Materiais exclusivos!

Pilates Kids

Você sabia que o Pilates para crianças apresenta diversos benefícios no desenvolvimento corporal? Leia este conteúdo e entenda mais sobre como o Pilates Kids pode ser aplicado para o seu pequeno aluno!

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates Kids

Publicado em
23/11/2020
pilates-kids

Atualmente as crianças apresentam uma vida mais estressada e acelerada, pois a sociedade anda cobrando muito delas.

O método Pilates apresenta inúmeros benefícios para todas as pessoas de todas as idades e o Pilates Kids é uma área pouco explorada no mundo da saúde, logo vale a pena investir nas aulas dessa modalidade, pois as crianças precisam gastar energia e liberar todo o estresse do dia a dia.

O que é e como surgiu o Pilates Kids?

O Pilates Kids nada mais é uma variação do Pilates clássico, criado por Joseph Pilates, voltado para crianças, em que as sessões normalmente costumam durar de 45 a 50 minutos e são realizadas de 2 a 3 vezes por semana.

O interessante do método Pilates para as crianças é que ele é uma forma de atividade física, sem cargas excessivas, realizada de forma lúdica e interativa e que não afeta de forma nenhuma no desenvolvimento músculo-esquelético da criança.

Com o estresse do dia a dia, as crianças estão adquirindo problemas de saúde precocemente como: má postura, déficit de atenção, falta de concentração, fraqueza muscular, encurtamentos musculares e até déficit de equilíbrio.

Será que você realmente conhece o Pilates para crianças? Confira o quiz!

Nos Estados Unidos, no ano de 2006, o Pilates ganhou uma nova modalidade, fundamentada por fisioterapeutas e educadores físicos: o Pilates Kids. A ideia veio de estimular as crianças a praticar o Pilates com a finalidade de reduzir as queixas de dores nas costas causadas pelo peso excessivo das mochilas escolares. Após essa intervenção, o Pilates Kids ganhou fama mundial e hoje é praticado por todos.

O Pilates possui como princípios: a contrologia, a concentração, a fluidez, a respiração, a precisão e o controle. Todos esses princípios, quando realizados de maneira correta, auxiliam muito no bem-estar físico e mental das pessoas.

Como são realizadas as aulas de Pilates Kids?

A primeira coisa a se pensar quando citamos o método Pilates Kids é a associação do lúdico aos exercícios, de forma que, através das brincadeiras, o instrutor consiga aplicar exercícios de forma segura e divertida.

Nas aulas de Pilates Kids é muito importante que a turma tenha somente crianças, se possível da mesma faixa etária, sem adultos presentes no mesmo horário, pois isso melhora o rendimento da aula e a interação entre elas.

Como dito anteriormente, as aulas são realizadas de 2 a 3 vezes por semana em um período de 45 a 50 minutos por aula, podendo se estender a 1 hora dependendo do condicionamento físico da criança.

Na maioria das vezes, os estúdios de Pilates que trabalham com o público infantil especificamente, são repletos de cores chamativas e alegres, brinquedos e acessórios bem coloridos, como é o caso do Columpio utilizados no Pilates Suspenso.

Para tornar a aprendizagem e compreensão mais fácil, utilizamos nomes de animais para os exercícios. Brincar com as nomenclaturas dos animais estimula a parte cognitiva, tanto na parte de fixação do exercício, como o conhecimento de outra língua, visto que os nomes dos exercícios são todos em inglês.

É importante que o instrutor realize uma avaliação global da criança, tanto na parte de musculaturas (encurtamentos), como também em articulações e ossos para que, com decorrer das aulas, possa acompanhar a evolução, principalmente, postural.

Com qual idade as crianças podem iniciar no Pilates Kids?

Não há estudos que comprovem qual a melhor idade para iniciar com alguma atividade física. Porém, no mundo de hoje quanto mais cedo melhor, pois com a rotina agitada das crianças, elas começam a adquirir problemas de saúde muito precocemente.

Alguns estudiosos acreditam que a faixa etária após os cinco anos de idade é melhor, pois a criança consegue compreender melhor os comandos verbais e as atividades mais complexas. Também já apresentam uma noção maior de consciência corporal.

Porque os pais procuram pelo Pilates Kids?

