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Pilates e o aparelho reformer

O reformer é um aparelho desenvolvido por Joseph Pilates, aprimorado tempos depois pelas gerações seguintes do grande criador do Pilates. Neste conteúdo, vamos discorrer sobre como o Reformer impacta no mundo do Pilates e quais são os principais exercícios com ele.

Escrito por
Débora Luiza

Pilates e o aparelho reformer

Publicado em
1/10/2020
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O Método Pilates é composto por uma grande série de exercícios que podem ser realizados tanto em solo (Mat Pilates) quanto em equipamentos, como o Pilates Reformer, um grande protagonista do Método e muito utilizado durante as aulas de Pilates Studio. Por conta de ser um dos equipamentos tradicionais, o Pilates Reformer possui uma grande variação de exercícios que auxiliam o praticante em diversas situações e em todas as fases da vida.

O Pilates Reformer é um dos aparelhos do Pilates que se assemelha a uma cama com rodas, o que auxilia o praticante do Método a realizar os exercícios, muito usado para adquirir condicionamento físico, flexibilidade, força e para reabilitar.

Apesar de sua aparência simples, o aparelho Pilates Reformer possui diversas funções por contar com seus diversos componentes embutidos em uma estrutura completa e versátil, composta por molas, alças, barras e o carrinho deslizante.

Nesse equipamento, podemos realizar exercícios sentados, ajoelhados, apoiados, em pé, deitados de costas, de frente, de lado. Isso é possível devido a mecânica do movimento que o carrinho deslizante do Pilates Reformer oferece, além dos diversos componentes, que atuarão diferentemente de acordo com a parte do corpo e com o exercício realizado.

Componentes do reformer

Molas

O Pilates Reformer é composto por um total de cinco molas com duas intensidades diferentes, sendo as quatro vermelhas de grande resistência e a mola azul, centralizada ao eixo do aparelho, de resistência média.

Barra móvel

Essa barra é usada para ativar o Power House através do apoio das mãos e dos pés. Apesar de oferecer vantagens e exercícios elaborados, é apenas encontrada no Pilates Reformer Tower.

Alças

As alças do Pilates Reformer são utilizadas para o apoio das mãos e/ou dos pés durante o exercício do Método Pilates, proporcionando uma imensa quantidade de movimentos e variações.

Barra de apoio

É a barra próxima aos pontos de fixação das molas do Pilates Reformer. Pode ser ajustada em 5 alturas e é utilizada em exercícios onde estabilizaremos o membro de apoio do corpo.

Ombreiras removíveis

São usadas como suporte para os ombros quando em decúbito ventral sobre o Pilates Reformer, por exemplo. Também é possível realizar exercícios em que as ombreiras apoiem outras partes do corpo, como os pés, calcanhares, joelhos, mãos e etc.

Carrinho deslizante

Um dos componentes mais utilizados do Pilates Reformer, onde o praticante realiza o movimento em diversas posições e variações. Por conta da física que o aparelho utiliza, podemos usá-lo como uma forma segura e com baixo impacto para diversos exercícios.

Benefícios do Pilates Reformer

  • Aumento da força;
  • Ganho de flexibilidade;
  • Reabilitação de diversos casos clínicos;
  • Ganho de resistência muscular;
  • Melhora da função respiratória;
  • Manutenção da estabilidade do corpo;
  • Corrige a postura;
  • Ativa diretamente o Power House;

Exercícios indicados no Pilates Reformer

Todos os exercícios realizados sobre o Pilates Reformer trabalham a força, a mobilidade articular da coluna, a flexibilidade e o equilíbrio. A maioria dos exercícios estão relacionados diretamente com o ato de empurrar ou puxar o carrinho deslizante sobre seus trilhos e podem ser feitos com o aluno deitado, sentado ou em pé sobre o aparelho, ou ainda no solo, fora do Pilates Reformer, e apoiado no carrinho deslizante ou em outro componente, seja por iniciantes ou por alunos mais experientes. Em suma, o Pilates Reformer pode ser usado para se trabalhar toda a musculatura do corpo em diversas posições sem comprometer a eficácia do movimento.

A base instável do Pilates Reformer (o carrinho deslizante) exige que o aluno tenha uma boa estabilidade de centro para que seja possível trabalhar da forma ideal tanto os membros inferiores quanto os membros superiores. Inicialmente no nível básico, a força e a resistência muscular e o controle neuromotor são construídos para que, no nível intermediário, a coordenação e o equilíbrio sejam desafiados com segurança.

