e três níveis de altura. Nele é possível que todos os públicos possam realizar exercícios, inclusive idosos e pacientes neurológicos.
Columpio Wall: semelhante ao Columpio (do mesmo material) porém sem as alças e fixado à parede, para que você possa usar a parede como apoio para alguns exercícios. Muito usado para alunos mais inseguros.
Fita de suspensão ou TRX: fita que pode ser fixada em qualquer local, inclusive árvores e que permite uma variedade imensa de exercícios.
Lira: também conhecido como bambolê de circo, muito usado no circo para acrobacias. Consiste basicamente em um aro de metal onde podem ser realizados exercícios de força e flexibilidade muscular, resistência muscular, equilíbrio e reeducação postural.
Você pode realizar o curso de forma presencial ou EaD. Geralmente em dois finais de semana quando realizado de forma presencial.
Normalmente o curso de Pilates aéreo é dividido em dois módulos como nos demais cursos de Pilates: o módulo teórico e o módulo prático.
No módulo teórico são passados informações e conhecimentos como: conceitos e características do método, indicações e contraindicações, equipamentos utilizados e outros.
No módulo prático você irá aprender os exercícios na prática, como realizá-los de forma correta e os muitos tipos de exercícios existentes.
Outros pontos que você poderá aprender no curso de Pilates aéreo são: como ministrar sua aula, como montar os aparelhos, dicas de marketing para alavancar suas redes sociais, como adaptar exercícios para determinados grupos de alunos como idosos, gestantes ou pacientes neurológicos.
Como você deve imaginar, os benefícios do método Pilates clássico são muito grandes e com o Pilates aéreo não é diferente.
Veja abaixo uma lista de benefícios que o método Pilates aéreo pode proporcionar aos seus alunos:
Como em qualquer curso de Pilates, os profissionais que podem atuar com Pilates aéreo são os fisioterapeutas e educadores físicos ou acadêmicos desses cursos.
Existe uma variação nos preços do curso a depender do local do país que você está. O valor do curso de Pilates aéreo se encontra entre R$ 600,00 a R$1.000,00. Vale lembrar que na maioria das vezes o material didático está incluso e esses valores podem ser divididos.
Para montar seu Studio de Pilates aéreo ou acrescentar essa modalidade ao seu Studio de Pilates clássico, você precisará adquirir os equipamentos tradicionais do método, que são: columpio, columpio wall, TRX e Lira.
Você não precisa comprar todos os equipamentos de uma vez, pode ir comprando aos poucos e nas suas aulas, você pode intercalar aulas de Pilates aéreo e Pilates solo.
Devido a crescente fama que o Pilates aéreo está tomando, com certeza vale a pena investir em um curso. Devido às posturas diferentes e exercícios desafiadores, você terá um grande diferencial se incluir o método em seu Studio.
Lembrando que o método chama atenção não só das crianças e adolescentes, mas também de muitos adultos e idosos, que veem o método como uma forma de desafio, de sair da rotina.
Invista e veja como todos acabam se apaixonando pelo método!
Veja alguns modelos de exercícios realizados no Columpio, o queridinho do momento!
Tipo de exercício invertido, com foco no alongamento de cadeia anterior, mobilidade de ombros e coluna vertebral, fortalecimento do core e de membros superiores e alinhamento postural.
Mais um tipo de exercício invertido que visa fortalecer o core e os membros superiores e promover o alinhamento postural.
Promove alongamento de cadeia posterior, reeducação postural e estabilidade global.
Introdução ao exercício “teaser”, promove fortalecimento do core, alinhamento postural e estabilidade global.
Promove fortalecimento do core, de membros inferiores e superiores, alinhamento postural e estabilidade global.
Como você pode ver, muitos são os tipos de exercícios que podem ser realizados com o Pilates aéreo. Você precisa avaliar e conhecer bem seus alunos para adequar cada exercício à realidade de cada aluno.