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Pilates e iniciantes do método

Confira as principais dicas e principais dúvidas dos iniciantes no método Pilates!

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates e iniciantes do método

Publicado em
3/12/2020
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Sabemos que o pilates cresceu muito no mercado desde que Joseph Pilates o criou, com referência a esses anos que se passaram, isso porque antigamente a tendência era sempre a busca por um corpo malhado e praticamente perfeito, o que demanda horas na academia. Mas atualmente o que está demandando no mercado é a atividade que traga ao corpo o equilíbrio tanto mental quanto físico.

Exatamente por esse motivo que o pilates iniciantes deve ser sempre lembrado, porque existem muitos alunos que já ouviram falar do método, mas não conhecem a prática do pilates em si, já que o método pilates quando visto de fora pode ser um pouco complexo para algumas pessoas.

Hoje vamos falar sobre as principais dúvidas que todas as pessoas têm ao iniciarem a prática e além disso, alguns exercícios de pilates que são essenciais para pilates iniciantes. Confira a seguir.

Dúvidas frequentes no Pilates iniciantes

As dúvidas mais recorrentes que os iniciantes podem ter vão ser divididas em tópicos para que haja compreensão com mais facilidade:

  1. O que um iniciante precisa saber no pilates iniciantes?
  2. Pilates emagrece?
  3. Idosos também podem praticar o pilates iniciantes?
  4. Praticar uma a duas vezes na semana traz resultados?
  5. Pilates funciona para quem tem dor na coluna?
  6. Porque preciso seguir a respiração do método?

Essas são as principais dúvidas e as mais recorrentes, abaixo vamos sanar todas elas, confira a seguir.

O que um iniciante precisa saber no pilates iniciantes?

O pilates iniciantes é diferente de outras partículas de atividades físicas por conta dos seus próprios princípios, dessa forma quem está iniciando na prática precisa ter uma orientação do seu próprio instrutor sobre os princípios que devem ser acompanhados e por que existe a necessidade de acompanhar os mesmos logo ao iniciarem a prática.

O pilates iniciantes quando não adota os princípios que o próprio criador desenvolveu, ou seja, Joseph pilates impôs, se torna apenas mais um tipo de atividade para o profissional de educação física ou uma fisioterapeuta qualquer que vai alongar e fortalecer todo o corpo.

Por isso no pilates iniciantes é necessário que o instrutor explique para o paciente, ou cliente qual a real função de cada um dos princípios que o pilates impõe, sendo que dessa forma é muito mais fácil que o cliente que está iniciando na prática do pilates siga esse propósitos e esses princípios.

Pilates emagrece?

O pilates iniciantes é um excelente aliado no processo de emagrecimento, mas além disso é necessária uma alimentação equilibrada para completar o processo e proporcionar o emagrecimento. Mas é interessante observar que o exercício promove aumento da frequência cardíaca e por consequência aumenta o gasto calórico. Além disso auxilia na redução de medidas, trofismo muscular, melhora da postura, que interfere na barriguinha indesejada.

Mas não existem estudos que comprovem realmente que somente o pilates diminui o tecido adiposo, ou seja, que ele acaba assim causando uma perda de peso, mas algo que se pode afirmar é que assim como toda as outras atividades, quando realizamos o pilates associado a uma dieta restritiva e saudável você com certeza irá perder peso.

Idosos também podem praticar o pilates iniciantes?

Tanto o pilates iniciantes como o pilates em geral é sim adequado a todas as idades e tipos de pessoas, e também para o idoso porque ele ajuda na prevenção de quedas que ajuda a tratar dores crônicas que a maioria dos idosos tem.

O risco do idoso que pratica o método pilates ter uma queda é muito menor, quando comparado a idoso que não pratica o método. Isso porque, através da prática regular, os benefícios proporcionados ao idoso melhoram o equilíbrio, a coordenação motora, noção de espaço; o que auxilia para reduzir a chance de quedas, e também como forma de prevenção e tratamento para osteoporose. Diminuindo assim o risco de acidentes.

Praticar uma a duas vezes na semana traz resultados?

Ao contrário do pilates iniciantes quando você frequenta uma academia, a recomendação é que se frequente pelo menos cinco vezes por semana. E os iniciantes do pilates podem levar isso em conta quando resolvem começar a prática do pilates e acabam achando que as duas coisas funcionam assim.

E o pilates iniciantes traz bons resultados praticando de forma regular, e a recomendação que apresentam efeitos positivos e com bom custo benefício é de pelo menos duas vezes por semana. Dessa forma os resultados irão surgir mais rapidamente e se perpetuarão por período prolongado.

Pilates funciona para quem tem dor na coluna?

Essa também é uma dúvida bem frequente e a resposta é que sim! O pilates iniciantes funciona para quem tem dor na coluna. Quando o método é praticado com orientação de um profissional qualificado, o pilates auxilia tanto na prevenção, quanto no tratamento de possíveis problemas na coluna. Com exercícios específicos e direcionados é possível melhorar os quadros de dor.

6. Porque preciso seguir a respiração do método?

Não somente a respiração, mas todas as orientações para prática do pilates iniciantes são importantes, mas a respiração no pilates é algo principal porquê dessa forma existe uma conexão maior do corpo e da mente trazendo resultados ainda melhores quando os exercícios de pilates são praticados.

Exercícios de pilates iniciantes.

O pilates iniciantes deve ser realizado quando o aluno já tiver praticado alguns exercícios conheça dois deles a seguir.

Braços alternados.

O aluno deverá se posicionar em decúbito dorsal no solo e manter os braços flexionados e com os cotovelos estendidos na altura dos ombros, e para executar abaixe um dos seus braços até que ele encoste no chão e o outro estenda para trás da cabeça.

Esse movimento deve ser repetido de cinco a dez vezes, inalando ao levantar os braços e exalando ao retomar na posição anterior.

Roll Down (Preparação de roll up).

O aluno deve se posicionar em pé, com as pernas afastadas na largura dos ombros. O movimento inicia com a coluna em posição neutra e ao expirar desça a coluna enrolando para frente, mantendo pescoço e ombros relaxados e direcionando as mãos em direção do solo. Retorne a posição inicial e repita o movimento.

Contudo, a prática de iniciantes do método deve ser sempre orientada por um profissional qualificado, sempre com a devida orientação durante os exercícios.

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