Materiais exclusivos!

Pilates emagrece?

Enganam-se muito pessoas que veem o Pilates como atividade de alongamento e relaxamento, e, ao contrário do que muitos pensam, o Método exige controle, consciência corporal, forma muscular, além de auxiliar - e muito - no processo de emagrecimento.

Escrito por
Débora Luiza

Pilates emagrece?

Publicado em
28/10/2020
pilates-emagrece

O Pilates concentra inúmeros benefícios, como o aumento da flexibilidade, mobilidade articular, a tonificação dos músculos,  o combate aos mais diversos tipos de dores, a correção postural, o aumento da força e melhora da respiração e da concentração.

O Pilates no processo de emagrecimento é um benefício adquirido ao longo tempo, associado a alimentação equilibrada, proporciona resultados positivos, atrelado a constância, esforço, dedicação e muito disciplina ao longo do processo.

Porém poucos sabem, que quando complementada com outras ações o Pilates emagrece efetivamente. Além disso, as aulas podem ser direcionadas de acordo com o objetivo, nesse caso o emagrecimento, e nesse sentido, podem ser intercalados a exercícios mais intensos e aeróbicos. Por exemplo, aliada com uma dieta ou com uma prática do treinamento funcional, uma corrida, caminhada o Pilates pode potencializar a perda de peso.

O Método Pilates irá tonificar os músculos o que irá ajudar na melhora da postura adequada, também com a ajuda nesses casos disfarça a barriga com o alongamento corporal, pois a percepção corporal com essas melhoras muda totalmente, assim fornecendo uma silhueta mais desenhada e alinhada.

Pois também, nessa técnica os músculos abdominais são muito bem trabalhados e assim trabalhando a redução de medidas com a troca de massa gordurosa para massa muscular.

Com todos esses benefícios aliados ao movimento, temos apenas uma resposta para esta pergunta: Pilates emagrece!

Sobre o emagrecimento, se for o grande objetivo do aluno, deve de imediato ser comentado com o seu instrutor de Pilates. O profissional saberá indicar e orientar os melhores exercícios da técnica que colaboram com esse foco. Nesse texto, iremos revelar mais um pouco sobre o Pilates e sua pratica para a queima de gorduras e o seu gasto de energia considerável para esse objetivo.

Conheça também: Pilates para atletas

O Pilates e o emagrecimento: super aliados

É importante entender os focos do Método Pilates, como a concentração, flexibilidade, alongamento, correção da postura, consciência corporal, tonificação, fortalecimento físico e melhora de dores. Entre os seus focos, o emagrecimento não é o principal, porém, o Pilates é um grande aliado e ajudante para a obtenção da perca de peso, e seus focos são totalmente importantes para a eliminação de gordura corporal.

Como dito, os benefícios de estabilização, fortalecimento, alongamento, tonificação muscular que irão integrar o corpo e mente e ainda, a melhora no funcionamento do organismo, que é alcançada com a prática, como a rapidez do metabolismo. Todos em conjuntos são situações que irão gerar o emagrecimento e ajuda-lo se trabalhado da forma correta e objetiva.

A aula de Pilates emagrece? Em geral, durante 1 hora gera uma perca de 200 a 400 calorias, todavia, isso depende do decorrer da aula e os movimentos praticados nela. Por ser uma prática focada e indicada individualmente, centrando no objetivo, é importante sempre avisar o seu instrutor do seu objetivo para assim eles serem potencializados. Como o Pilates emagrece.

O Pilates emagrece com a integração do corpo e mente, consciência corporal e com a geração da melhora do funcionamento do metabolismo também ajuda na eliminação de substancias acumuladas no corpo, como uma certa drenagem, e assim ajuda na redução de medidas.

É necessário aliar com o praticante que busca o emagrecimento a prática de uma alimentação regrada e saudável. Para conjuntamente trabalhar esse objetivo com o Pilates emagrece, trazendo o objetivo principal e a pergunta: O Método Pilates emagrece? Além do mais, aliar uma atividade como o Treinamento Funcional, se interessar o aluno irá aumentar o gasto calórico e também auxiliar nesse foco.

Segundo um artigo realizado pelo pesquisador americano Hallsworthk “A realização de exercícios de resistência, como o Pilates, no período de 8 semanas pode diminuir 13% de gordura no fígado”. Através disso pode-se observar que existe comprovação de comprove que o Pilates é um excelente aliado na redução de gordura hepática, além de contribuir para a perda de peso.

Por isso, o Pilates emagrece sim! Como por consequência de seus exercícios e a queima de calorias. Os benefícios do Pilates auxiliam a perca de peso e promovem o bem-estar dos praticantes.

Além do mais, com essa contribuição do Pilates para o emagrecimento. A técnica do Pilates é uma das principais indicadas para obesos. Com sua diversidade de movimentos, os movimentos do Pilates respeitam as limitações, ajudando na sobrecarga articular, sem chegar à exaustão e sem desgaste, respeitando a mobilidade do paciente.

Em síntese, como afirma o Joseph Pilates “não interessa o que você faz e, sim, como você faz”. Considerando que o Pilates fortalece o tônus muscular profundamente, auxilia sim na perca de peso. Quando se trabalha o Power House, estamos lidando com a gordura no abdômen, onde se tem o maior acúmulo de gordura no corpo. Assim, sendo fundamental para o emagrecimento com a redução de medidas corporais. Por isso, a seguinte pergunta: Pilates emagrece?

Aula de Pilates aéreo: como ministrar?

É claro que ter hábitos saudáveis é sempre necessário, independente de seus objetivos, como se for o emagrecimento com o Pilates. Essa prática que integra corpo e mente, com certeza irá gerar a perca de peso de for esse de fato o seu foco. Como novamente, afirmou o idealizador do Método Pilates: “Poucos movimentos quando bem realizados e de forma correta e equilibrada valem por demasiadas horas de ginástica”.

Quando se tem uma boa orientação e um plano de aula, com junção de várias técnicas fornecidas pelo Pilates, como a resistência aeróbia, o Pilates é eficaz no emagrecimento. Com um bom instrutor o aluno irá alcançar seus objetivos.

O Pilates emagrece em quanto tempo?

A realização regular de exercícios físicos, tal como o Pilates, vai ajudar no emagrecimento sim, pois acelera o metabolismo e ajuda na tonificação dos músculos, ajudando no gasto calórico. Os resultados já são perceptíveis no primeiro mês de sessões de Pilates, analisando suas novas curtas em alguns meses.

Com o foco no emagrecimento, o instrutor irá orientar uma seleção de técnicas do Pilates com intensidade no movimento. Melhorando na ajuda do objetivo da perca de peso. O Pilates é o aliado do seu objetivo.

A determinação do tempo, é muito variada, depende do total de peso que se deseja perder, do biótipo do aluno, metabolismo e de alguns cálculos realizados com o objetivo de quantidade de peso.

Mas em média, os resultados vem no primeiro mês de prática. Em média 15 dias você já percebe diferença na balança, tudo feito por estimativa, pois depende do metabolismo do aluno.

Deve-se entender também que nem sempre a perca de peso na balança é o mesmo que perca de gordura. Pois a marca corporal é dividida em massa muscular e massa de gordura. O Pilates emagrece ou não está relacionado com a perca de massa de gordura e aumento da massa muscular. Isso pode ser percebido pelas medidas corporais, pois a massa de gordura ocupa maior volume, o que é contrário na muscular.

Então a redução de medidas é o grande sinal do emagrecimento, por isso o Pilates é o grande aliado para essa redução. E o seu tempo vai variar com o seu objetivo, biótipo e com suas práticas no dia a dia.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.