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Pilates para resistência

Adquirir resistência física depende da individualidade biológica de cada ser humano. Isso porque cada pessoa irá adquirir a sua resistência física de formas próprias e conforme seus hábitos de vida, genética e outros fatores.

Escrito por

Pilates para resistência

Publicado em
25/8/2020
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A resistência está intimamente ligada com a capacidade cardiorrespiratória e muscular. Mas também tem relação com a atividade física praticada, por exemplo, na musculação a resistência muscular é enfatizada, enquanto que na natação a parte cardiopulmonar é mais exigida.

Mas para ganhar resistência física é necessário praticar exercício físico regular que exija valências diferentes, como no exemplo citado anteriormente. Todavia, algumas modalidades de atividades físicas trabalham diferentes valências de forma simultânea, como é o caso do Pilates, através de aulas que otimizam a resistência e força.

O Método Pilates é uma atividade física completa, trabalhando desde o alongamento até o fortalecimento dos músculos. Ajuda no ganho da resistência muscular e respiratória. Esses fatores são de extrema importância para a saúde, para quem já pratica algum esporte, podendo melhorar o desempenho, ou quando praticado pela população idosa, garantindo benefícios sem gerar impacto e sobrecarga.

As sessões do Método Pilates são sempre conduzidas por instrutores a todo momento, para também indicar o melhor exercício segundo a necessidade e caso particular de cada aluno. O diferencial do Método Pilates é a personalização da aula, exercícios com intensidades progressivas e adaptadas, sem o desgaste articular, movimentos repetitivos, impacto, mas gerando fortalecimento muscular e melhora da respiração, de modo a obter condicionamento físico de forma efetiva.

A procura do Método Pilates cresce de forma gradual devido a segurança e comodidade que proporciona, promovendo assim uma criação segura da resistência corporal. Desse modo, o praticante do Método Pilates ainda se beneficiará de bem-estar pleno, sem preocupações e com muita saúde, tudo isso por meio da sua resistência física que estará sendo reforçada e garantida.

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Pilates para resistência. (Foto: Divulgação)

O que é resistência física

Conceitualmente é entendida como a interação entre diferentes valências físicas com o objetivo de melhorar o funcionamento músculo-esquelético e metabólico do indivíduo. As valências físicas atribuídas são: força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular localizada e flexibilidade (Powers; Howley, 2000)

Também, envolve a capacidade adquirida e alcançada pelo corpo com a prática de exercícios que trabalhem as valências, através de atividades aeróbicas e anaeróbicas. Diz-se então, como reserva de energia necessária para os movimentos que planeja praticar com o menor gasto energético possível.

Para atingir ou até mesmo melhor a resistência física algumas considerações devem ser feitas, primeiramente observando o objetivo do indivíduo, visto que o condicionamento físico pode ser voltado para saúde, como também para melhora do desempenho esportivo.

Tratando sobre a população atlética, estudos tem demonstrado que o trabalho de diferentes valências físicas auxilia na prevenção de lesões, melhora do gesto esportivo, maior controle e consciência corporal, menor gasto de energia e consequentemente melhora do rendimento no esporte praticado.

Em contrapartida, temos a população comum, não- atleta, que nesse caso o principal objetivo é proporcionar qualidade de vida e melhora no desempenho de suas atividades diárias. Para isso, a recomendação deve conter exercícios resistidos, flexibilidade e resistência aeróbia; gerando benefícios ao organismo.

Por isso, as aulas do Método Pilates são sempre uma excelente opção de prática para o ganho dessas valências físicas e por consequência melhora da resistência física, pois o seu programa preparado particularmente contém todas essas diferentes aptidões.

Deve-se entender que a melhora da resistência física reflete em benefícios para a vida e saúde do indivíduo. Através da prática regular de exercício físico o indivíduo melhora o condicionamento físico, aumenta a massa muscular, reduz a quantidade de gordura no corpo e tem mais disposição para as atividades da vida diária.

No entanto, quando não praticado exercícios as perdas tornam-se significativas, observa-se redução da massa muscular, aumento da quantidade de gordura no corpo e redução da capacidade cardiopulmonar.

O Método Pilates gera grandes benefícios no condicionamento físico, além de aumento da disposição do praticante, de forma rápida e duradoura. Além do mais, o Método Pilates é um excelente suporte para complementar a resistência física e melhora do desempenho esportivo, tanto para atletas profissionais, quanto amadores.

O Método Pilates e seus benefícios

Os exercícios do Método Pilates irão estimular os músculos do corpo todo de forma simultânea. Trabalhando desde os músculos mais superficiais até os mais profundos. Com o trabalho de estabilização dos músculos profundos, controle dos movimentos e ativação dos músculos respiratórios, garante sustentação de todo corpo e melhora da capacidade cardiorrespiratória.

O Método Pilates, idealizado por Joseph Pilates, é uma técnica completa para o aumento da resistência física e do trabalho mental, através da consciência corporal e concentração, assim tem como função melhorar o equilíbrio muscular, da qualidade do movimento, controle do Power House. O Método Pilates trabalha o organismo no geral, trabalhando a correção da postura e ativação muscular, assim realizando a estabilidade do corpo necessária para uma vida com saúde (Steers, 2006).

O aumento da resistência física com o Método Pilates

Vamos entender agora como o Método Pilates pode melhorar a resistência física. As aulas de acordo com as limitações e objetivos que o indivíduo procura, e com isso podem ser realizadas diferentes condutas, desde aulas com foco em flexibilidade e alongamento, como também incluir exercícios aeróbicos. Além disso podem ser realizados circuitos durante as sessões, com a utilização de acessórios

Em partes, separando os benefícios do Método Pilates que vão fornecer agilidade, melhora da flexibilidade, equilíbrio e resistência aeróbia, e com isso proporcionando melhora da aptidão física.

Outro grande destaque do método é o trabalho respiratório, que auxilia de forma significativa em todos os ganhos, a consciência da respiração serve como ponto de partida para quem inicia no método.

As sessões trabalham com a tonificação do abdômen, que é excelente para a realização de atividades físicas e também na prática de esportes, porque a ativação e fortalecimento desses músculos é extremamente exigida nessas atividades.

O Método Pilates trabalha também o aumento da flexibilidade. A flexibilidade é uma valência muito individual, e por isso é muito variável em cada pessoa e vai envolver diversos fatores como sexo, idade, atividade que pratica, atividades rotineiras entre outras. Os movimentos de alongamento e mobilidade são essenciais para o aumento da flexibilidade e para que o corpo seja alongado.

Desse modo, independente do exercício realizado é imprescindível concentração durante a execução e, especificamente nos exercícios de alongamento, é necessária atenção, para evitar lesões musculares. Os exercícios de alongamento proporcionam ainda relaxamento muscular, devido a diminuição dos batimentos cardíacos e também da frequência respiratória.

Em resumo, antes de iniciarmos com a prática do aluno é necessária uma completa avaliação, observando limitações, nível de atividade física e objetivos, e com isso seja realizado um planejamento para atender as necessidades do aluno.

Através da abordagem que o Pilates permite é possível melhorar a resistência física, trabalhando juntamente com os benefícios do método, como força, flexibilidade, equilíbrio, controle de Power House e entre outras. Desse modo, é possível extrair do aluno o máximo de proveito durante as sessões, através de aulas individualizadas e com acompanhamento profissional especializado.

Contudo, a prática regular traz benefícios para a vida do indivíduo, não somente valências físicas, mas também na parte emocional, através da capacidade que o indivíduo adquire de minimizar problemas e estresse, resultando assim na melhora na saúde e do estilo de vida.

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