Materiais exclusivos!

Curso de Pilates solo: tudo que você precisa saber!

O curso de Pilates Solo é um ótimo curso para quem quer começar a se profissionalizar no Pilates e entender todas as vertentes da modalidade. Confira tudo sobre o Pilates Solo neste conteúdo completo que preparamos para você!

Escrito por
Os Pilateiros

Curso de Pilates solo: tudo que você precisa saber!

Publicado em
16/3/2021
curso-de-pilates-solo

O método Pilates como muitos sabem, foi desenvolvido pelo alemão Joseph Pilates durante a primeira guerra mundial como forma de tratamento para os saldados que eram feridos.

A intenção de Joseph Pilates com os exercícios realizados era conectar corpo e mente e melhorar a força e flexibilidade do corpo e melhorar a amplitude de movimento através de movimentos comuns do dia a dia.

O que é o Pilates Solo?

Antes de iniciar um curso você deve saber tudo sobre o método para ver se atende suas expectativas. O Pilates Solo é um curso que vale muito a pena investir pois a praticidade de se montar uma aula é muito grande, pois não precisa dos aparelhos do Pilates Clássico.

Mas afinal o que é o Pilates Solo?

O Pilates Solo também chamado Mat Pilates nada mais são do que exercícios desenvolvidos por Joseph Pilates que são realizados sem a ajuda dos aparelhos convencionais do Pilates. São realizados no solo, sobre um tatame emborrachado, utilizando o peso do próprio corpo e ás vezes pode-se utilizar alguns acessórios.

O fato de utilizar o peso do próprio corpo, torna os exercícios de Mat Pilates mais difíceis de serem executados, pois exige do aluno maior equilíbrio, concentração, alongamento, controle e consciência corporal. A força a ser realizada durante a execução dos exercícios vem do nosso centro de força, chamado de “Power House”, que é composto por músculos importantes na estabilização do tronco como o Transverso do Abdômen, oblíquos e Multífidos.

Inicialmente, Joseph Pilates descreveu alguns exercícios no solo, porém com o passar dos anos e as novas demandas dos novos clientes, novos exercícios foram inventados e adicionados ao método, pois os exercícios são adaptáveis a cada tipo de paciente e o que ele precisa no momento.

Quais acessórios posso usar no método Pilates Solo?

Como dito anteriormente, o Mat Pilates é realizado no solo sem ajuda de aparelhos, porém alguns acessórios podem ser usados para dificultar ou auxiliar a execução dos exercícios. Alguns desses acessórios são:

  • Magic Circle;
  • Halteres;
  • Bolas de vários tamanhos;
  • Tonning Ball;
  • Faixas elásticas;
  • Meia lua;
  • Rolos de espuma;
  • Bosu e outros.

Tudo sobre o Curso de Pilates Solo

Hoje em dia o Curso de Mat Pilates ou Pilates solo é incluído junto com o Pilates Clássico, mas existe a possibilidade de realizar separadamente para aqueles que não tiveram a oportunidade de fazer os cursos associados.

Basicamente você irá revisar a parte teórica do Pilates clássico, como: história de Joseph Pilates, princípios do método, benefícios do método, alguma revisão de anatomia e fisiologia principalmente voltadas para ativação de Power House e outros.

No módulo prático você irá aprender tudo sobre os exercícios principais e suas variações. Também irá praticar o Pilates com os acessórios.

Muitas são as instituições que fornecem o curso de Pilates solo, e na maioria das vezes ele é feito de forma presencial. Alguns locais que fornecem esse tipo de curso são:

  • Forma Pilates;
  • Henn Pilates;
  • Body Pilates;
  • Voll cursos.

Benefícios do Pilates Solo

Os benefícios do método Pilates solo são muito grandes e com algumas aulas já é possível ver muitos resultados, pois a pessoa tem que se conectar integralmente com aqueles minutos de aula e se concentrar ao máximo e isso faz com que tenha resultados mais rápidos.

Alguns dos benefícios do Mat Pilates são:

  • Melhora da flexibilidade e aumento da força muscular;
  • Melhora a postura e favorece a consciência corporal;
  • Promove condicionamento físico;
  • Melhora a qualidade de vida e o bem-estar;
  • Reduz a ansiedade e melhora a insônia;
  • Promove alivio de dores crônicas;
  • Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  • Tonifica e define a musculatura;
  • Conecta corpo e mente.

