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Exercícios com Chair Pilates

Conheça tudo sobre e os principais exercícios com a Chair Pilates nesse conteúdo incrível que preparamos para você!

Escrito por
Os Pilateiros

Exercícios com Chair Pilates

Publicado em
17/11/2020
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O equipamento tão conhecida como Chair Pilates, ou cadeira no Pilates, pode até não aparentar, mas ela é um equipamento totalmente versátil.

Já se passaram aproximadamente 100 anos que a mesma foi criada por Joseph Pilates, e apesar da forma original da mesma era ser relacionada aos exercícios que eram realizados em cima do tapete, esses equipamentos foram introduzidos com muita rapidez em meio a rotina dos praticantes de pilates.

O que é a Chair Pilates?

Acima de qualquer coisa, a principal função da chair pilates é adicionar oportunidades para trabalhar uma resistência muito maior para o nosso corpo.

A chair pilates ainda trabalha muito bem no fortalecimento do pescoço, ombros e braços, e também das pernas e glúteos, e o foco na conexão do corpo e da mente por meio desse equipamento ainda se mantém, assim como em todos os outros que o Joseph pilates criou.

A chair é famosa por carregar o titulo de cadeira maravilha, e realmente ela faz maravilhas pelo corpo, além disso ela ainda proporciona um enorme fortalecimento e bem estar para a parte do inferior na coluna e também na região da pélvis.

Os exercícios de pilates com a chair são muito utilizados para recuperar pacientes de forma rápida de qualquer lesão e para aliviar a dor muscular.

Embora o projeto da criação da cadeira seja algo muito simples, a infinidade de exercícios que se pode fazer com os equipamentos é impressionante, pois a mesma não fortalece só a musculatura do powerhouse, mas das pernas, dos braços, e do corpo todo.

Uma das grandes vantagens da chair pilates é o espaço que ocupa ser pequeno, o que possibilita ser disposta em qualquer lugar, podendo ser utilizada no Estúdio de pilates, ou até mesmo em casa, por todos os níveis de praticantes, mas claro que a prática deve ser acompanhada de um profissional qualificado.

A chair pilates costuma oferecer um apoio menor e amplia os movimentos, além disso existe a exigência de um esforço e equilíbrio maior da parte de quem está praticando.

E é exatamente por isso que a chair pilates se torna um desafio aos praticantes de todas as categorias.

Porque a Chair Pilates foi criada?

A Wunda Chair foi criada pelo Joseph Pilates, que teve a idéia de criar a Wunda Chair quando soube que um amigo tinha vontade de possuir um Reformer, mas o mesmo não tinha espaço no apartamento, e como a chair é versátil e pequena, ele decidiu criá-la.

A Wunda Chair nada mais é do que um tipo de poltrona (por isso o nome chair pilates), e a transformação dela em equipamentos é quando deitamos ela e o assento é removido, e a maioria dos exercícios que são feitos no Reformer são adaptados na chair pilates.

A chair pilates também é praticada no Step chair só que a diferença nesses equipamentos é que a Step chair possui duas barras laterais, e com ela se pode fazer uma variedade de exercícios muito maior, mas a idéia de se parecer com poltronas ou cadeiras se mantém até na Step chair.

Mas as duas são ótimas na pratica do chair pilates, contudo a Step chair pode ser ainda mais útil no Studio de pilates ou na sua casa, principalmente se você já estiver num nível mais avançado na chair pilates.

Quais os benefícios dos exercícios com a chair pilates?

Um dos maiores benefícios da chair pilates nos exercícios é que ela é bem mais barata que o Reformer e além disso ela é mais fácil de transportar.

O uso da cadeira no chair pilates proporciona aos praticantes dos exercícios de pilates um treino bem intenso, e em um tempo muito menor, ela ainda aumenta a resistência da musculatura, aumentando a força e também a flexibilidade.

Ou seja, ao invés do peso do corpo e a gravidade serem utilizados, a cadeira no chair pilates faz com que você lute contra as resistências que são oferecidas pelas molas, o que acaba por beneficiar os movimentos e a fluidez dos mesmos.

Contudo os benefícios da pratica chair pilates, que podem ser imensos seja quando a prática é feita em casa ou no Studio de pilates, são:

  • A chair pilates ajuda a melhorar a postura por meio dos exercícios de controle de tronco, estabilidade escapular e mobilidade da coluna vertebral;
  • A chair é usada para melhorar o equilíbrio, seja em pé, sentado ou deitado;
  • Você pode melhorar a flexibilidade da coluna, flexionando e estendendo a lateral por meio das posições do alongamento na chair pilates;
  • Aumento da força dos tecidos musculares, assim como o metabolismo;
  • O chair pilates ainda ajuda a melhorar seu humor e os níveis da sua energia;
  • O chair pilates ativa os músculos torácicos, cervicais, lombar, glúteos, ombros, abdômen e a região pélvica.
  • Ele é ótimo para a musculatura da região da coluna e para alongar as pernas;
  • O chair pilates alivia a tensão muscular, da coluna lombar, por exemplo pelo alongamento do músculo quadrado lombar. Além de aliviar a tensão de trapézio e o elevador de escápula;
  • O chair pilates relaxa todos os nossos músculos;
  • Ele ainda melhora a capacidade da nossa respiração;
  • O chair pilates ainda é muito usado para reabilitar pessoas no caso dos desvios da postura e dos bloqueios na articulação;
  • Ele ainda ajuda na redução do estresse, sendo o mesmo causado pela dor ou não;
  • Aumenta nosso controle neuromuscular;
  • E ainda ajuda a melhorar a aparência do nosso corpo;
  • Ele ainda ajuda os praticantes a conhecerem melhor os limites do próprio corpo;
  • E claro ainda aumenta grandemente a nossa autonomia com o nosso corpo.

Mas o mais impressionante é que o chair pilates proporciona inúmeros exercícios, e você só vai precisar encontrar o exercício que se enquadra mais para sua necessidade.

E vale lembrar que ele melhora e muito a qualidade de vida de quem pratica, então talvez você ainda não saiba disso, mas você precisa praticar pilates, pois sua força de vontade em conjunto com um bom professor vai te proporcionar resultados inigualáveis.

Exercícios usando a Chair Pilates

Listamos abaixo alguns exercícios que são feitos na chair pilates, e eles são:

Tríceps Sit

Objetivo: Fortalecimento nos músculos tríceps braquial e o ancôneo.

Instruções:

  1. Sentado, de costas para o step da cadeira, cruze suas pernas, mantenha seus cotovelos flexionados, e as mãos em cima do step.
  2. Estenda seu cotovelo para empurrar o step.
  3. Volte para a posição de início.

Sit – Push Down

Objetivo: Alongamento de cadeia posterior

Instruções:

  1. Em pé, de frente para o step, mantenha os pés paralelos e mãos apoiadas no step.
  2. Empurre o step para baixo, realizando o movimento de enrolamento da coluna, promovendo o alongamento.
  3. Retorne à posição inicial.

Side Body Twist Variation

Objetivo: Fortalecimento dos músculos reto abdominais, glúteo médio, quadrado da lombar, o tensor de fáscia lata, o transverso do abdômen e os oblíquos internos e externo.

Instruções:

  1. Lateralemnte na cadeira, os pés são mantidos apoiados no step, enquanto as mãos são apoiadas na lateral do assento. Mantenha os MMII estendidos e MMSS também.
  2. Faça a flexão do tronco na lateral, levando o step acima. Quando o quadril estiver elevado, realize a abdução de uma das pernas
  3. Volte para a posição de início.

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