Materiais exclusivos!

Pilates: entenda tudo sobre o método!

Saiba tudo sobre o Pilates, os benefícios do Pilates, para quem ele é indicado e muito mais!

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates: entenda tudo sobre o método!

Publicado em
1/1/2021
pilates

O pilates foi criado por Joseph Pilates que nasceu precisamente no ano de 1980, no país da Alemanha e desde que joseph pilates nasceu ele não tinha saúde e por isso ele vivia buscando formas de melhorar seu condicionamento físico, e o seu bem estar.

Joseph pilates era profissional em vários esportes, e após estudar yoga, acrobacias e outros movimentos, ele tentou mesclar os exercícios para formar assim sua própria filosofia trazendo um excelente equilíbrio tanto para a mente quanto para o corpo.

Uma curiosidade sobre ele é que durante a primeira guerra Mundial, ele acabou sendo confinado junto a outras pessoas por causa do país em que nasceu, além disso, isso só fez com que ele ensinasse suas técnicas para os seus colegas de confinamento, dessa forma naquela época nenhum dos seus colegas morreram contaminados com Influenza.

Mas não parou por aí, algo que é ainda mais impressionante é que quando ele foi transferido para um outro campo de concentração que existia na época, ele se tornou vigia e enfermeiro dessa forma ele arrancou algumas molas de camas para criar alguns equipamentos para reabilitação, e esses equipamentos serviram para tonificar a musculatura mesmo que os pacientes continuassem deitados, são eles conhecidos hoje como Cadillac, Reformer e Chair, que são próprios para exercícios de pilates.

Os benefícios para a saúde

Quem pratica aula de pilates, sabe que os benefícios de pilates são muito variados, existem várias maneiras em que o pilates pode ajudar, seja na estética ou na saúde, a pratica pilates é algo muito importante atualmente, abaixo conheça alguns benefícios da prática de pilates:

  1. Aumenta a resistência mental e física, trazendo um fortalecimento muscular;
  2. Aumenta a flexibilidade;
  3. Equilibra as funções que o nosso corpo tem;
  4. Melhora a postura e deixa os músculos mais resistentes;
  5. Promove o bem-estar auxiliando no controle de peso;
  6. Bom para corrigir problemas com a postura;
  7. Aumento da concentração;
  8. Ajuda no fortalecimento muscular do abdômen;
  9. Os exercícios de pilates podem ajudar na coordenação motora;
  10. Menos atrito nas articulações
  11. Ajuda a aumentar a consciência corporal;
  12. Ajuda no alívio de dores nos músculos;
  13. Os exercícios de pilates auxiliam na flexibilidade na respiração;
  14. Uma boa prática pilates promove o bem estar sendo usado como prevenção de doenças, como por exemplo a Osteoporose;
  15. Auxilia no condicionamento físico e mental, ou seja, promove bem estar, relaxamento sem contar que o pilates ajuda na autoestima;
  16. E além disso a prática de pilates ajuda acabar com as toxinas do corpo, e é muito útil para quem faz drenagem linfática.

Para quem o Pilates é indicado?

O pilates é indicado para todas as pessoas, podem ser elas crianças, adultos, adolescentes jovens, idosos e pessoas de meia-idade, mas claro que cada uma delas possui caraterísticas diferentes, mas o que essas pessoas podem fazer deve ser determinado mediante a seu médico.

Pilates para crianças

Vamos pautar um pouco de cada uma dessas práticas para as etapas mais comuns das faixas etárias, e quando falamos das crianças você sabe dizer porque o pilates é indicado para elas? Claro que não podemos negar que as atividades físicas são muitos solicitadas independentemente da idade.

Mas o pilates é indicado para elas por conta de que atualmente muitas crianças utilizam mochilas para ir para a escola, dessa forma as mochilas acabam provocando dores nas costas, e como o pilates trabalha o fortalecimento muscular do corpo todo o pilates ajuda nas dores nas costas, mas claro que dessa forma e para esse público é muito indicado que a aula de pilates seja feita com acompanhamento de um instrutor de pilates.

Pilates para idosos

Sabemos que com o passar do tempo a idade vai chegando, e ao contrário do que surgiu no pensamento de muitos as atividades físicas são muito indicadas para as pessoas que já possuem uma certa idade avançada, para o tratamento e prevenção de doenças.

No tratamento existem diversos exercícios de pilates que são benéficos para tratar de doenças, e para a prevenção; é possível se prevenir várias doenças assim como a osteoporose, imas isso só se torna possível com o idoso tendo auxílio de um instrutor de pilates.

Pilates para gestantes

E ao contrário do que muitos pensam os benefícios do pilates também podem ser utilizados para gestantes, sendo que a gravidez nunca foi e nunca será uma doença, é claro que com um acompanhamento de um instrutor de pilates.

O pilates para gestantes atualmente é muito utilizado por conta que em meio a gestação os hormônios da mulher acabam influenciando na musculatura, fazendo que ela tenha dificuldades de coordenação e controle, sem contar que o peso do bebê aumenta gradativamente causando as tão indesejadas dores nas costas e etc.

Sem contar que a gravidez também sobrecarrega o assoalho pélvico, prejudicando o bem estar por que acaba causando fraqueza, o pilates ajuda muito nisso a fortalecer também o assoalho pélvico, é claro que não poderíamos nos esquecer das pessoas comuns de qualquer outra idade sendo que a pratica pilates também é indicada para essas pessoas.

Pilates com aparelhos ou sem?

Uma dúvida muito recorrente é qual seria a prática mais indicada, já que existe atualmente o pilates com aparelho e sem, existem diversas formas de praticar o método utilizando ou não aparelhos.

O uso do Pilates sem aparelhos é indicado para quase todas as pessoas, lembrando que mesmo assim existe a necessidade da supervisão e da aceitação de um médico, mas atualmente até mesmo pilates com aparelhos vem sendo muito utilizado.

Alguns dos equipamentos mais comuns de pilates seriam o meia lua, o ladder barrel e o step barrel, sendo que os três aparelhos em si possuem muita função na aula de pilates, mas, um dos aparelhos mais completos que existem ainda assim é o ladder barrel.

Como você pode ver todas as pessoas podem fazer pilates, e o pilates pode ajudar todas elas claro que em alguns quesitos existem necessidade de um instrutor de pilates junto, mas o pilates é um dos exercícios mais completos exatamente por conta disso, porque ele é indicado para todas as pessoas.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.