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Principais exercícios: Pilates

Conheça os principais exercícios Pilates e quais os benefícios para a saúde corporal e

Escrito por
Os Pilateiros

Principais exercícios: Pilates

Publicado em
24/11/2020
exercicios-pilates

Além dos trinta e quatro exercícios originais, o método conta com uma grande gama de exercícios pilates, e a quantidade de exercícios pilates é muito maior quando é realizada nos 4 equipamentos mais famosos que Joseph Pilates desenvolveu.

O Joseph Pilates foi o grande gênio por traz da criação do pilates, e Joseph Pilates também tratou de criar diversos equipamentos para a pratica dos exercícios pilates, e resolvemos reunir os principais exercícios pilates, que vão dos mais simples aos mais complexos, alguns talvez poucos conhecidos na pratica pilates, mas todos carregam em si os benefícios do pilates.

Você vai conhecer abaixo os principais exercícios pilates, e porque a prática Pilates deve estar acontecendo, visando os benefícios do pilates.

Quais exercícios indicar para cintura escapular?

Roll over Barrel

O principal objetivo desse exercício pilates é fortalecer os músculos reto abdominal, reto femoral, iliopsoas, obliquo externo e além de fortalecer os músculos ele alonga os mesmos, sendo do lado posterior e mobiliza a coluna vertebral.

Acompanhe abaixo as instruções para que esse exercício seja realizado corretamente:

  1. Em decúbito dorsal, deitado de barriga para cima no Barrel, deixe seus braços bem estendidos e com a mão segure o espaldar, inicie o movimento em 90 graus do quadril, evitando que a região lombar fique sobrecarregada, comece com movimentos para baixo, de forma que seus pés quase alcancem o chão.
    O seu braço para alavanca será muito maior nessa ocasião, e tenha cuidado com a região lombar, não permita que a região lombar sustente seu peso.
  2. Você irá realizar flexões no quadril levando movimentos em cima da sua cabeça até que ela e o tronco estejam bem alinhados.
  3. Retorne à posição inicial.

Squat na chair

O objetivo desse exercício pilates é fortalecer o glúteo máximo, o quadríceps femoral e isquiotibiais, e é por isso que esse exercício pilates é recomendado.

Leia abaixo como realizar essa atividade física dos exercícios pilates.

  1. Após se sentar nos pedais, fique de costas para seu aparelho, e mantenha o quadril e joelhos flexionados, em 90 graus e lembre-se de verificar se a posição 90 graus está correta.
  2. Depois inicie o movimento descendo os pedais mantendo o quadril e os joelhos flexionados, e após manter o quadril e joelhos flexionados retorne à posição inicial.

Principais exercícios do Pilates Solo

Conheça exercícios Pilates solo, que são exercícios pilates que você pode fazer até mesmo sozinho na sua casa, caso você não queira uma instrutora de pilates ou não tenha uma instrutora de pilates, já que é mais possível contar com uma instrutora de pilates nos Studios de pilates.

Os exercícios pilates que são feitos sozinhos podem ter tanto sucesso como os exercícios pilates em studios, e esses exercícios pilates solo podem ser feitos em casa ou no Studio. Confira abaixo alguns exercícios pilates solo:

The Cork Screw

  1. Fique deitado de barriga para cima e eleve as pernas estendidas, até o teto, e inicie o movimento circulando a perna direita e esquerda até metade do círculo e depois expire formando a outra metade no círculo, e inverta sempre os sentidos mantendo sua pelve parada.
  2. Você deve repetir os movimentos até cinco vezes.
  3. Para posição em transição abrace seus joelhos e se sente com suas pernas estendidas no chão e bem abertas, e mantenha seus braços bem estendidos e abertos no ombro.

The Scissors

  1. Fique deitado de barriga para cima e eleve as pernas para cima, segurando a região lombar com suas mãos e o cotovelo apoiado no chão.
  2. Inspire e estenda a perna direita ou esquerda na direção do solo e mantenhas uma das pernas estendidas para trás, como se fosse um “spagat”, abrindo as pernas o máximo que você puder.
  3. Depois inverta a perna direita e a esquerda e espire na metade desse movimento.
  4. Você vai repetir o movimento desse exercício pilates três vezes e depois retorne à posição inicial.

The Swan Dive/Cisne

  1. Fique deitado em decúbito ventral, com a barriga virada para baixo, e flexione os cotovelos, feche os punhos e una os metacarpos, mantenha as escápulas neutras, deixe os ombros relaxados e as pernas estendidas.
  2. Inspire, faça a extensão do tronco e eleve as pernas sem que seus joelhos fiquem no chão.
  3. Retorne à posição inicial.

Conheça alguns benefícios do Pilates

Um dos principais benefícios dos exercícios pilates é que ele também visa fortalecer os músculos, ou seja, a atividade física no método deve estra prevenindo até mesmo dores e doenças que acometem o nosso sistema musculoesquelético.

O pilates também nos proporciona consciência corporal, e a consciência corporal nada mais é do que o fator fundamental para a atividade física e mental na nossa rotina diária.

Então, a consciência corporal, é a consciência do nosso próprio corpo e o que o mesmo é capaz de fazer, ela é a chave principal da qualidade de vida e do sucesso no Pilates.

Os exercícios de Pilates na educação física.

Atualmente os exercícios pilates são muito utilizados em escolas, nas aulas de educação física; já que alivia dores no corpo, pois os alunos passam muito tempo sentados. E  também a dor nas costas, pode ser ocasionada por conta de excesso de peso carregado de forma  que sobrecarregue a região da coluna, então os exercícios pilates são utilizados na educação física, vale lembrar que todos os alunos podem realizar exercícios pilates, já que todas as pessoas podem realizar exercícios pilates. Homens e mulheres, idosos e jovens podem realizar os exercícios pilates.

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