Materiais exclusivos!

Pilates em casa

Saiba como praticar pilates em casa, e além disso quais exercícios de pilates podem ser feitos em casa.

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates em casa

Publicado em
10/2/2021
pilates-em-casa

Sabemos que todas as pessoas possuem tarefas no seu dia a dia, e vez por outra todas as pessoas acabam tendo que se movimentar. No entanto esses movimentos podem ser realizados de forma que sobrecarregue menos as estruturas musculares, mas como também podem causar alguma lesão. Pensando sobre os movimentos, é possível que mesmo em casa, as pessoas podem se mover de forma segura e efetiva.

No dia a dia, as pessoas acabam realizando movimentos funcionais, como por exemplo o agachamento ao limpar a casa, carregar algo ou pegar algo do chão. E por isso saber a forma que sobrecarregue as estruturas ligamentares e articulares é importante, e nesse sentido a atividade física é recomendada, mesmo que realizada em casa. E para isso se pode usar alguns exercícios de pilates.

Para começar a te explicar vamos as dicas essenciais para o pilates em casa, e como a pratica do pilates é feita, começando por quem poderia fazer alguns exercícios de pilates em casa.

Quem pode praticar Pilates em casa?

De inicio o pilates em casa é recomendado para todas as pessoas, a depender da idade de cada uma delas, das limitações e dificuldades. Além disso, é interessante que as pessoas que praticam já ter o conhecimento sobre o método, facilitando dessa forma o entendimento e o andamento das aulas, mas nada impede que uma pessoa que nunca tenha feito aulas pratique o método.

Principal dica para praticar Pilates em casa

Um ponto importante é que a pessoa tenha compreensão sobre o limite do seu próprio corpo, porque no pilates em casa é necessário ter cuidado com os movimentos que gerem dor, e sendo assim ele pode ser praticado em todas as idades.

Se mantenha hidratado

Isso é essencial no pilates em casa, já que muitas pessoas não costumam tomar muita água, mas sim somente quando estão com sede, só que o corpo confunde muitas vezes os sentidos, por isso, muitas vezes que aparenta termos fome, só estamos com sede.

Em meio a correria do dia a dia de todas as pessoas, isso reflete em corpos sem hidratação, assim propensos ao ganho do peso e a problemas nas articulações, então se deve estar atento a isso.

Quando todos nós estamos hidratados o suficiente é possível que as articulações permaneçam mais lubrificadas e as toxinas no corpo sejam eliminadas.

Sem contar que um corpo hidratado lida melhor com os processos inflamatórios decorrentes de lesões, acabando com as toxinas que nascem na região. Outro motivo para se manter hidratado é que água auxilia no controle da ansiedade.

Sendo assim, uma pessoa bem hidratada é bem mais tranquila e relaxada, não sente tantas dores e além de auxiliar na perda de peso de forma mais rápida, claro que isso se estiver seguindo uma dieta equilibrada. Então o adequado ao praticar pilates em casa é pegar uma garrafa e enche-la com água, tomando em intervalos regulares.

Recomendações para o pilates em casa

Para que o máximo de sucesso ao praticar pilates em casa seja alcançado, procure um ambiente na sua casa que seja o mais confortável possível, você pode até ligar uma música, mas nada muito agitado, o essencial é pegar esse momento para relaxar.

Logo após se concentre em relaxar ao máximo, é válido convidar seu companheiro (a), que pode ser seu pai, mãe ou filho para te acompanhar na pratica. Quanto mais você estiver à vontade mais o pilates em casa vai te ajudar.

Claro que também não podemos esquecer dos amigos, também vai ser muito legal se você convidar alguns amigos para praticar o método com você na sua casa, claro se houver espaço para o conforto de todos.

Existem muitos itens que auxiliam a pratica do pilates em casa que você pode adquirir para praticar com a ajuda de materiais como colchonetes, bolas, elásticos e etc., eles são validos para você sempre variar os exercícios e tornar as aulas mais dinâmicas. Pois o foco é que além de auxiliar o corpo a pratica seja realizada de forma prazerosa.

Principais exercícios de Pilates em casa

Agora que você já conferiu algumas dicas para conhecer a pratica do pilates em casa, vamos te mostrar alguns exercícios de pilates em casa que você pode praticar.

The Spine Stretch

Fique sentado com as pernas estendidas, mantendo a coluna neutra estenda seus braços na horizontal, mantendo o abdômen e a pelve conectados, depois inspire movimentando seu tronco a frente mantendo seu olhar nos joelhos.

Logo após volte aos poucos a coluna vertebral até retornar à posição inicial, repetindo esse exercício três vezes para o ganho de mais amplitude.

The One Leg Kick.

Deite posicionando as costas para cima, flexionando os cotovelos ao chão unindo suas mãos, mantendo os ombros relaxados estenda suas pernas em posição do Pilates.

Inspire nessa mesma posição e quando expirar levante as pernas sem tocar os joelhos no chão, inspire mais três vezes flexionando a perna direita, flexionando seu pé na direção do glúteo, depois inspire estendendo sua perna ao ar, repetindo esse mesmo exercício na outra perna.

Elevação Lateral na Perna

Deitado do lado direito, alinhe seus ombros ao quadril, dobre a perna direita para deixar os calcanhares bem alinhados nos glúteos apoiando no chão, estenda a perna esquerda ao ar e mantenha ela paralela.

Levantando a perna esquerda em centímetros mais altos, volte a posição do início, esse exercício é repetido, faça vinte repetições desse movimento em cada lado.

The One Leg Stretch

Deite posicionando as costas ao chão estendendo seu corpo, segurando uma das pernas, posicione o braço na parte externa no corpo coloque a mão no tornozelo na perna flexionada, com o outro braço coloque a mão no joelho.

Faça a descida ao tronco lentamente descendo todas as vértebras, elevando o tronco superior, olhe para a perna que está flexionada, inspire nessa posição trocando as pernas ao expirar, segure o joelho com a mão com a mão que se encontra na parte externa do corpo.

The Roll Over

Nesse exercício de pilates em casa, você deve deitar com a barriga ao chão estendendo seu corpo, começando por movimentar as pernas e os pés contraindo sempre os glúteos.

Inspire juntando as duas pernas erguendo no teto e quando expirar, leve a coluna acima mantendo as pernas afastadas em linha do ombro fazendo a dorsiflexão nos pés, nesse exercício de pilates em casa encoste seus pés no chão.

Inspire ao aduzir as pernas, e expire ao articular a coluna trabalhando todas as vértebras, e quando seus pés chegarem no teto, faça a flexão na plantar voltando a posição do início.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.