Materiais exclusivos!

Dor no calcanhar, o que pode ser?

Entenda porque você sente dores no calcanhar e como trata-las!

Escrito por
Os Pilateiros

Dor no calcanhar, o que pode ser?

Publicado em
1/12/2021
dor-no-calcanhar-o-que-pode-ser

Dor no calcanhar é um problema que afeta milhares de brasileiros. No entanto, não se sabe a causa exata da dor. Os principais fatores que acarretam o desencadeamento da lesão podem ser: infecções bacterianas ou fungáticas; alteração anatômica do pé; mudanças no padrão de caminhada; ou problemas em uma das estruturas do calcanhar, como as cartilagens, tendões e ligamentos.

Dor no calcanhar pode apresentar-se de diversas formas:

A primeira coisa a se fazer é determinar se a dor está localizada na parte superior ou inferior da articulação do tornozelo, pois isso fará com que seja mais restrito sobre qual tipo de tratamento seria indicado através da avaliação clínica.

Muita gente utiliza medicamentos indutores de um efeito analgésico, como o Paracetamol. Contudo, essas medicações podem ser inadequadas para tratar determinadas lesões do calcanhar.

Há outras análises que podem auxiliar na avaliação da dor no calcanhar, como: radiografias dinâmicas (quando o pé é colocado em movimento), ultrassonografias, ressonâncias magnéticas etc.

O diagnóstico preciso é fundamental porque pode levar a um tratamento, e consequentemente a uma recuperação mais rápida.

Algumas das doenças podem ser tratadas com remédios naturais, que estão disponíveis em qualquer farmácia de manipulação sem receita. Existem também os esteroides, utilizados para estimular as células de defesa do organismo. Para aliviar o intenso desconforto causado pela dor no calcanhar é importante tomar muitos líquidos e consumir suplementos vitamínicos.

Por que apresentamos dores no calcanhar?

A principal causa é a alteração de uma de suas articulações, ou seja, um dos ligamentos que formam o calcanhar.

Então podemos ter:

  • Ligamento colateral medial lesionado (pode ser tratada com sessões de fisioterapia);
  • Tendossinovite em torno do tendão de Aquiles (criando inflamação e inchamento nas juntas artelhosas adjacentes);
  • Lesões nos ligamentos plantares;
  • Artrose no calcanhar. Esta última é uma doença degenerativa, ou seja, que afeta os ossos e as cartilagens.

O tratamento para cada sintoma varia de acordo com a causa da dor. Cuidados simples podem ser suficientes para diminuir os incômodos durante algumas semanas, mas caso não melhore após esse período é importante procurar um profissional médico em ortopedia para avaliação clínica adequada.

Posso tomar comprimido recuperador?

A primeira coisa a fazer é determinar se a dor está localizada na parte superior ou inferior da articulação do tornozelo, pois isso fará com que seja mais restrito sobre qual tipo de tratamento seria indicado através da avaliação clínica.

Muita gente utiliza medicamentos indutores de um efeito analgésico, como o Paracetamol. Contudo, essas medicações podem ser inadequadas para tratar determinadas lesões do calcanhar.

Há outras análises que podem auxiliar na avaliação da dor no calcanhar, como: radiografias dinâmicas (quando o pé é colocado em movimento), ultrassonografias, ressonâncias magnéticas etc.

O diagnóstico preciso é fundamental porque pode levar a um tratamento, e consequentemente a uma recuperação mais rápida.

Algumas das doenças podem ser tratadas com remédios naturais , que estão disponíveis em qualquer farmácia de manipulação sem receita. Existem também os esteroides, utilizados para estimular as células de defesa do organismo. Para aliviar o intenso desconforto causado pela dor no calcanhar é importante tomar muitos líquidos e consumir suplementos vitamínicos.

A lesão é em geral caracterizada por dores no tornozelo que aumentam com atividades, principalmente aquelas com o trabalho dos membros inferiores contra resistência, tais como: correr, saltar e pular.

Dores durante a inserção do tendão de Aquiles;

Dores irradiadas para a sola do pé (pode ser indicativo de uma inflamação na articulação metatarsofalângica).

