Materiais exclusivos!

Curso de Pilates: tudo que você precisa saber!

Confira tudo que você, recém fisioterapeuta ou educador físico, precisa saber sobre um curso de Pilates e como escolher o melhor!

Escrito por
Os Pilateiros

Curso de Pilates: tudo que você precisa saber!

Publicado em
17/3/2021
tudo-sobre-curso-de-pilates

O método Pilates vem encantando a todos há alguns anos. Vários são os famosos e celebridades que praticam o método e divulgam em suas redes sociais, influenciando a sociedade a também praticar o Pilates.

Essa é uma ótima influência, porém na maioria das vezes as pessoas não sabem onde e quem procurar, e alguns profissionais ainda não têm conhecimento da existência dos cursos de especialização em Pilates.

Nesse post iremos falar sobre o curso de Pilates, benefícios do Pilates, vantagens em se ter o curso, conteúdo programático, equipamentos usados e necessários para montar seu estúdio, investimento a ser realizado entre outras coisas.

O que é o Pilates?

O Pilates é uma técnica de exercícios físicos que foi desenvolvida por um alemão chamado Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial. Naquela época seu principal objetivo era tratar os soldados que haviam sido feridos e mutilados na grande guerra.

Hoje em dia o Pilates é usado para diversos tipos de patologias, mas também pode ser realizado por pessoas que não apresentam nenhum tipo de doença como forma de prevenção e melhora na qualidade de vida e bem-estar geral.

Sobre o Curso de Pilates

No Brasil existem muitas instituições de ensino e clinicas de Pilates e Fisioterapia que fornecem os cursos de Pilates.

No curso o fisioterapeuta ou educador físico irá aprender e treinar sobre os diferentes exercícios, conceitos do método, aplicação correta dos exercícios para cada tipo de individuo, atendimentos em grupo, atendimentos individuais, aparelhos e acessórios necessários para abrir seu estúdio, comando verbal para instruir seu aluno entre outros módulos.

Na maioria dos casos o curso é realizado de forma totalmente presencial, visto que são necessárias horas de prática para realização dos exercícios.

Porém com o novo cenário da pandemia de Covd-19, tornou-se necessário que alguns cursos aderissem à modalidade EaD ou semipresencial.

Listamos abaixo alguns locais que fornecem o curso de formação em Pilates:

  • Alves Pilates by Voll Pilates Group;
  • Nanô Pilates;
  • Yali Cursos;

Muitos outros locais fornecem o Curso de formação em Pilates pelo Brasil todo, logo, você precisa observar aspectos que o tornem viáveis a você.

Como escolher o Curso de Pilates?

Para escolher um bom local que forneça o Curso de Pilates, você deve pesquisar muitos aspectos antes de investir. Alguns desses aspectos a serem observados são:

  1. Nível de experiência do local e dos profissionais: procure por instituições de ensino que tenham boa fama e classificação para ter certeza que seu dinheiro será bem investido;
  2. Estrutura do estúdio: o estúdio que fornece os cursos de Pilates devem ser bem equipados, contendo todos os materiais (aparelhos) necessários para a prática;
  3. Pesquise pela opção de estágio opcional, isso ajudará muito o profissional a adquirir as habilidades necessárias para um bom atendimento.
  4. Compare o conteúdo programático de todas as escolas que sejam viáveis a você e opte por aquela que contenha maior número de informações em sua grade curricular, pois assim você terá mais conhecimento do método Pilates;
  5. Prefira cursos com menor quantidade de alunos, pois os professores terão mais tempo de explicar e praticar com você cada exercício;
  6. Prefira o curso de formação completa em Pilates (Pilates solo e aparelhos), pois em alguns locais esses cursos são fornecidos separadamente tornando um investimento muito alto;
  7. Fique atento à classificação da escola no MEC;

Qual valor do curso de Pilates?

Na maioria das cidades brasileiras, o valor do curso de Pilates é em média R$2.000,00 reais. Em algumas cidades, como grandes centros urbanos e grandes capitais, esse valor pode ser mais alto.

Vale a pena investir em um curso de Pilates?

Com certeza a resposta é sim! No mundo de hoje muitas pessoas procuram por uma atividade física para combater problemas como a obesidade, o sedentarismo e melhorar a qualidade de vida, e encontram essa atividade no Pilates que trabalha o corpo de forma global.

Frente a isso vale lembrar que o método Pilates é uma área em ascensão, que cresce e se torna mais popular a cada dia.

Conteúdo Programático do curso de Pilates

Geralmente é dividido em dois módulos: teórico e prático.

No módulo teórico são estudados temas como: história de Joseph Pilates e do método em si, benefícios do Pilates, tipos de aparelhos e acessórios utilizados entre outros.

No módulo prático são realizados os exercícios em todos os aparelhos, solo e acessórios e praticado o comando verbal que se deve ter para ministrar uma boa aula de Pilates.

Benefícios do Pilates

  1. Melhora a postura;
  2. Melhora a flexibilidade;
  3. Melhora a força muscular;
  4. Estimula o equilíbrio e a estabilidade;
  5. Estimula a concentração;
  6. Melhora o padrão respiratório;
  7. Tonifica a musculatura;
  8. Melhora a circulação sanguínea e linfática;
  9. Ajuda a combater os sintomas da insônia;

O que você vai precisar para montar seu estúdio após concluir o curso?

Se você já é formado, conclui o curso de Pilates e deseja montar seu estúdio, precisara de alguns itens considerados básicos, sendo eles:

  • Cadillac, Reformer, Step Chair e Ladder Barrel (aparelhos tradicionais do Pilates);
  • Acessórios como: bolas de vários tamanhos, bastões, magic circle, rolo para exercícios, bosu, caneleiras, halteres e outros;

É ideal que se tenha um espaço que caiba todos esses equipamentos e sobre espaço para a realização do Mat Pilates (pilates solo), que é feito no solo, geralmente sobre tatames de borracha.

Quem pode fazer o curso de Pilates?

Os profissionais que podem se tornar instrutores de Pilates são: fisioterapeutas, educadores físicos, estudantes e demais profissionais, visto que o Pilates no Brasil não apresenta regulamentação.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.