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Pilates para disposição

Caso você, fisioterapeuta, não saiba que o Pilates também pode ajudar com a disposição do corpo, leia este artigo! Ele é extremamente importante para você.

Escrito por

Pilates para disposição

Publicado em
27/7/2020
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A prática de Pilates proporciona um corpo e mente ativos, dessa forma gerando saúde e qualidade de vida ao praticante, como já dizia Joseph “A saúde não é apenas uma condição normal, e é um dever atingi-la e mantê-la”. Ainda discorrendo sobre a afirmação de Joseph, percebemos a importância que ele dava a capacidade de como a atividade física tem papel fundamental na prevenção e cura de doenças.

A sensação de prazer e bem estar proporcionados através da prática regular de atividade física, promove a liberação de neurotransmissores que geram essas sensações, e por esse motivo auxiliam na melhora da disposição, redução de tensões e alivio de quadros de dor.

Dentre os neurotransmissores liberados estão endorfina, serotonina e dopamina.

Esses hormônios em conjunto desempenham funções como melhora da atenção, da cognição, memória, sono, humor. Nota-se ainda que em indivíduos sedentários, com carga alta de estresse no organismo, ocorre diminuição na produção desses hormônios, observando assim maior irritabilidade, desmotivação e desregulação do sono. Além disso, a prática regular promove normalização a resistência insulínica

Confira o artigo completo: Pilates para atletas

O exercício do Pilates no dia a dia promove demasiados benefícios para a vida do praticante, a sua técnica estimula corpo, uma vez que permite maior liberdade de movimento e livre de tensões, bem uma mente aberta para adquirir novos aprendizados, assim equilibrando aspectos emocionais e restituindo a capacidade física do indivíduo.

Durante as aulas o praticante trabalha o corpo de forma global, pois os exercícios são executados com acionamento muscular do corpo todo, garantindo maior condicionamento físico, melhorando a flexibilidade, mobilidade articular e assim a disposição física e mental, proporcionando bem estar e ao vitalidade do aluno.

Isso porque o Método Pilates vai muito além de exercícios isolados, ganho de massa muscular e alongamento. É uma modalidade desafiadora, motivacional e estimulante, que gera no aluno desafios constantes durante as aulas, encorajando muito o praticante na sua rotina.

A junção de técnicas e elementos potencializam seus benefícios, proporcionam assim o equilíbrio físico e mental ao corpo.

O Pilates para a melhora da disposição no dia a dia

Uma pessoa fisicamente ativa consequentemente irá obter uma mente também ativa. Isso ocorre devido a manutenção de um corpo fisicamente, proporcionando liberação contínua de neurotransmissores que gera uma mente mais atenta, capaz de obter e guardar novos aprendizados. Além de, instigar com a dopamina e serotonina na melhora do humor. Todos esses benefícios em conjunto, irão melhorar demasiadamente a disposição do aluno. Desse modo, o Pilates é uma excelente prática, para gerar melhora na disposição, pois é direcionado no bem estar físico e emocional do aluno. Além do mais, é uma técnica motivacional e altamente estimulante, incentivando a vitalidade na rotina diária do praticante.

O grande passo para obter uma maior disposição é ter o corpo e mente em movimentação, ativas. Assim, tornando-se atento para as situações a sua volta, com a maior vitalidade vital. O Pilates com seus exercícios personalizados, estimulam o controle da respiração, do corpo e da mente; agindo diretamente na melhora do humor.

Seus exercícios irão mesclar técnicas de concentração, respiração e propriocepção. Desse modo, exigindo maior atenção em relação na execução dos movimentos e o foco durante suas atividades diárias. Obtendo o equilíbrio corporal e mental, a pessoa ganha maior disposição para realizar sua rotina diária, tanto no ambiente de trabalho, vida social e nos relacionamentos interpessoais, assim tornando-se mais motivada e satisfeita.

Como dar aula de Pilates avançado?