As principais causas da dor no calcanhar são:

  • Dor no tornozelo, provocada por problemas nos ligamentos plantares e nos ossos ao redor da articulação calcâneo-cubóide;
  • Desalinhamento ósseo entre os ossos do pé. A alteração causa uma pressão excessiva sobre os ligamentos e nervos do tornozelo, o que pode causar inflamação e dor;
  • Mazela inflamatória no calcanhar. Na maior parte dos casos são originados por um esforço repetitivo ou biomecânico, podendo levar a lesões nos ligamentos plantares, tendões e articulações;
  • Distúrbios na cobertura articular do calcanhar (também conhecido como fêmur). As alterações posturais podem causar uma deformidade óssea contínua e os músculos podem sofrer distensão, o que cria uma reação inflamatória;
  • Deformidades em torno da articulação do calcanhar (escápulo-falângica e calcaneocubóidea). Quando elas permanecem anos sem tratamento, provocam deteriorações nos ligamentos, tendões e articulações adjacentes. A pressão sobre os nervos pode causar dor na coxa.

Para aliviar o desconforto é importante utilizar técnicas como alongamentos, exercícios de fortalecimento e fisioterapia.

Os principais sintomas são:

  • Dor intensa no calcanhar durante ou após atividades;
  • Dor na sola do pé (pacientes podem ter dificuldade para andar);
  • Secreção noturna da unha do pé;
  • Dificuldade em caminhar.

Para o tratamento se utiliza várias técnicas como compressão, drenagem linfática, drenagem biológica, estimulação elétrica e massagem. Além disso, é importante desenvolver exercícios de alongamento antes de iniciar as atividades normais para recuperar a mobilidade da articulação do calcanhar.

Nesse caso os médicos podem indicar diferentes procedimentos dependendo da causa da compressão neuropática (que afeta as raízes nervosas que passam pelo local), como: cirurgia ou terapias alternativas.

A principal dificuldade nesse momento é poder determinar se a dor é ou não recomendável para tratamento com cirurgia. Felizmente alguns exames podem auxiliar na tomada de decisão, como ultrassonografias e ressonâncias magnéticas.

A principal complicação da artrite no calcanhar é a deformidade óssea (varizes), que pode causar sequelas permanentes nos tornozelos e até mesmo incapacidade parcial ou total dos membros inferiores. Quando for necessário, os médicos utilizam diversos procedimentos cirúrgicos para corrigir as deformidades.

É muito importante manter uma dieta saudável com o intuito de melhorar tanto a saúde do cérebro quanto a dos nervos (que são afetados pela artrite do calcanhar). Alimentos ricos em antioxidantes, vitaminas C, E e magnésio podem retardar os danos causados pelo envelhecimento celular nas articulações (uma das principais causas da artrite). Comer vegetais sempre frescos é fundamental para suprimir infecções bacterianas e reidratar o organismo.

Os principais sintomas da artrose do calcanhar (artrite) são:

  • Dor e cansaço;
  • Dificuldade de caminhar, em geral nos primeiros passos;
  • Articulações inchadas, dolorosas e frias.

O tratamento, inclusive para aqueles que não conseguem mais andar, é simples. A principal estratégia é diminuir os níveis de agressão sofridos pela articulação através do uso de medicamentos anti-inflamatórios, corticoides e outras drogas. As injeções podem ser utilizadas para o alívio temporário da dor. Além disso, é importante estimular a atividade muscular dos membros inferiores com exercícios que visam retomar todos os movimentos do corpo humano.

É muito importante prestar atenção na hora de caminhar e evitar tropeçar em qualquer superfície irregular. A pressão sobre o calcanhar provoca deformidades ósseas contínuas que podem gerar uma reação inflamatória nos músculos do tornozelo e uma série de riscos a longo prazo.

É importante não ignorar qualquer tipo de comportamento inusitado em seu calcanhar. A dor, o inchaço e a falta de mobilidade podem ser sintomas da artrite no calcanhar e atingir crianças, jovens, adultos ou idosos com igual intensidade.

Saiba mais em Pilates para Articulações, Articulação do Joelho.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.