Materiais exclusivos!

Exercícios de Pilates para abdômen

Você quer aprender alguns exercícios de Pilates específicos para o abdômen? Então confira esse conteúdo incrível sobre o tema!

Escrito por
Os Pilateiros

Exercícios de Pilates para abdômen

Publicado em
5/3/2021
exercicios-de-pilates-para-abdomen

De forma prática, não conseguimos diferenciar um exercício de Pilates de um exercício comum, até porque a sua finalidade é a mesma, fortalecer a área desejada, porém o exercício de Pilates para abdômen consiste em outra maneira de realização, outra forma de fortalecimento.

Neste conteúdo vamos lhe apresentar exercícios de Pilates para abdômen, que é feito de forma diferente e mais eficaz que muitos outros métodos.

Se caso você já conheça exercício de Pilates para abdômen, bom, fique mesmo assim, para nos aprofundarmos mais no conteúdo.

Principais pontos do exercício de Pilates para abdômen?

Exercício de Pilates para abdômen é uma questão que consiste em saber a diferença entre a tonificação muscular da academia e do Pilates.

Não necessariamente apenas a academia, mas sim outros diversos meios de fortalecer o abdômen. Como foi dito anteriormente explicaremos como é o fortalecimento do abdômen através do Pilates, e qual é a diferença entre outros métodos.

O que é o Pilates para exercício de Pilates para abdômen ser diferente de outros tipos de fortalecimento?

O Pilates é um método de fortalecimento muscular que serve para tratamento e prevenção de lesões, doenças crônicas, ansiedade, doenças cardíacas e etc.

O Pilates foi criado por Joseph Pilates, com a finalidade de recuperar soldados feridos da guerra, se prestarmos atenção, a maioria dos exercícios são feitos no chão, que é uma forma simples de fortalecer e melhorar, porém complexa.  

Como é feito exercício de Pilates para abdômen, coxa, braço e ambos os músculos?

O exercício de Pilates para abdômen, coxa, panturrilha, e entre outros músculos são feitos de forma mais prática do que pensamos, isso porque a maioria e os mais antigos exercícios eram feitos no chão, um local que torna todo o método Pilates mais acessível a todos.

Todos os movimentos do Pilates precisam de concentração e ativação correta da musculatura, ainda mais quando falamos de exercícios de Pilates para abdômen.

O exercício de Pilates para abdômen pode variar de acordo com o objetivo do paciente, porém será tonificado de forma muito eficaz independente dos critérios do paciente.

O Pilates é um método muito diferente da academia e crossfit, isso porque ambos usam pesos para o crescimento e fortalecimento do músculo,durante o treino.

Já quando falamos em Pilates, temos que pensar mais no peso do próprio corpo, claro que o método se utiliza de carga para o fortalecimento, mas será pouco usado, pois queremos mais é fortalecer as fibras do músculo, tornando-o mais resistente e forte.  

Como funciona o método Pilates?

O Pilates é muitas vezes chamado de "contrologia", que tem relação com o controle do corpo e mente.

O Pilates funciona de maneira simples, como foi dito anteriormente ele é na maioria das vezes realizado no chão, mas claro, exige de você concentração, força física e força de vontade.

O Pilates é um método  que procura ter o controle máximo dos músculos do corpo, melhorando sua saúde, silhueta, tônus, flexibilidade e um maior controle mental. Hoje em dia muitos médicos consideram como uma terapia, tanto física quanto mental.

O que é de fato o exercício de Pilates para abdômen?

O exercício de Pilates para abdômen é recomendado para quem deseja definir seu abdômen ou para quem deseja deixá-lo apenas mais resistente também, isso pode variar de acordo com o objetivo do indivíduo.

Realizar exercício de Pilates para abdômen é a melhor forma de definição como foi dito anteriormente, isso porque é realizado com o peso do próprio corpo e posições que de fato demandam mais resistência do paciente.

O exercício de Pilates para abdômen também pode variar, isso porque há diversas variações de exercícios no chão e em equipamentos, deixando o fortalecimento bem específico. Dentre os exercícios de fortalecimento estão:

  • The Hundred: Esse exercício lhe traz o fortalecimento do core abdominal, melhorando também o equilíbrio e controle abdominal
  • Double Leg Stretch: Essa variação ajuda na tonificação abdominal e dos  flexores do quadril, além de lhe ajudar na resistência abdominal
  • Shoulder Bridge: Esse movimento é realizado em máquina ou podendo ser realizado também no chão, ambos ajudam no fortalecimento abdominale da cadeia posterior de membros inferiores e na mobilidade da coluna vertebral
  • Roll Up: Esse exercício oferece uma maior mobilidade da coluna e ao mesmo tempo do abdômen
  • Leg Pull: Ajuda na tonificação de glúteos, membros superiores e abdômen
  • The Jack Knife: ajuda no controle do tronco e abdominal
  • Tendon Stretch: realizado no aparelho reformer, ajuda na tonificação muscular do abdômen também alonga a cadeia posterior, além de ajudar na sua mobilidade.

O exercício de Pilates para abdômen pode variar como dito anteriormente, mas, esses são apenas exemplos de exercício de Pilates para abdômen no chão e aparelhos.

Além das variações e meios mais eficazes para o fortalecimento, o exercício de Pilates para abdômen também ajuda em outros aspectos.

Os exercícios de Pilates como foi dito anteriormente contém diversas variações, isso quer dizer que o fortalecimento do abdômen pode ser mais intenso e ajudar em outros aspectos.

Escolher o exercício de Pilates para abdômen em forma de cardio, por exemplo, te ajudará em relação a perda de peso naquela área, e ao mesmo tempo a tonificação do músculo abdominal, ou seja, o fortalecimento e a estética do músculo terão resultados mais rápidos do que o normal.

O exercício de Pilates para abdômen pode ser feito em casa?

O exercício de Pilates para abdômen como a coxa, braço, panturrilha, e entre outros diversos músculos podem sim ser fortalecidos em casa, até porque como foi dito anteriormente o exercício de Pilates para abdômen é realizado na maioria das vezes no chão, claro que é de grande ajuda um profissional para te guiar no momento da realização, porém é possível sim realizar o exercício de Pilates para abdômen em casa, mas claro, com bastante concentração nos movimentos.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.