Afinal de contas, praticar o Pilates quer dizer realizar exercícios que vão instigar o indivíduo, despertar a capacidade de assumir novos desafios e promover foco. O aluno durante a aula irá sempre necessitar estar com muita atenção durante a sua realização de movimentos, assim obtendo o controle e conscientização sobre a sua mente. Assim, ele torna-se mais disposto, com padrão melhor de postura, respiração e ativo para desempenhar suas atividades, dessa forma além das valências obtidas com a prática, o indivíduo adota um novo estilo de vida, com melhora na saúde física e mental.

Por esse motivo, diminui a sensação de fragilidade sobre suas aflições, diminuindo os altos níveis de estresse. O Pilates é uma técnica que acalma o organismo aflito,  conscientizando sobre sua mente e assim trazendo a vitalidade e saúde mental.

Sobre o Método Pilates

O Pilates surgiu na Alemanha, no século XX, com o objetivo de unir o corpo e a mente durante a prática. Seu idealizador, Joseph Pilates, com esse objetivo desenvolveu a Contrologia, que significa a capacidade de controle e equilíbrio entre corpo e mente. A criação dessa técnica foi desenvolvida e estudada por vários anos, por meio das inúmeras áreas de conhecimento do criador, chegando ao que conhecemos hoje.

Seu grande diferencial dos demais, é que o Pilates não é apenas uma junção de exercícios prontos e sequenciais. Baseia-se em um método em que para a execução dos movimentos, o indivíduo esteja concentrado, para trabalhar o corpo e a mente de forma global. Desse forma, observa-se as necessidade do praticante, observando movimentos que apresenta mais dificuldade e aqueles com maior facilidade.

O profissional irá sempre analisar a prática do aluno, para planejar e desenvolver os exercícios que promovam o equilíbrio e ligação entre o corpo e mente. Para assim, a pessoa alcançar a grande importância no Pilates, o controle completo do próprio corpo.

A Contrologia desenvolve o controle consciente de todos os movimentos, gerando assim concentração, controle, precisão, centralização, respiração e fluidez de movimento, todos essenciais para uma excelente prática, boa disposição física e mental e assim mantendo a saúde em dia e qualidade de vida.

As vantagens do Pilates, estão na integração do corpo e mente e assim melhorando o funcionamento organismo. O controle da respiração e concentração durante a prática, por exemplo, são fundamentais para a técnica. Além do mais, através da prática, o Método Pilates promove liberação de dopamina e serotonina, esses são os hormônios ligados as sensações de prazer e bem estar, proporcionando o melhor controle sobre as emoções dos praticantes, fundamental para uma boa saúde.

Outros benefícios da prática do Pilates

  • Aumenta de força muscular;
  • Melhora resistência cardiopulmonar;
  • Melhora o equilíbrio, a concentração e a coordenação motora;
  • Recupera lesões e previne lesões;
  • Promove boa forma física.
  • Prática que promove sensação prazerosa, devido a dinâmica das aulas, sem monotonia
  • Melhora do padrão postural
  • Auxilia no alívio de queixas de dor
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Contribui na manutenção e/ou aumento da densidade óssea e prevenção de osteoporose;
  • Auxilia no tratamento de depressão, ansiedade e melhora a auto estima;
  • Ajuda no controle de peso;
  • Aumento da concentração:

visto que para cada movimento do método é necessário manter-se atento para a correta execução. E com a evolução da pratica do Pilates, o cérebro passa a trabalhar o corpo e a mente com constância. Durante a prática sempre é estimulada a concentração, em todos os exercícios. Como resultado, no dia a dia as tarefas terão mais atenção, auxiliando ainda a lidar com a agitação mental;

  • É uma ótima maneira de relaxar e combater o estresse: O Pilates é uma prática que estimula o físico e a mente, sem gerar desgaste e impacto. O estresse tem relação com o desequilíbrio hormonal, tensões musculares e quadros dolorosos, sendo trabalhados com as técnicas do Pilates;
  • Melhora da respiração: através de exercícios respiratórios específicos nas aulas, bem como a importância de uma respiração consciente durante a prática
  • Promove relaxamento: através dos exercícios respiratórios e de alongamento, reduzindo o estresse
  • Melhora da flexibilidade muscular: com exercícios de alongamento

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