Materiais exclusivos!

Pilates: qual o treino ideal?

Confira o treino ideal de Pilates para indicar para seu aluno!

Escrito por
Os Pilateiros

Pilates: qual o treino ideal?

Publicado em
3/12/2020
pilates-treino-ideal

O método pilates pode ser usado de uma forma contínua no dia a dia, sendo muito benéfico em diversos fatores, sem contar que é possível que todas as pessoas utilizem dessa prática porque os exercícios de pilates são leves e nada agressivos, se encaixando a um grande quadro de estereótipos diferentes.

Com certeza quando Joseph Pilates criou o método ele deve ter pensado muito nessa questão de criar um método de exercícios que estivesse encaixado em vários tipos de pessoas, porque todas elas merecem bem-estar e saúde, independente da sua idade ou característica física.

E Joseph Pilates não somente criou o método pilates como também os equipamentos para que os exercícios atendessem ainda mais a um número maior de pessoas, e esses equipamentos conseguem trabalhar ainda mais a musculatura.

O método pode ser praticado em grupo ou em formato de pilates solo, sempre respeitando a individualidade de cada um, é possível um ótimo resultado. Porém o treino ideal de pilates é essencial para que você tenha os resultados que você espera e realmente haja um bom condicionamento físico, além disso no treino ideal você consegue se adaptar muito mais rapidamente.

O que o pilates treino ideal precisa ter?

Acima de tudo o pilates treino ideal precisa ser realizado respeitando o limite de cada pessoa, e você pode usar equipamentos ou não, isso dependerá muito de cada um, além disso, o pilates é algo que exige concentração, ou seja o pilates é algo que deve ser realizado com atenção e foco.

Lembrando que o pilates treino ideal deve ser pensado para cada estereótipo de pessoa, a depender muito da idade, característica física ou uma doença que a pessoa tenha é isso claro varia de pessoa para pessoa sendo que em alguns desses casos é necessário que se utilize um instrutor para auxiliar no que você pode, deve ou não fazer.

A prática pode ser feita, mas você não sabe como praticar o pilates treino ideal sozinho? Conheça abaixo o mat pilates que significa o pilates solo, ou seja, você pratica os exercícios de pilates sozinho.

O mat pilates

Sabemos que o método do pilates é composto por mais de 100 exercícios de pilates diferentes, mas o mat pilates é quem oferece as execuções de exercícios mais variadas e segundo os próprios instrutores e alunos os exercícios necessitam da ativação do Power house e mais controle na postura já que nesse tipo de exercício não existe nada que nos apoia.

O corpo fica livre em um espaço e acaba assim enfrentando desafios maiores ficando instável havendo sobrecarga no peso do corpo, ou seja, nós acabamos sustentando o nosso corpo usando a nossa força, entenda abaixo o que é mat pilates.

O que é mat pilates?

O mat pilates é o mesmo que o pilates solo e são vários exercícios livres que podem ser feitos com acessórios ou não, onde se utiliza o corpo e a mente e o pilates treino ideal com ele precisa de força e concentração em grande quantidade.

Os exercícios são feitos com o indivíduo em cima de um tapete, por vias é possível sim que haja o pilates em casa, para praticar o pilates em casa só seria necessário um tapete, e a curiosidade é que é daí que surgiu o nome "Mat".

E não é só a movimentação que se pode usar, mas você também pode usar acessórios que vão facilitar ou dificultar os exercícios no dia a dia. Mas qual acessório pode ser usado? Conheça alguns em que a prática do pilates pode ser feita:

  • Bola suíça;
  • Magic circule;
  • Disco de equilíbrio;
  • Overball;
  • Faixa elástica.

Mas mesmo com todos esses equipamentos, existem outros que também podem ser utilizados, para que se alcance o objetivo desejado, sempre lembrando de respeitar a individualidade de cada um e do método em si.

Esses equipamentos tendem a ser muito práticos e fáceis de se encontrar no dia a dia, mas se você possui dificuldade em encontrar um bom equipamento em lojas físicas, você pode também comprar através da internet de forma online, com rapidez e praticidade. Conheça abaixo um pouco mais dos benefícios do pilates em grupo.

O pilates treino ideal em grupo.

O pilates treino ideal em grupo, já funciona como o próprio nome já diz, ao contrário do pilates em casa ou Mat pilates é uma prática que pode ser feita com mais pessoas, mas sempre lembrando sempre de ter um instrutor qualificado, o que também possui muitos benefícios.os benefícios, podemos destacar todos as vantagens que o método utilizando equipamentos pode proporcionar, no entanto a principal diferença é que no pilates solo a consciência corporal e força de Power house são mais exigidos e o nível em que o aluno se encontra precisa ser intermediário/ avançado.

Mas o pilates em grupo funciona ainda como uma terapia e socialização, porque você interage com outras pessoas quando pratica o método. Sem contar que o instrutor possui dessa forma mais facilidade em dar a aula, porque é feita em conjunto e os exercícios são iguais para todos os alunos, facilitando assim a correção e as instrução para os movimentos.

Benefícios do pilates treino ideal

O pilates treino ideal possui milhares de benefícios, dentre eles

  • O pilates treino ideal melhora o condicionamento físico;
  • Fortalecimento dos músculos;
  • Perda de peso;
  • Ganho de consciência corporal;
  • Prevenção de doenças hereditárias, que podem ocorrer com o passar do tempo;
  • O método também pode ser usado para o tratamento de doenças;
  • Também há o pilates treino ideal para grávidas, sendo o pilates para gestante ótimo para ajudar na hora do parto e pós-parto;
  • Existe o pilates para crianças que funciona como se fosse uma educação física;
  • Também há o pilates para idosos para prevenção e tratamento de doenças por conta do processo de envelhecimento.

Vale ressaltar que ao pensar no pilates treino ideal, até mesmo com ajuda de um instrutor de pilates ele vai adequar o pilates treino ideal para você.

Ou seja, o pilates treino ideal vai variar de pessoa para pessoa, sendo mais necessário e mais adequado que você consulte o seu médico antes de praticar o pilates treino, caso haja alguma contraindicação.

Lembrando que o pilates treino também auxilia no tratamento e prevenção de doenças mentais, que são as doenças que afetam o estado mental e emocional, como ansiedade, depressão e etc, claro que somente o pilates treino não vai curar esse tipo de doença, mas ele funciona como formato de uma terapia para isso também.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.