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Pilates para respiração

A respiração é uma condição essencial para a vida. Por isso é um fator que deve ser sempre bem explorado para sua manutenção e bem estar dos seres vivos: uma respiração eficiente é fundamental para uma qualidade de vida melhor, e uma poderosa técnica que contribui para isso é o Método Pilates.

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Pilates para respiração

Publicado em
24/8/2020
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Quem já praticou o Método Pilates certamente já ouviu inúmeras vezes o instrutor orientando sobre a forma correta de respirar durante a prática das séries de exercícios, correto? Todos os profissionais do Método Pilates são especializados fazem cursos e workshops onde aprendem e ressaltam sobre a importância da respiração no Método Pilates.

Durante o dia-a-dia, os estresses e as aflições podem gerar uma diminuição dos ciclos respiratórios sem que você perceba, prejudicando assim a sua saúde. Porém, quando os pulmões são carregados pelo gás oxigênio, eles concedem a oxigenação para todas as células corporais por meio do oxigênio sendo transportado pelas hemoglobinas por toda a corrente sanguínea.

Segundo o criador do Método Pilates, Joseph Pilates: “Respirar é o primeiro e último ato da vida. Nossa vida depende disso. Visto que não podemos viver sem respirar, é tragicamente deplorável contemplar os milhões e milhões que nunca aprenderam a dominar a arte de respirar corretamente.” Conforme Joseph Pilates ressalta, o motivo do Método Pilates promover uma oxigenação completa e plena pelas células de todo o corpo pode assim ajudar para a cura e melhora de algumas doenças e lesões. Tendo isso em vista, a oxigenação correta dos tecidos é fundamental para sua regeneração, imunidade e consequentemente o benefício da saúde.

Respirar corretamente é fundamental

Quando a respiração é realizada de forma correta, todo o sistema imunológico do corpo é fortificado e funcionará de forma mais aprimorada, assim evitando e enfrentando as doenças, bactérias e corpos estranhos que podem surgir (por exemplo, as doenças respiratórias, que são bastante corriqueiras durante o inverno). Essas patologias e entre outras estão relacionadas com uma baixa imunidade ou com uma certa dificuldade no trabalho do sistema imunológico.

Por isso, o sistema imunológico deve estar sempre em bom funcionamento, assim os processos de eliminação de toxinas do corpo são otimizados, as ações de fagocitose das células de defesa, responsáveis pela eliminação de patógenos e as funções vitais do corpo são melhoradas, a energia corporal aumenta, bem como outros benefícios. Assim o corpo e a mente são equilibrados e melhorados, proporcionando uma melhor saúde e bem estar.

Uma respiração adequada também está relacionada com o estado da mente e o emocional. Com seu controle têm-se um maior controle das emoções, equilíbrio nos comportamentos e reações, melhora da postura e de diversos sistemas do corpo.

Para Inelia Garcia: “Respiração, emoção e mudança de comportamento estão muito relacionados e, por este motivo, Joseph Pilates dava muita ênfase a ter um controle da respiração para poder desacelerar a nossa mente, controlando nossas atitudes e ações.”

Ainda mais, relembra Inelia: “Para Joseph Pilates, era vital saber como respirar. Cada exercício tem seu próprio padrão de respiração, que varia de acordo com os músculos que está focalizando. Então, para a maioria dos exercícios, a regra é inspirar antes do início do movimento e expirar durante. Não segure a respiração, que pode estressar o coração e levar a complicações posteriores”.

A respiração e Joseph Pilates

Algumas dessas frases do Joseph Pilates, criador do Método Pilates e estudioso sobre o corpo e a saúde, reafirmam esse princípio e sua importância, entre elas:

  • “Mesmo que você não siga nenhuma das outras instruções, aprenda a respirar corretamente.”
  • “Esprema o pulmão como se você tivesse secando uma toalha usada.”
  • “Você deve inspirar e expirar completamente, sempre tentando ‘espremer’ cada átomo de ar impuro dos seus pulmões, de maneira semelhante à quando esprememos cada gota de água de um pano molhado”.