Independente dos níveis dos movimentos e, principalmente, do aluno, existem diversos exercícios que exigem mais força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação quando comparados ao Pilates Mat. Em ordem crescente de dificuldade, podemos indicar os seguintes exercícios sobre o Pilates Reformer para diversificar a aula e intensificar o trabalho muscular, gerando estímulos distintos ao aluno:

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Bridge

Objetivo: Mobilizar a coluna vertebral, fortalecer o Power House e os extensores do quadril e da coluna;

Método: Em decúbito dorsal no Pilates Reformer, membros inferiores com joelhos e quadril flexionado e pés apoiados na barra de apoio, membros superiores repousados ao lado do tronco, o aluno deve elevar o quadril, estendendo-o e retornando-o à posição inicial, de forma lenta e progressiva, mobilizando vértebra por vértebra e associando a espiração com o movimento.

Footwork Toes

Objetivo: Fortalecimento dos extensores do quadril, extensores do joelho e flexores plantares;

Método: Aluno em decúbito dorsal sobre o Pilates Reformer, ponta dos pés apoiadas sobre a barra de apoio, com o quadril e joelhos fletidos, membros superiores ao lado do tronco; movimento inicia-se com a extensão dos joelhos e quadril, evitando a hiperextensão dos joelhos.

Arms Up and Down

Objetivo: Fortalecer grande dorsal, peitoral maior, deltóide e ativar Power House;

Método: Em decúbito dorsal sobre o Pilates Reformer, membros inferiores com quadril e joelho flexionados a 90° e pés elevados; membros superiores com ombros fletidos e mãos segurando as alças, o aluno deve realizar a extensão dos ombros e espirar completamente, retornando à posição inicial para inspirar e realizar a próxima repetição.

The Hundred

Objetivo: Fortalecimento da musculatura abdominal e dos paravetebrais;

Método: (Posição semelhante à Arms Up and Down) em decúbito dorsal, quadril e joelhos flexionados a 90° e pés elevados, membros superiores com ombros flexionados segurando as alças de mãos, o aluno realizará a flexão da coluna vertebral, extender os joelhos e os ombros, levando os braços à lateral do tronco para enfim pulsá-los levemente por 5 vezes e enfim retornar à posição inicial. Repetir duas séries de 10 repetições, com 5 pulsos em cada repetição.

Leg Lowers

Objetivo: Fortalecer isquiotibiais e glúteo máximo;

Método: Aluno em decúbito dorsal sobre o Pilates Reformer, membros inferiores com quadril flexionado, joelhos estendidos e pés presos nas alças de pés, com membros superiores repousados na lateral do tronco; o exercício é realizado com a extensão de quadril, mantendo a lombar apoiada sobre o carrinho e espirando durante o movimento.

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Leg Circles

Objetivo: Fortalecimento de isquiotibiais, glúteo máximo e adutores de quadril;

Método: Quadril flexionado, joelhos estendidos e pés presos nas alças de pés do Pilates Reformer, com os membros superiores repousados na lateral do corpo, o aluno deverá realizar movimentos circulares com as pernas, abduzindo e estendendo o quadril, retornando à posição inicial.

Mermaid

Objetivo: Alongamento da cadeia lateral;

Método: Aluno sentado de lado no Pilates Reformer, com os joelhos fletidos e membros superiores com um braço ao lado do corpo e outro com a mão apoiada sobre a barra de apoio; o movimento consiste em empurrar o carrinho e associar a elevação do outro membro sobre a cabeça, abduzindo o ombro e retornando à posição inicial;

Variação: Podemos associar a rotação da coluna e apoiar a mão livre na barra de apoio para potencializar o alongamento da cadeia lateral.

Stomach Massage

Objetivo: Alongamento da cadeia posterior e mobilização da coluna em flexão;

Método: Sentado no Pilates Reformer de frente para a barra de apoio, membros inferiores com joelhos e quadril fletidos, pés apoiados na barra de apoio e membros superiores com as mãos ao lado dos pés, segurando a barra de apoio, o aluno deverá extender os joelhos e o quadril, flexionando a coluna sem soltar a barra de apoio, retornando à posição inicial.

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