Materiais exclusivos!

Curso de Pilates Kids

O curso de Pilates Kids vai te formar e especializar no Pilates para crianças, formato do método que têm sido cada vez mais aplicado no Brasil em 2021. Você quer saber mais sobre? Confira esse conteúdo completo!

Escrito por
Os Pilateiros

Curso de Pilates Kids

Publicado em
25/3/2021
curso-de-pilates-kids

Você que é fisioterapeuta ou educador(a) físico (a) conhece o método de Pilates Kids?

Já ouviram falar em cursos de especialização para se tornarem instrutores de Pilates voltado para o público infantil?

Caso ainda não tenha ouvido falar, neste post iremos abordar todo o conteúdo programático do curso, explicar como é realizado, quem pode fazer, o que é necessário para aplicação do curso na prática, benefícios de se realizar o curso e muitas outras coisas.

Pilates Kids: o que é?

Inicialmente é necessário entender o que é o Pilates Kids.

O Pilates Kids nada mais é que uma modalidade do Pilates convencional destinado às crianças na faixa etária a partir dos 5 (cinco) anos de idade. O Pilates para crianças respeita a individualidade e as necessidades de cada indivíduo, frente a isso, contribui positivamente no desenvolvimento físico, motor, psicológico, emocional e social da criança.

Inicialmente, Joseph Pilates fundou o método para tratar soldados feridos e mutilados que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Joseph Pilates observou que o método era eficaz e começou a realizá-lo com diversos grupos de pessoas, inclusive bailarinos e artistas de circo. Acredita-se que o objetivo de Joseph Pilates era atingir todos os públicos, como é o caso do Pilates para crianças, mas isso só foi possível bastante tempo após sua morte.

Sobre o Curso de Pilates Kids

Atualmente existem várias escolas de cursos profissionalizantes e de especialização que fornecem os cursos de Pilates Kids.

Os mais comuns são:

  • Voll Pilates Group;
  • Pilates na escola;
  • Fitgoy cursos;
  • Scientífica educacional;
  • Fisiociência;

Antes do cenário da pandemia do Covid-19, os cursos eram realizados de forma presencial. Devido a necessidade de adaptação para a nossa nova realidade, tornou-se necessária a realização dos cursos no módulo semipresencial ou EaD (educação a distância).

Esse tipo de curso irá te ensinar e capacitar a atender o público infantil em estúdios e na área escolar, pois em algumas escolas existe a possibilidade de ter a atividade do Pilates Kids como matéria extracurricular.

O tempo aproximado de horas no certificado varia entre 6 a 8 horas. Nos módulos a distância o curso pode ser realizado em até 6 meses, no caso do curso presencial, geralmente ele acontece em 2 ou até 3 finais de semana a depender da instituição de ensino.

Normalmente o curso de Pilates Kids é dividido em duas etapas: módulo teórico e módulo prático.

No módulo teórico são discutidos e abordados assuntos como: história de Joseph Pilates resumidamente, tipos de aparelhos e acessórios utilizados nas sessões de Pilates Kids, benefícios do método, desenvolvimento motor na infância, aspectos fisiológicos e psicológicos na infância, estrutura da aula de Pilates, Pilates na escola, fases de crescimento, segurança no atendimento, aulas em grupo, aulas individuais entre outros temas.

Já no módulo prático, são realizados os exercícios mais comuns e algumas variações para que o instrutor pegue a dinâmica do atendimento infantil.

Os exercícios são treinados nos 4 aparelhos do Pilates: Cadillac, Step Chair, Reformer e Ladder Barrel e em seus acessórios como é o caso da meia lua. Também são realizados exercícios no solo (Mat Pilates), no solo com a bola, com faixas elásticas, cones e escada de agilidade, prancha e disco proprioceptivos, balancinho, bastões, arco flexível e outros acessórios. Lembre-se que você pode usar a imaginação e criatividade no momento de elaborar as aulas.

No curso de Pilates Kids são fornecidas informações de como proceder com a aula de forma lúdica para as crianças, pois o atendimento, diferente das aulas para os adultos, é realizado de maneira a parecer uma brincadeira, isso faz com que a criança desenvolva e aprenda a maneira correta de executar os exercícios com mais facilidade.

Quem pode fazer o Curso de Pilates Kids?

Para se tornar um instrutor de Pilates para as crianças, é necessário ter ou estar cursando graduação em Fisioterapia ou Educação Física e estar em dia com o registro da profissão, sendo o CREFITO para fisioterapeutas e o CREF para educadores físicos.

Qual o investimento para realizar o Curso de Pilates Kids?

O valor de um bom curso de Pilates Kids pode variar de instituição para instituição, podendo estar entre R$500,00 a R$800,00.

Geralmente os módulos a distância são mais baratos que os presenciais, logo se tornam uma alternativa mais viável para o público.

O que você precisa para montar suas aulas de Pilates Kids após a conclusão do curso?

Após concluir o curso você precisará de um espaço para atender a criançada. Nesse espaço deve conter objetos que prendam a atenção da criança para o exercício, como é o caso de bolas coloridas de todos os tamanhos, cones de agilidade e bastões coloridos. Você pode decorar seu ambiente com papel colorido e espelhos de maneira que te auxilie na elaboração de exercícios utilizando de tais decorações. Vale de tudo para prender a atenção da criançada e ensiná-la tudo de maneira correta.

Vale a pena investir no Curso de Pilates Kids?

Por ser uma área pouco divulgada e com escassez de profissionais qualificados, vale muito a pena investir nesse tipo de curso.

Com o avanço da tecnologia, as crianças estão se tornando sedentárias e obesas muito precocemente. Logo, os pais estão procurando cada vez mais por atividades físicas que gastem energia dos pequenos.

Ter o curso de Pilates Kids será com certeza um diferencial para você e para sua cidade.

Benefícios do Pilates Kids

  • Melhora a consciência corporal;
  • Melhora o equilíbrio;
  • Melhora e mantém as habilidades motoras;
  • Melhora o condicionamento físico;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Estimula o sistema cardiorrespiratório, aliviando alguns sintomas comuns da asma, bronquite e outros problemas respiratórios;
  • Proporciona qualidade de vida e bem estar às crianças;
  • Estimula a concentração, atenção, companheirismo e socialização, pois alguns exercícios são feitos em bases instáveis (suspensos) e em duplas ou grupos.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.