Dessa forma fica claro observar que a respiração é um dos princípios do Método Pilates, assim como a ativação do centro de força (chamado Power House), que é composto pela musculatura abdominal profunda e entre outras. Para auxiliar na ativação dessa musculatura do Power House, não se deve realizar uma respiração abdominal, que expande o abdômen, e infla as paredes do abdômen durante essa respiração, o que geraria um conflito entre os dois princípios.

Também não se pode elevar os ombros durante a inspiração, que assim vão causar tensão na musculatura do ombro e da cervical. O correto é que a respiração seja feita na altura das últimas costelas, com a ação do diafragma.  A respiração correta deve incluir a inspiração de forma bem profunda, pelo nariz e preenchendo todo os pulmões de ar, e a expiração deve ser forte, por meio da boca.

Pilates e o controle da respiração

O Método Pilates se fundamenta na inclusão de todos os movimentos corporais, com sua total consciência e de forma fluída e controlada. Para isso, o praticante tem que compreender os princípios e objetivos da técnica. A respiração consciente e adequada é fundamental no Método Pilates para a realização dos movimentos e para alcançar os objetivos que se desejam com os exercícios.

Portanto, cada movimento deve ser realizado com as propriedades do Método Pilates em mente e, consequentemente, com uma respiração correta. Até a postura do praticante irá direcionar sobre como respirar melhor para aproveitar cada exercício de sua forma. Além do mais, por meio da respiração correta é que se vai despertar o conceito do Power House (core). Sem a respiração correta e consciente não se tem a conscientização com toda eficácia.

Assim sendo, esses dois fatores se complementam e se apoiam: a respiração trabalha e ativa dois fatores essenciais do core (a caixa torácica e a caixa abdominal, separados pelo diafragma) que mesmo sendo separados, esses dois compartimentos exercem influência um sobre o outro.

Alguns exemplos de como a respiração pode auxiliar na realização de exercícios:

  • Ao fazer uma torção pode-se expirar para aprofundar e simultaneamente realizar uma descompressão para ativar o Power House;
  • Ao fazer uma flexão de coluna é necessário expirar. A expiração auxilia na realização do movimento;
  • Para fazer o TEASER tem que expirar para adquirir a estabilidade que o movimento desafia;
  • Para fazer uma extensão de coluna como o SWAN é preciso inspirar para gerar a mobilidade no gradil costal e fazer a extensão no segmento vertebral que se tem a maior dificuldade, que é a região torácica;

Desse modo, nota-se que o Método Pilates é o grande auxiliador para corrigir toda a respiração. E assim, fortalecer o sistema imunológico, contra doenças respiratórias, por exemplo, para ajustar as funções orgânicas corporais, para melhorar a energia vital e o equilíbrio emocional.

Contudo, a técnica respiratória não segue uma regra pré-estabelecida, todavia, como forma para segurança e evitar lesões, o recomendado é realizar a expiração no movimento em que se executa o exercício, mas que pode ser adequada de acordo com a necessidade de cada indivíduo.

Exercícios do Pilates para respiração

  • Respiração eficiente: Em decúbito dorsal, posicione as mãos sobre as costelas. Solicitar que ao inspirar o aluno direcione o ar para as mãos, expandindo a caixa torácica. Ao expirar, o fechamento das costelas deve ser realizado.
  • Respiração de forma controlada: Esse exercício tem por finalidade aumentar os tempos inspiratórios e expiratórios. Inicialmente instrua o aluno como será realizado o exercício, em que será realizado a contagem da inspiração e da expiração. Inicie com 5tempos, tanto inspiratório quanto expiratório, evoluindo aos poucos. Por exemplo: solicite ao aluno que inspire em 5 tempos, e o instrutor realiza a contagem (1,2,3,4 e 5) e solicite a exalação em 5 tempos (5, 4, 3, 2, 1).

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