Materiais exclusivos!

Pilates em suspensão

Conheça o Pilates em suspensão: modalidade em que o Pilates é praticado suspenso no ar!

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates em suspensão

Publicado em
17/3/2021
pilates-em-suspensao

Neste conteúdo vamos lhe apresentar o que é o Pilates suspenso, esse meio diferente de se realizar o método e fortalecer a musculatura que se encontra mais fraca de forma mais eficiente do que o normal.

Do que se trata o Pilates em suspensão?

O Pilates em suspensão nada mais é que um outro meio dentre diversos de realizar o método, porém como diz o próprio nome (Pilates em suspensão), ele é feito suspenso ao ar.

O Pilates em suspensão tem esse nome por conta de seus exercícios suspensos ao alto, com o praticante pendurando-se em algum objeto que o sustente, ou seja, o Pilates suspenso é um meio de realizar os diversos exercícios suspenso, seja por completo ou não.

Como os exercícios de Pilates são realizados suspensos ao ar, a gravidade se torna a nossa principal ferramenta de treino, fazendo assim todos os movimentos muito mais desafiadores, podendo trabalhar diversas áreas e músculos ocultos.  O Pilates em suspensão se realizado com frequência pode lhe proporcionar um ótimo autocontrole da mente e corpo principalmente, lhe dando diferentes estímulos que ajudam no ganho de mais força e flexibilidade.  

O Pilates suspenso é baseado em treinamentos militares e foi criado com o intuito de treinar forças armadas, como por exemplo os próprios militares em ambientes pequenos e restritos.

Na época, o tempo de espera até a chegada do local marcado diminuía cada vez mais querendo ou não a massa magra e flexibilidade do militar, por isso em um local pequeno e restrito, como por exemplo um submarino, necessitava de equipamentos que ocupassem pouco espaço, por isso foi desenvolvido o Pilates em suspensão, para que possibilitasse os militares ficar em forma em locais pequenos que não aparentam meio de se exercitar.

Hoje, podemos ver o Pilates em suspensão em diversos locais para todo tipo de pessoa, isso por conta da fácil aplicação e alta capacidade de desenvolvimento. O Pilates suspenso também conta com diversos níveis, assim como o Pilates normal.

Aparelhos utilizados no Pilates em suspensão

O Pilates em suspensão é realizado no alto, isso quer dizer que necessitamos de objetos e equipamentos para nos mantermos suspensos ao ar, a seguir vamos lhe apresentar alguns desses equipamentos utilizados no Pilates em suspensão. Há diversos aparelhos que auxiliam ao praticante de Pilates em suspensão a ficar suspenso ao ar, eles são:

Fita de suspensão

A fita de suspensão consiste em uma fita resistente o bastante para aguentar o nosso peso corporal, ou seja, é usado para deixar os praticantes suspensos ao ar. Além disso, também é utilizado para a tonificação muscular concentrada. A fita suspensa é conhecida por ajudar na força e equilíbrio do praticante.

Columpio

O columpio consiste em um tecido feito de nylon com apoios para as mãos e pés do praticante, possuindo também um balanço grande feito de tecido. Técnicas realizadas com o columpio podem ser usadas de diversas formas, tanto em uma aula de educação física quanto em uma sessão de Pilates profissional. O columpio é utilizado para a movimentos que necessitam de mais flexibilidade do corpo suspenso ao ar, oferecendo aos praticantes equilíbrio e força.

Columpio wall

O Columpio Wall é realizado com o mesmo equipamento columpio, porém tem suas diferenças. Para a realização do Columpio Wall é necessário claro de um equipamento columpio, porém é necessário retirar os apoios para as mão e pés, ficando assim apenas com o balanço de tecido. Para a realização do Pilates em suspensão com o Columpio Wall, é necessário que ele seja acoplado a uma parede como diz o nome, para que sejam realizados os exercícios dessa modalidade. A principal função do Columpio Wall é ser prático, isso porque quando montado em sua aula a amplitude de exercícios possíveis de se realizar em uma aula de Pilates aumentam de forma razoável.

Locais onde são realizados o Pilates em suspensão

O Pilates em suspensão muitas vezes é realizado na máquina cadillac, que consiste em uma máquina desenvolvida por Joseph Pilates para a reabilitação de pacientes acamados. Mas, o Pilates suspenção também pode ser realizado em locais improvisados, desde que esteja seguro, apto a segurar o peso do corpo do indivíduo, ao ar livre e com a presença de equipamentos de qualidade. Já se formos falar de Columpio Wall, estamos falando de uma situação onde não ficamos cem por cento suspensos ao ar, consiste apenas em realizar os exercícios com um membro ou mais suspensos ao ar. Isso quer dizer que é possível realizar em estúdios de Pilates ou pode ser utilizado alguma parede qualquer com o devido suporte, mas claro, é necessário conter o Columpio!

O que otimiza o Pilates em suspensão

O Pilates em suspensão ajuda tanto quanto um treinamento funcional, tendo diversas áreas otimizadas. O Pilates suspenção realizada com frequência ajuda em:

  • Melhorar a coordenação motora;
  • Ampliar a força;
  • Aumentar a flexibilidade;
  • Proporcionar prazer e bem-estar;
  • Evitar patologias;
  • Reabilitar as lesões existentes;
  • Prevenir as dores;
  • Melhorar a qualidade do sono;
  • Melhorar a resistência física;
  • Melhorar a postura;
  • Proporcionar um enorme relaxamento do corpo e da mente;
  • Aumentar a concentração;
  • Fortalecer os pulmões;
  • Expandir a consciência corporal;
  • Evitar problemas neurológicos;
  • Alongar a musculatura;
  • Garantir estabilidade corporal;
  • Auxiliar no condicionamento físico;
  • Ajudar no processo de emagrecimento.

A atividade física do Pilates em suspensão pode lhe otimizar em outras diversas áreas do corpo, isso irá depender do exercício realizado e do objetivo do praticante.

Precauções que precisam de atenção

As precauções são, de fato, elementos importantes para o nosso aprendizado sobre o Pilates em suspensão, por isso iremos lhe apresentar mais sobre as suas precauções.

As precauções que devemos estar atentos é sempre em relação aos movimentos e como o paciente realiza os exercícios, respiração, posição, enfim, tudo conta. Para que nada de errado ou machuque o paciente é necessário pedir o feedback dos movimentos, dependendo de dores ou incômodos é possível que seja o modo de realização do exercício. Para prevenir qualquer machucado ou incômodo durante a semana do paciente é necessário que o profissional fique o tempo todo de olho nos movimentos.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.