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Pilates suspenso

Conheça o Pilates suspenso, ou aéreo, e entenda os benefícios de praticar o método Pilates suspenso no ar!

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates suspenso

Publicado em
25/3/2021
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Você conhece o método de Pilates aéreo ou suspenso? Caso não tenha ouvido comentários fique atento a esse post pois iremos abordar o queridinho do momento, pois muitos famosos estão praticando o método e influenciando o mundo inteiro a praticar.

Com o método Pilates em suspensão você consegue criar muitos exercícios suspensos diferentes e interessantes para mobilizar seu corpo de forma global.

O que é Pilates em suspensão?

O método Pilates em suspensão é o Pilates convencional, porém com exercícios suspensos, em equipamentos próprios do método, simulando acrobacias de circo.

Quando jovem, Joseph Pilates trabalhou em um circo como modelo anatômico e com algumas acrobacias que venciam a gravidade para serem realizadas. Frente a isso, observou a necessidade de implementar essa nova modalidade ao método do pilates.

É uma área nova, e isso faz com que chame a atenção de muitos cada vez mais, pois desafiam os alunos em exercícios diferentes de suas rotinas, exercícios que desafiam as leis da gravidade e muitas vezes tiram o aluno da sua zona de conforto.

A grande maioria dos indivíduos da sociedade atual acreditam que este método seja apenas para crianças e adolescentes, mas estão muito enganados. O Pilates em suspensão pode ser usado por qualquer pessoa, de qualquer idade, inclusive gestantes e idosos.

Os exercícios podem auxiliar muito nas patologias de coluna vertebral e na reeducação postural, pois são exercícios sem carga articular e que exigem muito da musculatura, gerando ganho de força e resistência muscular, por trabalhar na maioria das vezes contra a força da gravidade. Também trabalha muito o alongamento muscular, pois para executar os exercícios suspensos é necessário um certo grau de flexibilidade.

Quais acessórios usar no método Pilates em suspensão?

Alguns acessórios são próprios do método Pilates em suspensão sendo eles:

  • Columpio: foi criado a séculos (acredita-se que pelos budistas) e é o preferido dos alunos, pois a possibilidade de exercícios que podem ser executados nele são enormes. É um tecido de material ultraleve, flexível e resistente ao mesmo tempo, contém duas alças para mãos e pés e três níveis de altura. Nele é possível que todos os públicos possam realizar exercícios, inclusive idosos, gestantes e pacientes neurológicos.
  • Columpio Wall: semelhante ao Columpio (do mesmo material) porém sem as alças e fica fixado à parede, para que possa usar a parede como apoio em alguns exercícios. Muito usado para alunos inseguros.
  • Fita de suspensão ou TRX: fita que pode ser fixada em qualquer local, inclusive árvores e que permite uma variedade imensa de exercícios.
  • Lira: muito usada no circo para acrobacias. Consiste basicamente em um aro de metal em que podem ser realizados exercícios de força e flexibilidade, resistência muscular, equilíbrio e reeducação postural.

Benefícios do método Pilates em suspensão

Assim como no método Pilates clássico os benefícios são enormes, no Pilates em suspensão os benefícios são ainda maiores pois como vimos, ele trabalha contra a gravidade, enfatizando ainda mais alguns ganhos como é o caso da consciência corporal.

Veja abaixo uma lista de benefícios que o método Pilates aéreo pode proporcionar aos seus alunos:

  • Ganho de força e resistência muscular;
  • Ganho de flexibilidade muscular e articular;
  • Melhora do equilíbrio e da coordenação motora;
  • Melhora da postura dinâmica e estática;
  • Alívio de dores na coluna e demais articulações;
  • Reduz o estresse e a ansiedade;
  • Combate a insônia;
  • Proporciona aos adultos sensação de bem-estar e traz de volta lembranças da infância;
  • Ganho de condicionamento físico por ser um tipo de atividade física;
  • Ajuda a superar medos e fobias;
  • Melhora a concentração;
  • Ajuda a definir a musculatura.

Quais profissionais podem atuar com o método Pilates em suspensão?

Como em qualquer curso de Pilates, os profissionais que podem atuar com Pilates em suspensão são os fisioterapeutas e educadores físicos que tenham registro ativo em seus respectivos conselhos (CREFITO e CREF).

Qual o valor do investimento em um curso de Pilates em suspensão?

Existe uma variação nos preços do curso a depender do local do país que você mora. O valor do curso de Pilates em suspensão está entre R$ 600,00 a R$1.000,00. Vale lembrar que na maioria das vezes o material didático está incluso e esses valores podem ser divididos.

Como montar seu Studio de Pilates em suspensão?

Para montar seu Studio de Pilates em suspensão ou acrescentar essa modalidade ao seu Studio de Pilates clássico, você precisará adquirir os equipamentos tradicionais do método, que são: columpio, columpio wall, TRX e Lira. Outros acessórios que podem ser adicionados ao seu studio são: bolas de diferentes tamanhos e formatos (como é o caso da bola feijão e do bosu), disco e prancha de propriocepção, faixas elásticas e outros.

Você não precisa comprar todos os equipamentos de uma vez, pode ir comprando aos poucos, sendo que, você pode intercalar aulas de Pilates em suspensão e Pilates solo até adquirir todos e equipamentos e até mesmo após adquirir.

Vale a pena o investimento?

Devido a crescente fama que o Pilates em suspensão está tomando, com certeza vale a pena investir em um curso. Devido às posturas diferentes e exercícios desafiadores, você terá um grande diferencial se incluir o método em seu Studio.

Outro diferencial do método é que ele pode ser usado ao ar livre, pois os equipamentos são de fácil instalação, podendo ser fixados em galhos de árvores.

Além disso, vale lembrar que o método chama atenção não só das crianças e adolescentes, mas também de muitos adultos e idosos, que veem o método como uma forma de desafio, de sair da rotina.

Pilates em suspensão e treinamento funcional

Um grande questionamento é sobre a associação dos métodos Pilates em suspensão e treinamento funcional.

Você pode associar os métodos sim. A associação com o treinamento funcional é mais voltada para alunos já treinados, devido a exigência dos exercícios, enquanto que o Pilates em suspensão em si é usado como forma de terapia na maioria das vezes.

Modelos de exercícios realizados no método Pilates aéreo

Veja alguns exercícios realizados no Columpio.

Bridge

bridge

Exercício com foco no fortalecimento de membros inferiores, assoalho pélvico e core. Trabalha também alinhamento postural e estabilidade corporal.

Beginner Abs

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Exercício que fortalece o core, promove o alinhamento postural e estabilidade corporal.

Table

table

Exercício que enfatiza alongamento muscular, equilíbrio e alinhamento postural.

Modelos de exercícios no Columpio Wall

Jump

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Exercício com saltos, para trabalho pliométrico. Com ênfase em fortalecimento de membros inferiores e core.

Meditation on The Wall

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Exercício com foco no alinhamento postural, estabilidade corporal e tração da coluna vertebral.

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