Materiais exclusivos!

Pilates: para que serve?

Entenda os benefícios do Pilates para que serve, e em que os exercícios de Pilates podem ajudar no corpo e a mente!

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates: para que serve?

Publicado em
22/11/2020
pilates-para-que-serve

Você algum dia já parou para pensar no pilates para que serve, e o que a pratica da atividade física nos exercícios de pilates podem fazer com o corpo e a mente?

Abaixo você vai entender o pilates e para que serve, e vai entender no que os exercícios de pilates podem ajudar. Entenda abaixo como a prática de Pilates pode ser muito benéfica, e como a aula de pilates deve ser desenvolvida.

Mas antes de saber do pilates para que serve, você precisa conhecer o que ele é, e porque praticar pilates vem se tornado algo tão frequente no mundo.

O que é o Pilates?

O pilates é um método de atividade física que foi criado no ano de 1880, época em que acontecia a primeira Guerra Mundial, pelo seu criador Joseph Pilates, e a quem pensa que Joseph Pilates criou somente o pilates, está enganado, ele criou diversos equipamentos para praticar pilates, e eles são usados na aula de pilates até hoje.

Vale lembrar que o pilates foi criado através da inspiração em culturas ambientais, como a meditação, yoga e artes marciais.

O pilates busca fortalecer os músculos, para que se obtenha ótimos resultados, e vale lembrar que para praticar pilates, os equipamentos podem ajudar, mas eles não são essenciais.

Para entender o pilates para que serve, você precisa saber que qualquer pessoa pode fazer aula de pilates, e você só precisa ter um bom instrutor de pilates.

E conforme os exercícios de pilates vão sendo efetuados eles vão ficando cada vez mais difíceis, e o instrutor de pilates aumenta a dificuldade conforme o nível do paciente.

O pilates ajuda idosos, adultos, crianças, e atualmente temos até o pilates para gestantes a conquistar o tão sonhado bem estar.

Os benefícios do Pilates para que serve

O pilates possui ações no corpo e a mente, em sumo o pilates ajuda muito no bem estar de todos os praticantes, e é essencial para os que visam fortalecer os músculos, aumentar o condicionamento físico e entre outras coisas como:

Pilates: para que serve no músculo

Como a maioria dos exercícios físicos com muita disciplina e um bom instrutor de pilates, o individuo vai fortalecer os músculos, e no caso do pilates isso acontece especialmente nos músculos abdominais, e entre outros.

Pilates: para que serve na melhora do condicionamento físico

Os exercícios físicos que são praticados por meio do pilates melhoram o condicionamento físico, já que a prática de pilates, aumenta ainda mais a força e a resistência.

Pilates: para que serve na respiração

Para entender o pilates para que serve na respiração, você precisa saber que a respiração é um dos seis princípios da prática de pilates, e quando o método é praticado de uma forma continua, a nossa respiração é muito trabalhada durante as aulas, isso porque sabemos que a boa respiração é essencial para o nosso bem estar.

Pilates: para que serve na melhora da postura

Os alongamentos e as posições do pilates, auxiliam ao corpo a manter a postura certa e melhora a postura como um todo.

Pilates: para que serve nas dores nas costas

Para que você entenda o pilates para que serve nas dores nas costas basta observar que os exercícios de pilates acometem o corpo como um todo, e alivia muito as dores nas costas, já que as dores nas costas conseguem ser algo tão incomodo e cada vez mais comum.

Pilates: para que serve em idosos

Para entender o pilates para que serve em idosos, precisamos sempre lembrar que os idosos não estão aptos a fazer nenhum tipo de atividade física pesada, e é nisso que o pilates ajuda, já que os exercícios de pilates possuem pouco impacto e por isso ele é essencial para idosos.

Pilates: para que serve na consciência corporal

Normalmente é difícil entender e executar aquela contração que nunca fizemos, isso porque o corpo e a mente trabalham juntos, e esse trabalho leva o nome de consciência corporal.

A consciência corporal auxilia na execução dos movimentos, para que haja equilíbrio e sustentação, além disso,  a nossa mente comanda, interpreta os ambientes e cuida do nosso raciocínio.

Mas você deve estar se perguntando, e o pilates para que serve? É muito simples, nas aulas de pilates os instrutores de pilates costumam orientar para mantermos na posição correta, e se estamos se sentindo alinhados.

O uso do Pilates e para que serve, acaba fazendo com que nós aprendamos a ter essa consciência corporal em situações do nosso dia a dia e para a prática de atividade física.

Pilates: para que serve nas gestantes

O uso do Pilates para gestantes pode ser muito bem aproveitado, já que o mesmo costuma trazer inúmeras vantagens para a mulher que está esperando um bebê.

Um exemplo disso, é que o Pilates para gestantes aumenta a força muscular do assoalho pélvico que é o conjunto de músculos que sustentam nossos órgãos genitais e acabam sendo mais exigidos durante a gestação.

Como o assoalho pélvico precisa estar bem forte, pois ajudam a evitar a incontinência urinária e sem contar que o assoalho pélvico ajuda até na hora do trabalho de parto.

Entenda que o uso do pilates para que serve, é indicado para as gestantes já que o mesmo acomete mulheres grávidas aos exercícios de pouco impacto.

Pilates: para que serve nas dores nas costas das gestantes

Para entender o uso do pilates para que serve nas dores nas costas, precisamos lembrar que as grávidas costumam sofrer muito com elas, pelo fato do centro do corpo ser deslocado para frente, o que sobrecarrega a musculatura posterior. Além disso, o pilates fortalece a região do nosso corpo sustentando a coluna, que em meio à gravidez, sofre lesões devido ao peso do bebê.

O uso do pilates para que serve em transtornos mentais.

Para entender o uso do pilates para que serve nas doenças que acometem a mente, precisamos lembrar que é necessário acompanhamento do médico psiquiatra, mas o pilates para que serve, acaba relaxando a mente e em meio a tantos exercícios associados a práticas respiratórias.

E aí, conseguiu chegar à conclusão do pilates para que serve? Realmente os benefícios são inúmeros!

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.