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Tudo sobre abdominal oblíquo

Veja nesse post tudo sobre abdominais oblíquos e tenha mais resultados em seus exercícios!

Escrito por
Os Pilateiros

Tudo sobre abdominal oblíquo

Publicado em
30/11/2021
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O que é abdominal oblíquo?

O abdominal oblíquo é uma das variações possíveis da abdominal tradicional e é indicado para quem sente dores no local onde a barriga encontra o abdômen. Ele trabalha em uma faixa mais alta e é praticado na parte da barriga acima dos quadris.

Esse tipo de abdominal funciona?

Ele pode fortalecer os abdominais em geral, mas não é indicada como alternativa para quem já tem problemas no local.

Dependendo do seu estilo de vida e hábitos, ele também pode agravar algumas disfunções que atingem a área.

Quando há dificuldade na contração dos músculos do assoalho pélvico, por exemplo, o abdominal oblíquo pode contribuir para a retenção urinária.

O ideal é procurar um profissional de Educação Física antes de começar qualquer tipo de exercício físico.

O abdominal oblíquo possui efeitos colaterais?

Em casos raros e isolados, algumas pessoas podem sentir dores no local onde a barriga encontra o abdômen quando realizam o exercício com intensidade.

Para isso, outros treinos devem ser propostos nas próximas sessões de treinamento.

O que faz o abdominal oblíquo?

O abdominal oblíquo trabalha os músculos abdominais, visto que é realizado quase da mesma forma que o abdominal tradicional. Entretanto, a região é um pouco mais elevada, podendo chegar até a altura dos ombros em alguns casos.

A prática visa alongar e clarear as costas para trabalhar com frequência toda a região dorsal do corpo. Algumas variações podem ser feitas no aparelho com o auxílio de uma cinta elástica, por exemplo.

A prática é indicada para todos, pois aumenta a força e a resistência na região.

Quando começar?

Sempre que estiver sentindo dores no local do abdome, em hipótese alguma pratique o abdominal oblíquo. Se já possui experiência com exercícios físicos e não tem problemas na área, os primeiros dias devem ser realizados com muita moderação e sem elevar o ritmo da atividade. Tomar muito cuidado na próxima sessão, se sentir alguma dor no local onde a barriga encontra o abdômen.

Quem pode fazer abdominal oblíquo?

Todos podem praticar abdominal oblíquo, sejam homens ou mulheres, jovens ou idosos.

A prática é indicada para todos que querem fortalecer os músculos do assoalho pélvico e obter um corpo bonito.

Quais são as vantagens?

O abdominal oblíquo trabalha uma área muito importante do corpo e todos os seus músculos auxiliam no equilíbrio das estruturas envolvidas no aparelho urinário. Também possui benefícios para o fortalecimento da região dorsal, que além de ser extremamente bonita, também é responsável pelo bom funcionamento dos membros inferiores.

Quanto tempo devo praticar por semana?

A prática de abdominal oblíquo é indicada para ser feita em até três vezes na semana. A carga da sessão não deve ultrapassar mais que quatro repetições por exercício e uma quantidade de até 30 segundos no total.

Como praticar abdominal oblíquo?

O equipamento deve ser colocado com a bacia levemente elevada, ou seja, o aparelho precisa estar baixo, visto que não é um exercício para iniciantes. Os joelhos devem ser colocados no aparelho, com os pés descalços e abertos igualmente. A barriga deve encostar na bacia do aparelho e os braços precisam ficar atrás da cabeça para evitar lesões nos ombros.

Após isso, comece a se mover lentamente para trás, indo em direção ao chão. O movimento é feito com cuidado e sem força excessiva para não lesionar o local onde a barriga encontra o abdômen. Ao chegar no final do exercício, é preciso que a bacia seja elevada para trás rapidamente e com força, voltando ao início do exercício.

Outro aspecto importante na prática é a sincronização entre as pernas e braços nos movimentos da barriga. O ideal é fazer cada repetição por um longo espaço de tempo, ou seja, 30 segundos somados no total.

Existem exercícios complementares e alternativos?

Para trabalhar os músculos do assoalho pélvico, a escolha mais recomendada é o abdominal oblíquo. Entretanto, existem exercícios que podem ser feitos com auxílio de materiais mais acessíveis e domésticos.

A prática pode começar com uma grade ou até mesmo um vaso novo para trabalhar os músculos do assoalho pélvico através do estabilizador da musculatura. O ideal é fazer exercícios alternando os núcleos abdominais para fortalecer a parte central e posterior dos membros inferiores.

Algumas dicas importantes para serem observadas antes de iniciar sessões de abdominal oblíquo:

Não é para iniciantes

Os primeiros dias da prática não devem ser realizados com aparelhos caros nem com uma força muito intensa.

Material não é de fácil acesso

Os aparelhos caríssimos são excelentes para fortalecer a musculatura do assoalho pélvico e fazer aquela foto linda, porém elas não podem ser compradas por todos.

Pratique com moderação

A prática deve ser feita com moderação. É importante controlar a respiração para evitar lesões nos ombros e fortalecer a musculatura sem sobrecarregar os músculos.

Seja disciplinado

Uma sessão de musculação pode ser mais cansativa que um treino para emagrecer. Valorize os seus resultados e o bom funcionamento do corpo, faça exercícios com combinações de peso e força.

Como funciona?

Aposte em exercícios que trabalhem com frequência a região dorsal do corpo, mas sempre respeitando seus limites. Comece realizando apenas algumas repetições de abdominal oblíquo na primeira sessão, suba gradativamente nos treinos e não aumente a intensidade ao ponto de sentir dor no local.

O trabalho do assoalho pélvico não é algo fácil e como somos seres complexos, a prática deve ser feita com cuidado para evitar lesões decorrentes ou até mesmo uma paralisação na musculatura que se converte em um novo foco de preocupações.

Muitas dores após realizar exercícios abdominais podem ser resultadas da má postura durante os treinos. A musculatura, muitas vezes, é subestimada no que diz respeito a função fisiológica, porém seus músculos são grandes aliados para um bom funcionamento do corpo e uma boa saúde.

Saiba mais em Exercícios de Pilates para Abdômen, Método Abdominal Hipopressivo.

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