Materiais exclusivos!

Será que Pilates emagrece?

Descubra uma das principais dúvidas do seu aluno: Pilates emagrece? Também descubra os principais benefícios do pilates no emagrecimento!

Escrito por
Os Pilateiros

Será que Pilates emagrece?

Publicado em
28/11/2020
pilates-emagrece

Você por algum motivo gostaria de saber se o pilates emagrece? Será que ele realmente pode auxiliar na perda de peso? Isso é o que vamos descobrir hoje, se um dos benefícios do pilates é auxiliar no emagrecimento ou não.

Sabemos que o pilates é uma atividade física, e que os exercícios físicos por sua vez são fundamentais para que você mantenha a sua qualidade de vida em dia, mas além da atividade física ajudar a ganhar massa magra, também ajuda a perder gordura corporal. Juntamente a isso, é necessário como em qualquer outra atividade física, que usando o pilates você também faça uma dieta equilibrada.

Assim como outra atividade física os exercícios físicos do pilates, também trazem consigo o gasto energético, mesmo sendo assim existem muitas pessoas que ainda tem dúvida se o pilates emagrece realmente.

E para que você consiga entender melhor, vamos pautar todas as informações que vão te mostrar se o pilates emagrece, e se conhecer esse com ele você consegue ganhar massa muscular, e eliminar gordura corporal ruim.

Porque o Pilates emagrece?

Agora, iremos falar sobre os principais fatores que fazem o Pilates ser um método e exercício físico que emagrece!

Entenda porque o Pilates emagrece, auxiliando no gasto energético!

Confira a seguir como descobrir por que o pilates emagrece:

  • Mudança no condicionamento físico;
  • Metabolismo acelerado;
  • Aumento de massa muscular;
  • Queima de gordura corporal;
  • Ganho de consciência corporal;

Existem ainda muitas pessoas que possuem dúvidas sobre a velocidade do pilates no emagrecimento, mas vale ressaltar que os exercícios de Pilates quando feitos em intensidade alta, são realizados com grande frequência e por isso o pilates pode auxiliar na perda de peso assim como outra atividade física.

Mas vale ressaltar que um dos inúmeros benefícios do Pilates é o auxilio no emagrecimento de uma forma gradativa, ou seja o pilates emagrece porque ele promove aumento no gasto calórico. Mas é importante salientar que para atingir esse objetivo as aulas devem ser realizadas de forma mais intensa e associada com exercícios mais ativos e metabólicos

Mas claro que há muito tempo atrás, quando Joseph Pilates criou o pilates, ele desenvolveu o método com o intuito de promover equilíbrio entre corpo, mente e espírito, sem necessariamente emagrecimento. No entanto podemos observar que quando estamos em perfeito equilíbrio entre a parte mental e física, o processo de emagrecimento torna-se menos complexo. A ideia de Joseph foi desenvolver uma atividade física que fosse o mais completa possível, dessa forma criou exercícios que ajudam no tratamento até mesmo de doenças que ele pode nem mesmo ter conhecido.

O pilates emagrece ajudando no controle da ansiedade

Outro motivo pelo qual podemos afirmar que o pilates emagrece, é porque na aula de pilates trabalhamos o nosso corpo e a nossa mente ao mesmo tempo, dessa forma os exercícios de pilates, além de claro, promover o gasto calórico, e te ajudar a ganhar massa muscular saudável, ele também auxilia no controle da ansiedade.

Por vias a ansiedade, é uma das grandes vilãs quando se trata do emagrecimento, e um dos inúmeros benefícios que o pilates podem promover é exatamente esse, pois o pilates é uma atividade muito relaxante, dessa forma o pilates emagrece também controlando a nossa mente que pode ser uma das nossas piores inimigas.

E nessas duas formas a perda de peso é inevitável, mas por vias o pilates emagrece, porém é preciso frequentar a aula de pilates com frequência, dessa forma o nosso metabolismo fica cada vez mais acelerado, e segundo os próprios instrutores de pilates a perda de peso é gradativa torna-se evidente.

O pilates emagrece corrigindo a postura.

Você sabia que o pilates emagrece porque ele faz com que você melhore a postura? E a correção da nossa postura é importante porque ela que causa aquela famosa barriguinha indesejada, dessa forma ele faz com que você melhore a postura deixando você mais elegante, e o corpo mais alongado.

Perda de Calorias usando os exercícios físicos do Pilates

Sabemos que somente o fato do pilates te ajudar a corrigir a postura já é algo sensacional, já que a má postura faz o nosso corpo cancelar resposta ao longo do tempo, segundo os instrutores de pilates.

Mas algo que também pode-se notar nos exercícios de pilates, é que o pilates emagrece também pela perda de calorias, isso porque somente fazendo uma aula de pilates já é possível que você gaste aproximadamente 500 calorias, claro que isso para algumas pessoas pode parecer muito pouco, e por isso é fundamental que você pratique pilates pelo menos três vezes na semana.

Dessa forma a perda de peso é algo que vai acontecer mais rápido e você ainda vai contar com outros inúmeros benefícios que o pilates pode trazer ao seu corpo.

Ganho de energia com o pilates.

Estudos comprovam que as pessoas que praticam pilates se sentem mais dispostas para praticar atividades físicas.

Outra forma de afirmar que o pilates emagrece, é que o pilates acaba trazendo mais energia até mesmo para que você execute as suas atividades diárias, que podem ser tão difíceis de serem executadas quando estamos falando de uma pessoa sedentária, por exemplo.

Pessoas sedentárias são as pessoas que não praticam nenhum tipo de atividade física, e nem ao menos caminham durante meia hora em nenhum horário do seu dia, dessa forma o corpo dessa pessoa vai cada vez mais cancelar resposta Já que é preciso que o nosso corpo tenha movimentação para que nós tenhamos mais energia.

Afinal, o pilates emagrece ou não?

Mesmo praticando Pilates, é preciso que se mantenha uma dieta balanceada.

E a resposta para essa pergunta é que o pilates emagrece sim, e por si só o pilates é uma atividade muito procurada para esse fim, já que mesmo o processo de emagrecimento sendo mais lento dessa forma, é bem mais fácil de manter o nosso peso e a nossa massa magra utilizando o Pilates.

Porém, um fato é que é necessário também que você mantenha uma dieta balanceada, ou seja, o pilates emagrece sim mas é necessário que você controle a sua dieta para que você consiga queimar a sua gordura corporal ruim, dessa forma é necessário que você evite alimentos ricos em gorduras.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.