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Tudo sobre Pilates solo

Saiba tudo sobre o Pilates solo e se a ajuda de aparelhos é necessária, e se for, pode ser utilizada, e por que ele tem sido tão utilizado!

Escrito por
Os Pilateiros

Tudo sobre Pilates solo

Publicado em
24/11/2020
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O pilates chegou ao brasil em meados de 2000, mas Joseph Pilates havia criado o pilates já há algum tempo antes, e hoje em dia o pilates é uma modalidade muito utilizada, e conforme o pilates cresce no Brasil, ele se torna por consequência uma opção interessante aos profissionais de educação física e aos fisioterapeutas.

Joseph Pilates criou o método do pilates para que ele aumentasse a qualidade de vida, e a pratica realmente proporciona esse benefício aos praticantes.

Assim que Joseph Pilates inventou a modalidade, foram criadas diversas outras modalidades dentro do pilates, e hoje vamos falar sobre o mat pilates ou pilates solo.

O que é o Pilates Solo?

O pilates solo basicamente é a prática de alguns exercícios sem ajuda de aparelhos, como molas e equipamentos no geral. Utilizam de bolas de tamanhos diferentes, pesos e faixas e entre alguns outros.

E as técnicas tradicionais e do mat pilates são bem eficazes, e após um tempo mínimo de treino, provavelmente o aluno já vai notar diferença no próprio corpo.

Pela exigência do pilates solo em que o aluno trabalhe seu corpo, o corpo do mesmo vai ter uma estabilidade muito maior logo nos primeiros dias do treinamento. Continue conosco para saber o que o pilates solo proporciona a você.

Com as técnicas que são utilizadas no mat pilates, os músculos são bem trabalhados de duas maneiras, sendo alongados e tonificados, para que os praticantes consigam se articular como um todo, e alcançar vários benefícios nas aulas.

O pilates solo é a modalidade que contém uma dificuldade maior, pois para pratica-lo é necessária uma consciência corporal, alongamento, equilíbrio e força, e dessa forma é extremamente importante que o instrutor prepare o aluno para estar executando até mesmo os movimentos mais complexos.

No pilates solo, nenhum dos movimentos é feito automaticamente ou passivamente, mas sim com precisão, consciência e rigor técnico, e é por isso que o pilates solo pode ser uma ótima pedida, já que o público do mesmo é muito diversificado e amplo.

E para que você entenda essa modalidade do pilates é de suma importância que você fique por dentro de todas as informações sobre o pilates solo, desde benefícios e algumas dicas importantes para a prática.

O que é pilates solo ou mat pilates?

Como já sabemos o pilates solo é a pratica de pilates sem a ajuda de aparelhos, ou cama ou molas, e muitos outros recursos que auxiliam a praticar os movimentos. O pilates solo depende exclusivamente da força do nosso próprio corpo para que os exercícios sejam bem realizados, e a força consiste em dois centros dos movimentos, que é a coluna lombar e o abdômen.

O pilates solo depende apenas da força do próprio corpo, para que você vença o desafio da gravidade, ou seja, que você sustente o peso do seu próprio corpo em todos os movimentos que vai fazer contra a gravidade.

A força em especial vem da ativação que no pilates é chamada de Casa de força, ou Power house, que é o conjunto de vários músculos aprofundados, em especial os multifídeos, o transverso do abdômen, que quando são ativados trazem sustentação e estabilidade, para os movimentos que serão realizados.

Outra coisa interessante, é que o pilates solo é mais difícil do que a modalidade realizada com aparelhos, pois é necessária muita força, consciência corporal, alongamentos e equilíbrio. Além disso, o instrutor de pilates deve preparar seus alunos para realizar movimentos mais complexos.

Outra coisa que acaba aumentando a dificuldade do pilates solo é quando se utiliza acessórios, como o Foam roller, a bola, magic circle, tonning ball, ou outros aparelhos de execução, por isso o instrutor precisa verificar se o pilates solo é a modalidade certa para seu aluno, já que tanto iniciantes como intermediários irão ter mais dificuldade para executar os exercícios corretamente, e isso pode não ser nada legal.

O pilates solo é lúdico.

Claro que não podemos ser radicais a ponto de orientar o aluno na modalidade errada para ele começar, então o instrutor deve focar em direcionar ao aluno a modalidade que mais se enquadra nas expectativas do mesmo.

E o pilates solo é algo lúdico, o que torna as aulas bem mais atrativas e divertidas, e muitos praticantes de pilates gostam das aulas coletivas, então, o pilates solo pode ser uma ótima opção.

Mat pilates ou pilates solo.

O mat pilates é praticado a partir de seis princípios, que são a precisão, a concentração, a fluidez, a centralização, a respiração e o controle.

O mat pilates já é uma modalidade para os alunos mais interativos, que gostam de interação durante as aulas, já que nessa modalidade o pilates é praticado com vários alunos numa sala só.

É de grande importância que o aluno converse com o instrutor, para saber qual modalidade vai ser a melhor para ele.

Isso porque muitos exercícios vão ser realizados com o peso do próprio corpo. E para os alunos que estão começando essa pode ser uma dificuldade grande.

Os benefícios do pilates solo.

Como pudemos ver o método pilates, seja pilates solo ou com aparelhos, das duas maneiras eles vêm sendo utilizados em abundancias, e abaixo você vai conhecer quais os benefícios que a modalidade em si oferece.

Para os alunos de pilates, o principal benefício é que ele trabalha o corpo de duas maneiras, deixando-o mais flexível e forte, e isso acaba combatendo dores causadas pela má postura e etc.

E além da consciência corporal, o pilates solo também trabalha para melhorar a respiração, tonificar os músculos e melhorar a coordenação motora.

Além disso o pilates solo, trabalha a coluna vertebral, que passa a ficar alinhada e restabelece o equilíbrio do corpo inteiro.

E para as mulheres ele ajuda a diminuir celulite, na perda de peso, definição da silhueta e alivia os sintomas da TPM.

Vale ressaltar que os exercícios, tanto do pilates solo ou com aparelhos, ou até outras modalidades de pilates ajudam no controle emocional de situações do dia a dia, por exemplo. Isso porque trabalha a respiração, que auxilia no controle do estresse e quadros de ansiedade. Então a modalidade também é um recurso bem terapêutico nesse sentido.

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