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Pilates para coordenação motora

A coordenação motora é a nossa habilidade de produzirmos qualquer movimento com os músculos e as funcionalidades do corpo humano, desde atividades que exigem integração entre diversas partes do corpo (como andar, subir escadas ou saltar), movimentos sutis (costurar, digitar, escrever) e ainda aquelas atividades de maior precisão (tocar um instrumento complexo e realizar uma cirurgia complicada). "Pilates para coordenação motora" é um conteúdo completo sobre coordenação motora e como o método pode aprimorá-la.

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Pilates para coordenação motora

Publicado em
1/9/2020
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A perda da coordenação motora sempre está associada a diversos motivos. Como por exemplo, ao longo de sua vida, é comum os humanos perderem o controle e a coordenação e equilíbrio. Isso pode acontecer ao passar do tempo que se envelhece e a perda de massa muscular é grande, ou há doenças neurológicas.

Clínico: Pilates para recuperação e prevenção de lesões

O Pilates contém exercícios para a coordenação motora e são direcionados para reverter e auxiliar na melhora do quadro, que aperfeiçoa os movimentos precisos e, assim, proporciona uma boa qualidade de vida ao praticante desses exercícios. Seus métodos aprimoram a coordenação, se observarmos que isto trabalha o corpo como um todo, que gera a consciência corporal, da propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais), com a utilização das molas e das bolas, além de serem realizados movimentos unilaterais, bilaterais e alternados que requerem domínio e conhecimento sobre o assunto, que desta forma incentiva a sua mente e sua coordenação motora.

Sempre se inicia com exercícios mais simples que vão te ajudar na sua coordenação motora. Mas tome cuidado, não treinar a sua coordenação motora significa ter lentidão no tempo de reação e diminuição da sua noção espacial, sendo assim, nunca deixem de realizar atividades nem que sejam no seu dia a dia.

Pilates para estabilidade articular

A coordenação motora

De modo rápido, podemos dizer que a coordenação motora é a habilidade que possuímos de realizar um movimento básico com a maior precisão e menor gasto de energia possível.

É a nossa capacidade de realizar qualquer movimento com nossos músculos e funcionalidades do nosso corpo, como andar, correr, agachar, abrir e fechar a boca, virar o pescoço, levantar os braços e entre outras milhares.

Todos esses “exercícios” que praticamos durante a vida, são aprimorados e desenvolvidos ao passar do tempo, porém podem haver casos que tenham limitações corporais, como problemas articulares ou por conta da chegada na terceira idade.

Os problemas nas articulações podem estar associadas a doenças, como a de Parkinson, Acidente Vascular Encefálico e doenças Neurodegenerativas, ou pode estar relacionada com a deficitária ausência de estímulo necessário, porque é necessário que o cérebro se movimente para que todos os músculos aprendam a trabalhar em conjunto.

Quando o cérebro e os músculos não estão corretamente conectados e afinados, acontece a dificuldade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo

Todos os exercícios que são realizados durante a infância tem influência na coordenação motora futura do indivíduo, ou seja na sua capacidade máxima de correr, andar, pular, agachar e esticar braços e pernas.

Há alguns casos que há a limitação como tremores e problemas articulatórios, que interferem na aplicabilidade dessa função.

Segundo a Dra. Eliane Coutinho: “A coordenação é um fenômeno intra e intermuscular caracterizado pela ativação das musculaturas na ordem e em momentos adequados. O equilíbrio é a habilidade de manter o corpo estável em determinada situação.

E isso adquire-se com o treinamento. Com o avanço da idade e perda muscular o equilíbrio e coordenação são comprometidos. Para manter a coordenação é necessário a execução de padrões motores em todas as amplitudes e planos de movimentos”

O Pilates para coordenação motora

Após entendermos como funciona a coordenação motora, é possível compreender com mais facilidade, de como o Pilates ajuda no desenvolvimento e nossa capacidade.A vantagem que temos em cima da coordenação motora ao praticar Pilates para coordenação motora, é que ele ajuda na melhora e cria uma consciência corporal e uma propriocepção, sendo considerado um fator primordial para funcionalidade eficaz da coordenação motora.

Pelo fato de seus movimentos usarem todas as regiões do seu corpo, juntamente com os músculos mais profundos e mais escondidos dos nossos físicos, isso ocorre porque o aluno obtém uma melhor ligação corporal, que gera uma melhor conexão na conversa entre eles, isso quer dizer que as respostas corporais irão ser mais velozes e precisas do que já foram, e claro, sem falha alguma.

Todos os exercícios do Pilates requerem precisão e domínio corporal para sua realização.

Seus exercícios são extremamente precisos, ou seja, precisam ser realizados com toda a atenção possível, precisão e cuidado nos movimentos, isto aperfeiçoara a sua coordenação motora e sua consciência corporal e a propriocepção.

Melhorar sua consciência corporal e te faz ter uma coordenação motora mais evoluída, além do praticante levar sua rotina do dia a dia tranquila e sem dificuldades, sem riscos de lesões ou surpresas, um dia sem preocupações com seu corpo.

Com o avanço da consciência corporal é permitido a maior atenção possível em cada mudança em sua parte do corpo, isso quer dizer que você irá conter habilidades mais avançadas e maior controle de seus movimentos.

Como os exercícios estão relacionados em parte com a mente, como consequência o indivíduo praticante que sofre por exemplo de ansiedade, contém menos chance de obter um ataque de ansiedade,pois aperfeiçoa a concentração e o relaxamento, também é obtido maior segurança para atingir seus objetivos e resultados desejados.

Com esses exercícios de precisão, todos os movimentos aprimorados e desenvolvidos, são ainda mais desenvolvidos no praticante, para o lado da recuperação da sua autossuficiência.

Nas aulas, o aluno tem disponível um profissional instrutor, que irá te auxiliar nos movimentos de precisão e de muita concentração pedidos pelo profissional, claro que de acordo com as condições dos indivíduos, tanto corporais quanto mentais, irá ser trabalhado todos os músculos que necessitam de recuperação na habilidade em questão.

Ao praticar Pilates durante um grande período de tempo, o praticante adquire uma rotina mais leve do que como era antes, tranquila e livre de dores do dia a dia, se livra de possíveis lesões e irá possuir uma grande autonomia corporal e consciente. Ou seja, além de te oferecer uma rotina melhor e mais leve, o indivíduo praticante melhora também sua autoestima e seu bem estar, pelo fato do corpo em forma vir como consequência das aulas de Pilates praticadas.

Outros benefícios do Pilates além da coordenação motora

  • Pilates aumenta a força e resistência muscular
  • Pilates melhora o equilíbrio, a concentração e a coordenação do corpo.
  • Pilates recupera lesões e evita lesões recorrentes.
  • Pilates traz boa forma física sem sofrimento. Sendo muito pelo contrário, o Pilates é extremamente prazeroso.
  • Pilates faz com que sua postura fique perfeita e ajuda no alívio das dores nas costas.
  • Pilates contribui na manutenção e/ou aumento da densidade óssea e prevenção de osteoporose.
  • Pilates é uma ótima maneira de relaxar e combater o estresse.
  • Pilates ajuda a tratar a depressão e melhora a auto estima.
  • Pilates ajuda no controle de peso.
  • Aumenta a flexibilidade;
  • Tonifica a musculatura;
  • Proporciona o menor atrito entre as articulações;
  • Causa o alívio de dores musculares;
  • Melhora a respiração;
  • Equilíbrio de todas as funções corporais;
  • Fortalece os músculos abdominais.

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