Materiais exclusivos!

Fisioterapia e Pilates

Conheça as principais ligações entre a fisioterapia e o Pilates e o histórico de desenvolvimento do método!

Fisioterapia e Pilates

fisioterapia-e-pilates

Sabemos que o pilates é um método que é muito conhecido e utilizado em todo o mundo, se não existe dúvida alguma que o pilates é indicado para promover o bem-estar, e que a criação de joseph pilates deu muito certo, dessa forma o pilates acabou sendo incorporado dentro da fisioterapia. Mas atualmente ainda existem muitos fisioterapeutas que não utilizam o método.

Conforme o pilates cresceu começou a ficar extensivo em vários lugares, tudo que era conhecido como reabilitação acabou se perdendo no conceito de cinesioterapia, uma prática embutida pelo joseph pilates que foi o responsável por criar o método.

De acordo da associação Brasileira do método pilates, as aulas de pilates são consideradas como um condicionamento físico e mental, os exercícios do método são realizados demandam esforço físico e mental, devido a necessidade de atenção ao movimento e a respiração, e podem ser realizadas em aparelhos, equipamentos, ou de forma livre.

Todo exercício físico em que a prática de pilates pode ser utilizada, possui diversos benefícios como ajudar na consciência corporal, fortalecimento muscular, ilidade articular, e proporcionando condicionamento físico e mental como um todo.

Quais profissionais trabalham com pilates?

O pilates ainda não consegue ser nomeado como a especialidade somente de uma profissão, por que é possível ligar a fisioterapia e pilates, e também a educação física com o pilates, isso claro se os profissionais nessa área fizeram cursos para se profissionalizar.

Esses profissionais estão aptos por lei a praticar o método, com auxílio de algum curso, porque na educação física o pilates é um meio de ginástica e com o pilates podemos obter condicionamento físico, sendo assim quando utilizado em meio à educação física ele consegue ser sim muito benéfico trazendo bem estar.

Já na fisioterapia pode ser utilizado como um meio para reabilitação, que consegue reabilitar e reeducar a movimentação corporal, de acordo com a necessidade de cada caso, lembrando que antes precisa ser realizada uma avaliação do indivíduo, sendo assim é necessário que haja uma avaliação tanto física, quanto mental já que a fisioterapia é algo feito também para melhorar a qualidade de vida.

A partir desse pensamento os benefícios do pilates para fisioterapia não são somente indicados para as pessoas que precisam realmente de um tratamento e sim também para as pessoas que gostariam de prevenir doenças. Abaixo vamos discursar sobre a educação física e pilates, e sobre a fisioterapia e pilates.

Contando com base das resoluções que juntam fisioterapia e pilates, educação física e pilates é válido dizer que os dois meios de exercício físico e mental previnem e melhoram o desempenho físico, trazendo mais saúde e qualidade de vida.

A fisioterapia e pilates.

A fisioterapia dentro do pilates é um meio para reabilitação, e claro que não se pode deixar de notar que a maioria das pessoas que praticam fisioterapia, praticam exatamente por isso, para se reabilitar.

Atualmente existem estudos que comprovam que fisioterapia e pilates em sua função são muito mais utilizadas do que o pilates na educação física, isso porque a fisioterapia e pilates são indicados pelos próprios médicos atualmente, para reabilitar o paciente e a partir desse meio devolver a qualidade de vida do mesmo.

Sabemos que o pilates atualmente vem sofrendo diversas alterações, mas ainda assim ele não se perde em seus principais princípios, que dentre estão: respiração, controle, concentração, power house, fluidez e precisão.

Todos os fisioterapeutas que trabalham com pilates seguem a linha clássica, ou adaptam para o contemporâneo, e quando realizado a prática, devemos associar a respiração, aos princípios, promovendo equilíbrio, ganho de resistência e flexibilidade.

Educação física

O próprio educador físico precisa estar atento a necessidade de cada um dos alunos, na hora de praticar os exercícios do método, a saúde do aluno, condicionamento e o limite em que ele pode chegar. A partir desse modo é que o educador vai conseguir trabalhar.

Abaixo você vai conhecer quais benefícios são trazidos na fisioterapia e pilates, para que haja a reabilitação de um indivíduo.

Benefícios: Fisioterapia e Pilates

Em sumo a fisioterapia e pilates podem ser realizadas entre si pelas pessoas de todas as idades, já que sabemos que não existe uma faixa etária para que um indivíduo precise da fisioterapia e pilates, visto que hoje existem vários fatores que causam má postura.

Mesmo nestas e muitas outras situações, nosso corpo pode cancelar resposta há um determinado movimento, dessa forma a fisioterapia e pilates são considerados essenciais, lembrando que para uma pessoa praticar fisioterapia e pilates ela precisa ser acompanhada diretamente por um profissional.

Porque o seu médico já sabe o patamar em que a sua doença se encontra e o agravamento dela, dessa forma ele vai saber se a fisioterapia e pilates podem trabalhar juntos no seu caso ou não.

Usando a fisioterapia e pilates é possível que você tenha os seguintes benefícios:

  • Tratamento da discinéia escapular;
  • Tratamento da cervicalgia;
  • Tratamento da osteoporose;
  • Tratamento da ciatalgia;
  • Pós-operatório de cirurgias, seja no joelho, ombro ou da coluna;
  • Tratamento da lombalgia;
  • Tratamento de estenoses;
  • Tratamento de incontinência urinária;
  • Tratar a limitação e amplitude dos movimentos articulares e etc;

Existem ainda milhares de outras doenças que podem ser tratadas ou evitadas usando a fisioterapia e pilates, sem contar que ainda existe o benefício mental que a fisioterapia e pilates traz.

Doenças mentais na Fisioterapia e Pilates

Atualmente não podemos dizer que somente a fisioterapia e pilates consegue tratar doenças mentais, porque as coisas ainda não funcionam assim, a fisioterapia e pilates auxiliam no tratamento de doenças mentais.

Mas a fisioterapia e pilates promove além do tratamento, o relaxamento do indivíduo, principalmente devido as técnicas respiratórias utilizadas, que funcionam como forma de um calmante, e claro que como outro tipo de atividade. A fisioterapia e pilates demanda de tempo de prática, para promover o relaxamento, isso por si só já ajuda no tratamento de doenças mentais, mas claro irá depender do tipo de doença mental, visto que quando o indivíduo é acometido por doença mais severa, a reabilitação também demanda de mais tempo.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Fisioterapia e Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.