Materiais exclusivos!

Tudo sobre retificação lombar

Conheça tudo sobre retificação lombar, suas principais consequências e como o Pilates pode ajudar seu aluno com esse problema que afeta diretamente a saúde corporal!

Escrito por
Os Pilateiros

Tudo sobre retificação lombar

Publicado em
9/12/2020
retificacao-lombar

A dor na coluna nos dias de hoje é uma queixa que acomete a várias pessoas como a nossa família, conhecidos e até amigos e existem várias causas que trazem a dor na coluna desde pequenos a grandes problemas que muitas vezes são mais difíceis de se tratar.

Em sumo a retificação da coluna lombar é quando uma ou mais curvaturas da lombar se perdem, existem atualmente vários motivos diferentes para que isso aconteça como a má postura, e até mesmo o encurtamento muscular.

E a retificação lombar é a responsável de doenças que atualmente são bem conhecidas como a hérnia de disco, a lordose lombar e existem ainda várias outras doenças conhecidas que acometem as curvaturas da coluna.

A retificação lombar acomete mais homens

Sabemos que a coluna consiste em uma estrutura óssea em meio ao crânio e nossa pelve, e que fica responsável por dar sustentação ao tronco, protegendo a medula espinhal, estruturando todo o corpo.  A coluna vertebral possui curvaturas fisiológicas, e são essas curvas fisiológicas que visam manter a integridade biomecânica, estrutural e a fisiológica. Além disso, também é composta por tendões, nervos e ligamentos, que percorrem toda coluna e também estão dispostos entre as vértebras. Sem contar na estrutura muscular que cerca esse complexo.

Quando pensamos em coluna, temos que lembrar da pressão que ocorre quando temos alteração nas curvaturas fisiológicas da coluna. Além disso, o desequilíbrio muscular, rigidez articular, são fatores que podem desencadear compensações alterações musculoesqueléticas.  

Segundo estudos, homens possuem uma tendência maior de ter retificação lombar, isso porque quando nos deparamos com a lordose lombar, comumente encontrado em mulheres, o peso do nosso corpo é dado no aro posterior, já na retificação lombar o peso do corpo está mais nos discos intervertebrais, causando extrusões e protusões discais (como hérnias de disco ou desvio da coluna) então a retificação lombar na coluna pode acometer mais ao gênero masculino.

Saiba o que a retificação lombar pode causar.

Agora que já sabemos o que é retificação lombar, vamos conhecer os sintomas da retificação lombar, confira abaixo:

Dor cervical

A retificação lombar causa dor cervical: Composta em Sete vertebras a cervical está em meio a região do pescoço, de todas as regiões estruturais da coluna a maior parte é ela quem comanda, havendo chances grandes em prejudicar a funcionalidade da mesma;

Dor no tórax

Causa dor no tórax: O tórax é a estrutura maior de toda a coluna, e a região é composta de doze vertebras, ela fica no centro da coluna em meio a lombar e a cervical fazendo parte da caixa Torácica, que é uma estrutura que protege órgãos como o coração e o pulmão;

Reduz movimentos do tronco

A retificação lombar reduz movimentos no tronco: Isso serve como medida de proteção, mas também pode indicar algo mais sério como hérnia de disco e protusão;

Coluna rígida

A retificação lombar deixa a coluna rígida: Essa rigidez pode acabar causando dor e reduz habilidades de movimentos, porém ela é somente o seu corpo te alertando para não praticar alguns movimentos específicos que podem prejudicar mais, isso quer dizer que a coluna já não se encontra em bom estado por isso a mesma requer cuidado e atenção;

Contrai os músculos

A retificação lombar contrai os músculos do Trapézio: O trapézio é composto por 3 ramificações: superior, médio e inferior, que estão localizados na parte superior no dorso, a função principal dele é ajudar a mover as escápulas. Quando os músculos contraem de maneira inadequada, ocorre o tensionamento indevido da musculatura, que pode gerar quadros de dor.

Quando a retificação lombar é grave?

Na maior parte das vezes a retificação lombar vai variar muito de acordo com cada pessoa, e do nível da retificação lombar, sendo assim enquanto algumas pessoas se sentem desconfortáveis o tempo todo, outras não conseguem sentir nada.

O curioso é que não é a retificação que pode causar o desconforto ou fazer alguém sentir dor, mas sim os efeitos que ela pode causar na coluna lombar, mas independente do desvio incomodar ou não, a retificação lombar é algo nocivo sempre.

Os movimentos naturais que a coluna deve ter se prejudica por conta da retificação, a consequência disso é o que o peso é mal distribuído no tronco, e a estrutura do músculo tenta compensar a distribuição de carga, mas ao fugir da verdadeira estrutura que é ideal e natural os músculos enfraquecem e encurtam, dessa forma o movimento do tronco se reduz.

O uso do método Pilates para tratar retificação

Todas as pessoas que possuem algum tipo de alteração na postura podem sim se beneficiar dos exercícios do pilates, pois vários pontos que são importantes para os equilíbrios posturais e musculares vão ser trabalhados, mas para as pessoas que tem retificação e rigidez na coluna se deve focar na mobilidade.

A nossa coluna precisa estar estável para sustentar nosso corpo e móvel para desenvolver todos os movimentos, havendo assim uma harmonia para que tudo funcione de forma correta, e com o método pilates existem exercícios que são realizados para que o equilíbrio perfeito seja atingido, entenda a abordagem da sessão abaixo.

A sessão requer primeiramente uma boa avaliação, o que o paciente tiver para dizer também é importante para identificar onde é preciso ter cautela, e depois de uma avaliação física precisam ser feitos exames com imagens também, porque em alguns casos a alteração só aparece evidenciada em detalhes.

Então algo bem valido é que o paciente procure inicialmente um médico e, posteriormente, havendo a necessidade da realização de exames complementares para confirmar o local que acabou sendo afetado, e como isso está repercutindo na coluna do paciente. Também vale lembrar que em alguns casos também é necessária a avaliação periódica em que o paciente recebe mais assistência.

Lembrando que a assistência vai ser devidamente prestada, os exercícios serão aplicados de forma direcionada, assim que o paciente ser bem avaliado, pois o pilates é uma atividade física e pode ser visto também como terapia. Precisa ainda ser aplicado de forma que o paciente se sinta o mais confortável possível.

Contudo, o pilates é extremamente benéfico para indivíduos com retificação lombar, evitando progressão do problema, devolvendo as curvaturas fisiológicas da coluna vertebral e sendo usado para aliviar possíveis dores que o paciente possa sentir.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.