Materiais exclusivos!

Pilates: aparelhos principais

Conheça os principais aparelhos de Pilates, como eles são utilizados, quais suas principais finalidades e muito mais curiosidades!

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates: aparelhos principais

Publicado em
11/1/2021
pilates-aparelhos-principais

Conheça o pilates aparelhos principais, e qual o aparelho que é mais conhecido atualmente.

O famoso joseph pilates ao longo da vida não foi o criador somente do método pilates, é claro que o mesmo também foi responsável pelo pilates aparelhos principais, e claro que quando você conhece bem a pratica do método essa informação já é conhecida, mas é importante conhecermos o pilates aparelhos.

Abaixo você vai conhecer o pilates aparelhos principais que foram criados há muitos anos atrás e que ainda são utilizados com frequência nas aulas de pilates. Confira a seguir.

Principais aparelhos do Pilates

O criador Joseph Pilates fez algo muito maior do que apenas criar o método pilates, por vias ele acabou revolucionando a vida de todos os alunos enquanto criou o método, mais conhecido como a Contrologia em uma pratica leve e ao mesmo tempo avançada.

É necessário compreender e estudar sempre mais sobre o pilates aparelhos principais, e é exatamente por isso que resolvemos abordar esse tema hoje, trazendo o Pilates: aparelhos principais.

O Reformer

Esse é um desses pilates aparelhos mais utilizados. O nome já remete a “reformar”, nesse sentido Joseph tinha o intuito de promover a reforma do corpo todo, seguindo na época uma ordem já definida dos exercícios e quantidade de repetições previamente definidas.

A sequência dos exercício no aparelho possui o objetivo de trabalhar as evoluções de decúbitos, além de trazer um trabalho mais completo sem sobrecarregar as articulações.

Mas infelizmente só as escolas clássicas usam as sequências na ordem criada por joseph pilates, que consiste em quase uma coreografia com o objetivo de reformar a postura de uma pessoa, e é por isso que o aparelho se chama assim.

Em sua versão originalizada o reformer é feito de uma unidade móvel em cima de trilhos, que usa a resistência molas, que variam quanto a  tensão dependendo do fabricante do aparelho.  Nos dias de hoje os modelos para a venda no mercado tem cinco molas, sendo a maioria: quatro delas em uma mesma tensão e uma diferente(geralmente mais leve).

Cadillac

Quando joseph pilates criou esse aparelho em meio aos pilates aparelhos, o mesmo ficou tão feliz em inventar algo tão bom que visou colocar o nome do aparelho de algo que naquela época era muito desejado e valorizado, o carro Cadillac, um sonho de consumo de várias pessoas.

Esse também é um dos principais pilates aparelhos, sendo que também pode ser muito conhecido como trapézio, por conta de sua principal característica de permitir exercícios no ar com a ajuda da estrutura que se parece muito com um trapézio que os circos sempre tem.

O esboço desse aparelho foi feito com uma cama hospitalar, em que a inspiração era a pratica em exilio por que se usava as molas que as camas tinham, que ficavam presas a guarda da cama, como uma resistência para fazer exercícios com os colegas que estavam acamadas nos leitos.

O Cadillac é um dos pilates aparelhos principais mais usados hoje em dia e que permite que o corpo seja trabalhado como um todo de várias formas trazendo várias opções de exercícios a fim de atender todos os praticantes nos estúdios de pilates.

Chair

Esse é um dos pilates aparelhos mais utilizados também, e foi fabricado na estrutura da cadeira de rodas, onde nela foi implantado um pedal móvel que possui quatro molas, a idéia para criar esse aparelho era trazer movimento e exercício físico até mesmo quando uma pessoa está sentada comendo ou lendo algum livro.

No começo desses tipos de pilates aparelhos existiam também duas molas nas partes superiores para realizar exercícios nos braços (assim se criou a Arm chair), e joseph falava que a High chair era um Reformer no vertical.

Porém nos dias de hoje poucos dos exemplares que ainda existem são encontrados nos estúdios de pilates, a High Chair é a versão que facilita os movimentos quanto a Wunda chair, sendo mais fácil encontrar esse aparelho nos estúdios de linhas clássicas.

Arm chair (ou baby chair)

A criação desse aparelho em meio aos pilates aparelhos se deu quando joseph retirou as molas braçais da High chair e colocou na cadeira menor, para que assim os membros superiores fossem trabalhados com mais ênfase. 

O apoio para a coluna ajuda para que a estabilidade se mantenha na cintura escapular enquanto o movimento é realizado, a mobilidade que se encontra no encosto na cadeira traz o aumento, no grau da dificuldade das atividades em alguns casos.

Wunda Chair

Para que seja possível realizar movimentos, esse é um dos pilates aparelhos que Joseph retirou o encosto que ficava nas costas da High chair, porém ele deixou as molas sobre o pedal, logo após ele quis deixar o exercício mais desafiador também retirando as alças para que a cadeira não tivesse apoio algum para o tronco ou mãos.

A Wunda chair é considerada a versão mais complicada para executar os exercícios da chair, e além disso é valido combinar ela com outros pilates aparelhos na criação de outros exercícios a fim de inovar e tornar ainda mais desafiador.

A fabricação dela também teve como base a ideia da criação de um aparelho que pudesse ser utilizado em casa, e da mesma maneira que esse aparelho fizesse parte dos móveis a fim de não ocupar tanto espaço como os pilates aparelhos ocupam.

Se olharmos com atenção quando viramos essa cadeira conseguimos usar a base como um encosto e como assento se pode utilizar o degrau fechado, para que ela vire uma cadeira comum.

Ladder Barrel

O criador de vários dos pilates aparelhos amava cerveja, e por isso joseph acabou criando o ladder barrel depois de observar um barril de cerveja antigo, os principais exercícios que são possíveis de realizar nesse aparelho traz a flexão e a extensão da coluna, flexão e extensão do quadril e joelho.

A forma como esse aparelho foi desenhado ajuda a executar os exercícios simples, na intenção de trabalhar o alongamento dos músculos dos membros inferiores,como isquiotibiais, adutores e quadríceps principalmente

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.