Quem pode fazer curso de Pilates Solo?

Como qualquer outra modalidade de Pilates, os profissionais aptos a realizar o curso são fisioterapeutas e educadores físicos ou acadêmicos dessas áreas.

Qual o valor do curso de Pilates Solo?

O valor médio do curso de Mat Pilates é R$700,00 a depender da região do país que se encontra a instituição de ensino.

Quais equipamentos e acessórios necessários para montar seu Studio de Pilates Solo após a conclusão do curso?

Como pudemos ver, para montar seu Studio de Pilates solo, você precisará de um espaço bom, tatames de borracha ou colchonetes e alguns acessórios como dito anteriormente. Vale lembrar que os acessórios não são obrigatórios, mas serão um diferencial.

Você também pode reunir grupos e realizar as aulas em ambientes abertos e arejados, como em parques ou alguma área de lazer que tenha um ambiente favorável para a prática do Pilates.

Vale a pena investir em um bom curso de Pilates Solo?

Com toda certeza vale a pena investir no curso, pois os gastos que você terá para montar seu espaço será pequeno e os ganhos serão certeiros, basta você administrar uma boa aula e mostrar aos clientes o quão beneficente é o método.

Alguns exercícios que podem ser realizados no Mat Pilates

1. Spine Stretch

spine-strech-pilates-solo

Trabalha flexibilidade posterior sendo bom para alívio de dores cervicais e lombares.

Sentado com a coluna ereta; expire levando as mãos para frente; inspire e mantenha a posição, expire e retorne à posição inicial.

2. Spinal Bridge

spinal-bridge-pilates-solo

Mobiliza a coluna e fortalece os músculos posteriores das pernas e da lombar.

Deitado; expire e eleve a pelve; inspire mantendo a posição e expire retornando à posição inicial.

3. Leg Circles

leg-circle-pilates-solo

É preciso muita estabilidade para manter o quadril neutro.

Deitado; expire elevando uma perna; inspire e expire realizando os círculos com a perna.

4. One Leg Stretch

one-leg-stretch-pilates-solo

Trabalha estabilidade do tronco e coordenação motora. Mantenha a flexão torácica durante todo o movimento. Inspire trocando a perna abraçada e expire trazendo para o peito a coxa.

5. Leg Pull

leg-pull-pilates-solo

Esse exercício trabalha o corpo todo. Mantenha o alinhamento e mova uma perna por vez.

6. The Hundred

the-hundred-pilates-solo

Deitado, com coluna lombar apoiada, joelhos flexionados, braços ao longo do corpo. Inspire e mova os braços para cima e para baixo.

7. Roll Up

roll-up-pilates-solo

Deitado, com o corpo estendido. Inspire deitado, expire e tente se sentar como mostra a figura, indo de encontro aos calcanhares.

8. Roll Over

roll-over-pilates-solo

Deitado, com o corpo estendido. Inspire deitado, expire e tente levar as pernas para trás em sentido à cabeça. Inspire nessa posição e expire retornando à posição inicial de forma lenta e controlada.

9. Rolling Back

rolling-back-pilates-solo

Sentado com os joelhos flexionados, com os pés em flexão plantar e os braços envolvendo os tornozelos. Inspire parado, expire e faça movimentos semelhante a uma gangorra.

10. The Saw

the-saw-pilates-solo

Sentado com a coluna ereta, as pernas estendidas e abertas, braços estendidos e abertos e pés em dorsiflexão. Inspire parado, expire e gire o tronco levando a mão ao pé oposto, inspire parado novamente, expire e volte à posição inicial.

11. The Swan Dive / Cisne

the-swan-pilates-solo

Deitado, com cotovelos flexionados e pernas estendidas. Inspire deitada, expire e se levante tirando o peito do solo e estendendo os cotovelos, provocando uma extensão de coluna. Inspire novamente, expire e retorne à posição inicial.

12. Swimming

swimming-pilates-solo

Esse exercício melhora a movimentação do quadril, fortalecimento extensores da coluna e melhora movimentos como andar ou correr. Inspire e expire enquanto nada no solo, alternando batidas de braços e pernas.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.