A resistência está intimamente ligada com a capacidade cardiorrespiratória e muscular. Mas também tem relação com a atividade física praticada, por exemplo, na musculação a resistência muscular é enfatizada, enquanto que na natação a parte cardiopulmonar é mais exigida.
Mas para ganhar resistência física é necessário praticar exercício físico regular que exija valências diferentes, como no exemplo citado anteriormente. Todavia, algumas modalidades de atividades físicas trabalham diferentes valências de forma simultânea, como é o caso do Pilates, através de aulas que otimizam a resistência e força.
O Método Pilates é uma atividade física completa, trabalhando desde o alongamento até o fortalecimento dos músculos. Ajuda no ganho da resistência muscular e respiratória. Esses fatores são de extrema importância para a saúde, para quem já pratica algum esporte, podendo melhorar o desempenho, ou quando praticado pela população idosa, garantindo benefícios sem gerar impacto e sobrecarga.
As sessões do Método Pilates são sempre conduzidas por instrutores a todo momento, para também indicar o melhor exercício segundo a necessidade e caso particular de cada aluno. O diferencial do Método Pilates é a personalização da aula, exercícios com intensidades progressivas e adaptadas, sem o desgaste articular, movimentos repetitivos, impacto, mas gerando fortalecimento muscular e melhora da respiração, de modo a obter condicionamento físico de forma efetiva.
A procura do Método Pilates cresce de forma gradual devido a segurança e comodidade que proporciona, promovendo assim uma criação segura da resistência corporal. Desse modo, o praticante do Método Pilates ainda se beneficiará de bem-estar pleno, sem preocupações e com muita saúde, tudo isso por meio da sua resistência física que estará sendo reforçada e garantida.
Conceitualmente é entendida como a interação entre diferentes valências físicas com o objetivo de melhorar o funcionamento músculo-esquelético e metabólico do indivíduo. As valências físicas atribuídas são: força muscular, potência, resistência cardiovascular, resistência muscular localizada e flexibilidade (Powers; Howley, 2000)
Também, envolve a capacidade adquirida e alcançada pelo corpo com a prática de exercícios que trabalhem as valências, através de atividades aeróbicas e anaeróbicas. Diz-se então, como reserva de energia necessária para os movimentos que planeja praticar com o menor gasto energético possível.
Para atingir ou até mesmo melhor a resistência física algumas considerações devem ser feitas, primeiramente observando o objetivo do indivíduo, visto que o condicionamento físico pode ser voltado para saúde, como também para melhora do desempenho esportivo.
Tratando sobre a população atlética, estudos tem demonstrado que o trabalho de diferentes valências físicas auxilia na prevenção de lesões, melhora do gesto esportivo, maior controle e consciência corporal, menor gasto de energia e consequentemente melhora do rendimento no esporte praticado.
Em contrapartida, temos a população comum, não- atleta, que nesse caso o principal objetivo é proporcionar qualidade de vida e melhora no desempenho de suas atividades diárias. Para isso, a recomendação deve conter exercícios resistidos, flexibilidade e resistência aeróbia; gerando benefícios ao organismo.
Por isso, as aulas do Método Pilates são sempre uma excelente opção de prática para o ganho dessas valências físicas e por consequência melhora da resistência física, pois o seu programa preparado particularmente contém todas essas diferentes aptidões.
Deve-se entender que a melhora da resistência física reflete em benefícios para a vida e saúde do indivíduo. Através da prática regular de exercício físico o indivíduo melhora o condicionamento físico, aumenta a massa muscular, reduz a quantidade de gordura no corpo e tem mais disposição para as atividades da vida diária.
No entanto, quando não praticado exercícios as perdas tornam-se significativas, observa-se redução da massa muscular, aumento da quantidade de gordura no corpo e redução da capacidade cardiopulmonar.
O Método Pilates gera grandes benefícios no condicionamento físico, além de aumento da disposição do praticante, de forma rápida e duradoura. Além do mais, o Método Pilates é um excelente suporte para complementar a resistência física e melhora do desempenho esportivo, tanto para atletas profissionais, quanto amadores.
Os exercícios do Método Pilates irão estimular os músculos do corpo todo de forma simultânea. Trabalhando desde os músculos mais superficiais até os mais profundos. Com o trabalho de estabilização dos músculos profundos, controle dos movimentos e ativação dos músculos respiratórios, garante sustentação de todo corpo e melhora da capacidade cardiorrespiratória.
O Método Pilates, idealizado por Joseph Pilates, é uma técnica completa para o aumento da resistência física e do trabalho mental, através da consciência corporal e concentração, assim tem como função melhorar o equilíbrio muscular, da qualidade do movimento, controle do Power House. O Método Pilates trabalha o organismo no geral, trabalhando a correção da postura e ativação muscular, assim realizando a estabilidade do corpo necessária para uma vida com saúde (Steers, 2006).
Vamos entender agora como o Método Pilates pode melhorar a resistência física. As aulas de acordo com as limitações e objetivos que o indivíduo procura, e com isso podem ser realizadas diferentes condutas, desde aulas com foco em flexibilidade e alongamento, como também incluir exercícios aeróbicos. Além disso podem ser realizados circuitos durante as sessões, com a utilização de acessórios
Em partes, separando os benefícios do Método Pilates que vão fornecer agilidade, melhora da flexibilidade, equilíbrio e resistência aeróbia, e com isso proporcionando melhora da aptidão física.
Outro grande destaque do método é o trabalho respiratório, que auxilia de forma significativa em todos os ganhos, a consciência da respiração serve como ponto de partida para quem inicia no método.
As sessões trabalham com a tonificação do abdômen, que é excelente para a realização de atividades físicas e também na prática de esportes, porque a ativação e fortalecimento desses músculos é extremamente exigida nessas atividades.
O Método Pilates trabalha também o aumento da flexibilidade. A flexibilidade é uma valência muito individual, e por isso é muito variável em cada pessoa e vai envolver diversos fatores como sexo, idade, atividade que pratica, atividades rotineiras entre outras. Os movimentos de alongamento e mobilidade são essenciais para o aumento da flexibilidade e para que o corpo seja alongado.
Desse modo, independente do exercício realizado é imprescindível concentração durante a execução e, especificamente nos exercícios de alongamento, é necessária atenção, para evitar lesões musculares. Os exercícios de alongamento proporcionam ainda relaxamento muscular, devido a diminuição dos batimentos cardíacos e também da frequência respiratória.
Em resumo, antes de iniciarmos com a prática do aluno é necessária uma completa avaliação, observando limitações, nível de atividade física e objetivos, e com isso seja realizado um planejamento para atender as necessidades do aluno.
Através da abordagem que o Pilates permite é possível melhorar a resistência física, trabalhando juntamente com os benefícios do método, como força, flexibilidade, equilíbrio, controle de Power House e entre outras. Desse modo, é possível extrair do aluno o máximo de proveito durante as sessões, através de aulas individualizadas e com acompanhamento profissional especializado.
Contudo, a prática regular traz benefícios para a vida do indivíduo, não somente valências físicas, mas também na parte emocional, através da capacidade que o indivíduo adquire de minimizar problemas e estresse, resultando assim na melhora na saúde e do estilo de vida.