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Exercícios abdominais

Veja como melhorar o desempenho do seu Abdômen!

Escrito por
Os Pilateiros

Exercícios abdominais

Publicado em
30/11/2021
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A gente sabe que a prática de atividade física regularmente é essencial para uma vida saudável. É claro que cada pessoa tem seus objetivos e seu estilo de vida, mas às vezes alguns exercícios podem te ajudar em um momento específico ou simplesmente deixar você mais flexível em diferentes momentos.

É o caso das tão procuradas e temidas "abdominais". Nós sabemos que elas são essenciais para quem quer se livrar de gordura localizada no abdômen, então separamos dicas e exercícios práticos para te ajudar.

O mais comum é as pessoas executarem os exercícios incorretamente, pensando que fazer mais é sinônimo de ter resultados. Acontece que a prática consciente e planejada pode trazer resultados incríveis!

É claro que você não precisa seguir todos os conselhos em sua rotina diária, mas escolher pelo menos dois ou três exercícios e fazer com que sejam parte do seu dia a dia te ajudarão bastante no final da corrida.

A gente sabe que você tem muitas outras atividades para cumprir, mas vale investir alguns minutos para melhorar o desempenho do seu abdômen!

Sobre o Pilates

O método Pilates também pode incorporar alguns exercícios abdominais em suas aulas. As séries de treinamento do abdômen estão disponíveis para homens e mulheres, crianças e adultos jovens.

A série Abdominal Básico é o primeiro passo para um programa de treinamento construído sobre os princípios básicos do Pilates. Isso porque seus exercícios estão de acordo com os princípios da respiração consciente, do controle e da estabilidade.

Com o tempo existe a possibilidade de criar séries mais avançadas de trabalho, direcionado a diversas partes do corpo (abdômen superior, inferior, oblíquos). Esses treinamentos específicos podem ser feitos no reformer ou na mat para melhorar a flexibilidade do abdômen e fortalecê-lo.

Para um bom resultado é importante realizar os exercícios de maneira correta e com as técnicas do método Pilates recomendadas.

Como você pode ver, os abdominais são mais simples do que imaginava. Alguns desses exercícios coexistem com as séries de Pilates, por isso vale a pena dedicar algumas horinhas do seu dia a incorporar essa atividade física em sua rotina.

É claro que antes de começar qualquer postura é importante estar fisicamente preparado para executar os exercícios, por isso é importante que você siga as orientações do seu médico.

Só assim o Pilates será capaz de agir em suas fibras musculares, melhorando a flexibilidade e potencializando seus resultados na hora certa!

Qualquer um pode praticar Pilates?

A resposta é sim, todos podem praticar Pilates!

Os exercícios do método Pilates foram pensados para trabalhar com as limitações de cada indivíduo. As séries de treinamento foram pensadas para trabalhar em conjunto com o corpo humano: redondo e cilíndrico.

O treinamento em equipamentos específicos também reforça a flexibilidade e tonifica os músculos e aparelhos do corpo. Por isso, qualquer um pode praticar Pilates.

Exercícios de Pilates para o abdômen

Para te ajudar ainda mais, separamos alguns exercícios de Pilates para o abdômen!

Exercício 1: Contato com as pernas esticadas

Senta-se sobre as almofadas e coloque as manoplas em frente aos seus pés. Abra as pernas para os lados por um momento, depois contraia o abdômen e feche suas coxas de volta uma na outra.

Retorne à posição inicial com suavidade e repita várias vezes.

Repare no peso do seu corpo (*) permanecendo sempre no centro da almofada. Veja também que você deve relaxar a parte superior do seu corpo, evitando apoiar o pescoço em seus ombros para não ter tensão no pescoço.

Exercício 2: Flexões laterais com as almofadas

Deite-se de costas e coloque as manoplas em frente aos seus pés. Esteja ciente de que sua coluna deve permanecer sempre reta, bem como os braços. Abra suas pernas levemente esticadas (por meia horinha) e volte à posição inicial.

Repita o movimento várias vezes, com a atenção voltada para o peso do seu corpo e todo relaxamento.

Para facilitar a manobra você pode colocar as almofadas em frente aos seus pés. Só não esqueça de abrir suas pernas levemente esticadas!

Exercício 3: Contrações abdominais sentadas

Deite-se de costas e coloque as manoplas em frente aos seus pés. Abaixe levemente suas escápulas (*) sobre os seus braços. Mantenha a coluna reta e faça pequenos movimentos laterais para cima e para baixo com as pernas levemente abertas. Repita várias vezes em ambas as direções.

Repare no peso do seu corpo permanecendo sempre no centro da almofada. Não esqueça de relaxar a parte superior do seu corpo, evitando apoiar o pescoço em seus ombros para não ter tensão no pescoço!

Como podemos ver, os exercícios abdominais são essenciais para uma boa performance na sua rotina de treinamentos. Se você não tem experiência com o treinamento nas máquinas do Pilates, não precisa se preocupar!

Existem diversos Studios de Pilates que contam com ótimos profissionais para te ajudar nesse processo. É só escolher um local com bons professores e fazer seu treinamento logo em seguida!

Saiba mais em Exercícios de Pilates para Abdômen, Diastase Abdominal.

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