Geralmente os pais procuram por aulas de pilates kids por motivos diversificados. Alguns desses motivos são:

  • Socialização e interação, incentivando a criança a aprender a lidar com questões coletivas e sociais;
  • Hiperatividade, devido à necessidade de concentração que os exercícios de pilates exige;
  • Problemas posturais e dores, causadas pelo sedentarismo e obesidade precoce devido à evolução da tecnologia, ou seja, cada vez mais as crianças ficam no celular, computador ou tablet e não praticam nenhuma atividade para movimentação corporal e gasto energético;
  • Prazer em praticar alguma atividade física.

Benefícios do Pilates Kids

O método Pilates voltado para as crianças apresenta muitos benefícios, dentre eles:

  • Melhora do desenvolvimento motor que é o responsável pelo crescimento social, intelectual e cultural da criança. Tendo um bom desenvolvimento motor a criança garante um bom domínio sobre o seu corpo ajudando a conquistar a sua independência.
  • Melhora da aquisição de habilidades funcionais, onde elas ganham habilidades para executar suas tarefas ao longo de suas vidas. Realizar a estimulação precoce dessas habilidades, evita distúrbios no desenvolvimento da criança.
  • Melhora do alinhamento postural, evitando futuros problemas nas costas.
  • Gera consciência postural, dessa forma, ela mesma passa a se corrigir quando senta de forma inadequada ou realiza movimentos que possam prejudicar a sua coluna.
  • Melhora a concentração, pois é necessário entender os movimentos que são propostos para realiza-los corretamente. Esse é um ponto chave, que beneficia também a rotina do dia a dia da criança.
  • Promove o crescimento saudável.
  • Constrói ossos e músculos fortes, pois o método possui exercícios com a finalidade de fortalecer o corpo de forma global, garantindo às crianças ossos e músculos fortes, auxiliando também no processo de crescimento saudável.
  • Mantém e desenvolve a flexibilidade para manter a agilidade no momento da execução dos exercícios, e auxilia para que as crianças não tenham problemas articulares no futuro.
  • Previne a obesidade infantil que é um problema que pode provocar muitas complicações na vida da criança como: Diabetes, hipertensão e colesterol alto.
  • Com o Pilates Kids, a criança movimenta o corpo com frequência ajudando na perda calórica, logo, ela tem mais facilidade para manter o peso sem causar danos à sua saúde.
  • Reduz o sedentarismo que é causador de problemas como a obesidade e danos no sistema cardiovascular da criança. Praticando Pilates elas deixam a preguiça de lado e encaram os exercícios como uma brincadeira, sendo assim, seu corpo garante uma grande movimentação através dos exercícios propostos.
  • Desenvolve a autoestima e a autoconfiança.
  • Melhora o sistema cardiovascular e respiratório com o ganho de condicionamento físico.

Exercícios mais comuns no Pilates Kids

  1. Arrepio do gato: Em posição de quatro apoios, arredondar a coluna imitando um gato se arrepiando e voltar à posição inicial.
  2. Serrote: Sentado em cima dos ísquios com as pernas afastadas e braços abertos, fazer uma rotação e flexão de tronco tentando encostar ou aproximar a mão do pé.
  3. Roll Over: Deitado em decúbito dorsal, pernas dobradas para cima, eleve as pernas e leve-as para trás apoiando ou aproximando os pés do solo.
  4. Elefante no Reformer: Em pé no Reformer, pernas afastadas, coloque as mãos na barra de apoio, empurre o carrinho para trás e retorne à posição inicial.
  5. Monkey no Cadillac: Deitado em decúbito dorsal, coloque as pontas dos pés e as mãos na barra do Cadillac, realizando a extensão de joelhos. Faça uma flexão com o tronco, elevando a barra.
  6. Ponte na Step Chair: Deitado em decúbito dorsal, apoiar os pés nos pedais da Step Chair, elevar o quadril e abaixar.
  7. Mergulho: Deitado em decúbito ventral segurando no Espaldar, elevar as pernas, simulando um mergulho de ponta na piscina.

Requisitos para ser um instrutor de Pilates Kids

É bom que se tenha um curso específico para praticar o método com as crianças, mas não é uma obrigação.

Para ser instrutor de Pilates Kids é preciso paciência, dedicação, criatividade e cuidado.

Insira músicas do universo infantil em suas aulas e descubra quais as opções favoritas da criançada. Isso faz com que o ambiente se torne mais leve e atrativo.

Cada criança apresenta restrições e limitações diferentes, podendo elas serem apresentadas fisicamente, psicologicamente ou motora. O Pilates Kids é, na maioria das vezes, trabalhado de forma preventiva, colaborando para um crescimento saudável e na melhora da qualidade de vida das crianças.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.