Materiais exclusivos!

O que são doenças reumáticas?

Saiba tudo sobre o que são doenças reumáticas, e o que essas doenças que atingem milhões de pessoas significam.

Escrito por
Os Pilateiros

O que são doenças reumáticas?

Publicado em
16/12/2020
o-que-sao-doencas-reumaticas

É possível atualmente encontrarmos várias patologias, que atingem o sistema musculo esquelético de todas as pessoas, e em meio a essas patologias algo bem frequente é que se encontrem as doenças reumatológicas, que nos dias de hoje são mais conhecidas como “reumatismo”.

E para entender o que são doenças reumáticas é preciso entender que elas são doenças que não atingem somente os idosos, sendo assim também atingem os adultos, jovens ou crianças, pois os sintomas das doenças reumatológicas segundo os próprios médicos reumatologistas aparecem a partir dos 15 anos de vida de uma pessoa.

O pilates é um grande aliado para os pacientes que possuem doenças como a artrose, tendinite bursite, e várias outras doenças reumatológicas que não foram causadas por algum trauma.

A modalidade é mais indicada porque ela ajuda o paciente a ganhar força, e também a ganhar flexibilidade, massa muscular e mobilidade, isso vai fazer com que haja menos sobrecarga prevenindo a dor nas articulações, o problema nos ossos e nos tendões que são o foco da maioria dessas doenças.

Os exercícios físicos para mobilidades vão nutrir as articulações fazendo com que a rigidez em cada um dos pontos diminua nesse tipo de doença.

Mas o que são doenças reumáticas?

Para entender o que são doenças reumáticas você precisa saber que doenças reumáticas são prevalentes, sendo um conjunto de varias doenças que afetam o aparelho locomotor, ou seja, os ossos, músculos, os ligamentos e os tendões, e também a cartilagem articular.

Além disso existem doenças reumatológicas que comprometem varias funções e partes do corpo de uma pessoa, como o coração, os rins, os olhos, o intestino e até mesmo a pele em doenças como a síndrome de Sjogren, que é a mistura dos tecidos conjuntivos com a esclerose sistêmica.

As doenças mais comuns são:

  • A artrose;
  • A fibromialgia;
  • A gota;
  • A osteoporose;
  • A tendinite bursite;
  • A artrite reumatoide;
  • A febre reumática;

E existem varias outras que afetam a coluna vertebral!

Quem pode ter?

Para que você entenda o que são doenças reumáticas, saiba que ela pode afetar qualquer pessoa, e que pode até mesmo surgir os reumatismos auto imunes, que vão trazer a produção de anticorpos, mas ao invés de beneficiar eles acabam prejudicando.

Para termos ideia de o que são doenças reumáticas é importante lembrar que elas não dependem de cor, sexo ou idade, sendo causadas ou até mesmo mais agravadas por outros fatores, como:

  • Os fatores genéticos;
  • A obesidade;
  • Por traumas;
  • Pelo estresse;
  • Pela depressão;
  • Pela ansiedade;
  • Pelas alterações do clima.

Esse tipo de doença, desses fatores não são transmissíveis, por isso o paciente não transmite a doença, e ela não é contagiosa sendo acompanhada somente de dores, mas se tratadas da maneira correta o paciente ainda assim consegue ter qualidade de vida.

Agora vamos entender o que são doenças reumáticas através das principais doenças que podem afetar a qualidade de vida de várias pessoas, entenda mais o que são doenças reumáticas a seguir.

Principais doenças reumáticas.

Espero que esteja entendendo o que são doenças reumáticas, agora conheça algumas das principais doenças que podem afetar a qualidade vitalícia de um ser humano, segundo a própria SBR (Sociedade brasileira de reumatologia).

A artrite reumatoide (AR).

Em meio a pesquisa para saber o que são doenças reumáticas é possível observar que a artrite reumatoide é muito citada, e ela é uma doença inflamatória e crônica, sendo autoimune e sua característica é inflamação na articulação, e isso pode destruir os tecidos periarticular e articular.

Os pacientes que tem AR sentem dor nas articulações e dificuldade em mover elas, e existem vários sintomas que essa doença causa, mas ela é mais frequente em mulheres, principalmente na menopausa.

Gota.

Para entender o que são doenças reumáticas não podíamos nos esquecer da gota, que também é inflamatória e é dada pelo acumulo de ácido úrico nas articulações, sua característica é a dor, a febre reumática, o inchaço e etc.

Diferente da artrite reumatoide a gota é mais frequente em homens, sendo uma raridade que ela acometa as mulheres antes do período da menopausa.

A osteoporose.

A osteoporose também precisa ser citada para que entendamos o que são doenças reumáticas, porque ela é uma doença que diminui a densidade mineral dos ossos, que acabam ficando frágeis e com isso podem acontecer fraturas.

A massa óssea diminui conforme a idade vai ficando mais avançada, e em mulheres existe o conjunto de alteração dos hormônios ligados com a menopausa.

A espondilite anquilosante

Em o que são doenças reumáticas a espondilartrite é um grupo das doenças que são inflamatórias e crônicas, sendo comumente caracterizadas por fatores genéticos ou clínicos.

Essas doenças são causadas pelo sistema imunológico irregular, onde os fatores genéticos tem um grande papel, mas muitos fatores ambientais podem desencadear a doença; “mas e as são doenças reumáticas causam rigidez?”  Pois é, a espondilartrite causa rigidez nos ossos.

Como identificar após saber o que são doenças reumáticas?

Agora que já sabemos o que são doenças reumáticas fique atento ao perceber alguma dor nas articulações, que dure mais que 6 semanas, inchaço, calor acompanhando vermelhidão, ou dificuldade para mover a articulação, se algum desses sinais aparecerem é importante que se procure atendimento médico especializado, porque mesmo sabendo o que são doenças reumáticas, precisamos cuidar para que elas sejam descobertas rápido para um tratamento com eficácia.

O cuidado e tratamento das doenças reumáticas podem ser realizados com terapia, exercícios físicos inclusive o pilates que é um exercício físico menos agressivo e pode ser realizado com a ajuda dos instrutores também com praticas de integração e etc.

Vale lembrar que é importante saber o que são doenças reumáticas, pois elas atingem muitas pessoas, e também é indicado para o tratamento dessas doenças os analgésicos, anti inflamatórios, antirreumáticos e corticoides, mas antes é necessário que se consulte o médico para que haja o tratamento com a quantidade certa de medicamentos, evitando agravamento da doença.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.