Materiais exclusivos!

Roupa de Pilates

A roupa de Pilates é um fator importantíssimo na experiência do aluno com a aula de Pilates! Mas será que você sabe qual roupa recomendar para o seu aluno? Confira o conteúdo completo!

Escrito por
Os Pilateiros

Roupa de Pilates

Publicado em
25/3/2021
roupa-de-pilates

Se você precisa fazer Pilates mas tem dúvidas de qual roupa vestir, você deve fazer a leitura desse post para compreender melhor quais modelos e tecidos de roupas de Pilates são melhores para praticar o método.

Aqui iremos te ajudar a decidir quais roupas se adaptam melhor ao seu estilo e tirar todas as suas dúvidas sobre a escolha do look na hora de praticar esse tipo de atividade física, seja ela o Pilates com aparelhos, Mat Pilates ou Pilates suspenso.

Quais roupas são indicadas para a prática do método Pilates?

Para praticar o método criado por Joseph Pilates, não é necessária uma roupa especial, basta que essa roupa te deixe confortável, com boa flexibilidade e amplitude de movimento.

O próprio Joseph Pilates usava sunga ou roupas de baixo para praticar o método, pois dizia manter a liberdade de movimentos para executar exercícios bem feitos.

Hoje em dia, esse conceito de Joseph Pilates não mais se aplica, logo, devemos procurar alternativas para nos vestir no momento de praticar o método Pilates. Mas qual seria?

Os instrutores devem guiar seus alunos no momento da escolha do melhor modelo de roupas, pois apesar de parecer um detalhe sem importância, o estilo de roupa usada na aula de Pilates pode prejudicar ou ajudar na execução dos movimentos. Mas fique tranquilo, pois provavelmente você não terá que comprar roupas para realizar o pilates, você poderá aproveitar roupas de outras modalidades de atividades físicas.

Para fazer as aulas de Pilates, o ideal é usar roupas mais justas e coladas ao corpo, como é o caso das calças legging e regatas mais justas, para que o instrutor consiga visualizar com nitidez seus movimentos e consequentemente corrigir posturas e movimentos mal executados. Mas fique atento, roupas justas não significam roupas apertadas, pois roupas apertadas podem afetar os movimentos, prender a circulação e prejudicar a flexibilidade e mobilidade articular.

Roupas muito largas também não são indicadas, pois podem se agarrar às molas de alguns equipamentos, atrapalhar determinados movimentos e ofuscar a visão do instrutor quanto a correta execução do movimento.

Uma boa dica no momento de ensinar o paciente a analisar qual o melhor tipo de roupa é ensiná-lo alguns movimentos e/ou alongamentos realizados no Pilates para que ele possa fazer em casa com as roupas que tem, assim ele conseguirá ver se consegue realizar os exercícios propostos sem nenhum obstáculo. Caso tenha sido difícil realizar os movimentos e a roupa ficou travando a movimentação, com certeza essa não é a roupa certa.

Qual o melhor tecido de roupas para praticar Pilates?

Como dito anteriormente não existe roupa especial para praticar Pilates, mas existem algumas dicas de modelos e tecidos que te ajudarão a realizar exercícios mais perfeitos e funcionais.

Alguns modelos foram citados no tópico acima, então agora veremos alguns tecidos que podem te auxiliar na execução dos movimentos, te dando total liberdade e elasticidade.

  • Tactel: ótimo opção para os homens, são as calças de tactel, pois são maleáveis e frescas.
  • Lycra e Viscolycra: tecido maleável que se estica acompanhando os movimentos.
  • Cotton: tecido maleável, porém mais grosso e quente.
  • Malha, Elastano e Suplex
  • Dry fit (poliamida): ideal para alunos que transpiram muito, pois seu material realiza a rápida evaporação das gotículas de suor.
  • Algodão: outra opção muito usada por aqueles alunos que produzem suor em excesso são as roupas de algodão, pois as bactérias existentes no suor humano não se adaptam ao tecido de algodão e sim aos tecidos sintéticos. Logo, se você não tolera o mal cheiro e transpira muito esse é o melhor tecido para suas roupas de praticar atividades físicas.

Posso usar acessórios nas aulas de Pilates?

As aulas de Pilates são um momento para que você faça uma conexão entre o corpo e a mente, logo é preciso estar concentrado e focado no movimento.

Dessa forma alguns acessórios não devem ser utilizados durante as aulas, como é o caso dos brincos (principalmente os grandes), colares, pulseiras, anéis e óculos. Esses acessórios além de atrapalharem são perigosos, pois podem machucar a pele em alguns exercícios ou se agarrarem às molas e parafusos existentes nos equipamentos.

Para quem tem cabelos grandes, o ideal é prendê-los com um rabo de cavalo, coque ou tranças para que os fios soltos não prejudiquem a execução dos movimentos. Prefira evitar o uso de piranhas, bicos de pato ou acessórios de metal pois alguns exercícios são realizados deitados e eles poderão te machucar.

O Pilates é uma atividade física que não se recomenda a prática de tênis ou qualquer outro calçado. Você deve realizar os exercícios descalço, pois ajudam o aluno a ter mais estabilidade no momento da execução de alguns exercícios pois não os deixam escorregar.

Roupas de Pilates nas diferentes estações do ano

É fato que você pode praticar Pilates em qualquer época do ano, seja no frio, calor, vento ou chuva. O diferencial para um bom aproveitamento das aulas nas diferentes estações do ano é saber escolher quais roupas e tecidos usar em cada uma delas.

Para dias quentes, de muito calor, opte por roupas mais leves e frescas, você pode substituir a calça legging por shorts e/ou bermudas, a regatinha por top, macacões e usufruir dos benefícios das aulas de Pilates.

Para os dias frios e chuvosos, você pode participar das aulas com roupas de tecidos mais grossos (porém maleáveis) e quentinhos, como é o caso do cotton e moletom. Você também pode usar polainas e meias para manter-se aquecido durante as aulas.

Atualmente, muitas pessoas estão aderindo à prática de alguma atividade física, o que possibilita grande variedade de roupas e modelos para utilizar durante a prática.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.