Materiais exclusivos!

Fisioterapia respiratória

Saiba tudo sobre a fisioterapia respiratória, e além disso como ela é usada para prevenção de doenças, e para o bem-estar e melhoraria da qualidade de vida.

Fisioterapia respiratória

fisioterapia-respiratoria

Desde muito cedo aprendemos que a função principal de todo o sistema respiratório é fazer as trocas gasosas, para que assim o oxigênio fique bem concentrado em meio ao sangue, e assim servindo como via eliminatória do gás carbônico.

Mas para que essas funções funcionem corretamente, vários mecanismos precisam trabalhar em um conjunto, para o sistema respiratório funcionar corretamente é necessário o trabalho conjunto dos seguintes componentes:

  • O cérebro;
  • A medula;
  • O sistema neuromuscular;
  • A caixa torácica;
  • Os pulmões;
  • As vias aéreas superiores e inferiores;
  • O sistema cardiovascular;
  • Os tecidos;
  • As células;

E outros mecanismos em conjunto das vias respiratórias, formam algo como uma corrente, com elos fechados para que a corrente esteja forte, e assim podemos realizar as atividades gerais do dia a dia, seja tomar um bom banho, entrar nas redes sociais, ou até dormir.

Mas se um desses elos são rompidos, a corrente é partida e todo o sistema respiratório acaba comprometido, mas podemos afirmar que para fortalecer essa corrente ao máximo é possível utilizar a fisioterapia respiratória é indicada para pessoas que tenham doenças pulmonares que causam insuficiência respiratória.

Porque a fisioterapia respiratória vem sendo tão utilizada?

Somente o fato do impacto ruim do próprio meio ambiente já é um problema que prejudica a capacidade respiratória dos seres humanos, principalmente nos centros urbanos que são muito grandes, por conta do ar que é ainda mais impuro.

Várias pessoas ao pensar em fisioterapia, já imaginam que essa área que também faz parte da saúde só trabalha com exercícios motores, afim de reabilitar novamente os pacientes que tem os movimentos limitados.

Mas a verdade é que não, e que é totalmente possível tratar doenças em geral, com o uso dos exercícios respiratórios num conjunto de técnicas avançadas. Atualmente a fisioterapia respiratória pode tratar até mesmo as pessoas que estão na chamada intensiva uti em casos graves.

O que é fisioterapia respiratória?

A fisioterapia respiratória é a intervenção em meio ao âmbito na fisioterapia, em geral é essa especialidade que reúne um conjunto de técnicas de fisioterapia para se utilizar nos ambientes como a nossa própria casa, ambulatórios e os hospitais.

A fisioterapia respiratória visa manter ou aumentar a capacidade respiratória das pessoas, retirando secreções que ficam em todo o trato respiratório, em sumo a fisioterapia respiratória busca pela função da respiração que mais se encaixa na condição fisiológica de uma pessoa.

Para que a fisioterapia respiratória seja realizada, muitos procedimentos podem ser adotados, desde métodos que são realizados de forma manual, até mesmo usar aparelhos que ajudam a alcançar esses objetivos.

Sem contar que as técnicas que são aplicadas na fisioterapia respiratória liberam as vias respiratórias, para eliminar tudo que impede o ar de passar pelas vias.

Os objetivos da fisioterapia respiratória.

A fisioterapia respiratória possui o objetivo de trazer o tratamento especifico ao mal que as doenças que atrapalham o sistema respiratório como um todo, entre eles:

  • A asma;
  • A insuficiência respiratória;
  • A tuberculose;
  • O DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica);
  • A bronquite, e outras doenças pulmonares.

A fisioterapia respiratória é tratada com:

  • Exames adequados;
  • A avaliação dos dados recolhidos;
  • Diagnóstico intervenção;
  • Técnicas como drenagem postural.

Os exercícios respiratórios

Os exercícios da fisioterapia respiratória são muito importantes para que o tratamento de doenças tenha um bom andamento, com outras técnicas da fisioterapia respiratória, os exercícios melhoram a condição respiração de qualquer paciente ao mobilizar os músculos ventilatórios.

Eles compõem o sistema respiratório e esses exercícios podem ser feitos atém em unidades de terapia intensiva uti, incluindo até pacientes que já estão em intubação, que respiram somente ao usar aa ajuda dos aparelhos.

Os benefícios da fisioterapia respiratória

Tratar qualquer quadro de um paciente ao usar a fisioterapia respiratória pode ajudar nos processos para a recuperação de varias condições como em doenças pulmonares, para melhorar a qualidade de vida e amenizar algumas condições que sejam relacionadas.

As técnicas da fisioterapia respiratória quando realizadas na nossa própria casa também cumprem um papel muito importantes para prevenir infecções que sejam novas, que costumam a aparecer com muita frequência.

Todos os exercícios que são realizados para o fortalecimento dos músculos, são realizados com a ajuda de um fisioterapeuta que é profissional na área, para auxiliar na prevenção de problemas que acometem por exemplo a circulação como a trombose venosa, ou doenças que aparecem com frequência em pessoas que estão há muito tempo de cama.

Para quem a fisioterapia respiratória é indicada?

A fisioterapia respiratória é indicada para todos os pacientes que se encontram nas condições seguintes:

  • Pacientes que produzem secreção em excesso;
  • Pacientes que tem insuficiência respiratória aguda e que tenham sinais clínicos para o acumulo de secreção como nos exames de radiografia torácica, etc;
  • Tosse que não cessa;
  • Anormalidades em relação a perfusão ou ventilação;
  • Pacientes que tenham atelectasias;
  • Pacientes que sofrem de queda na saturação do oxigênio ou Taquidispneia, indicam que a secreção está retida, ou há a necessidade de mais oxigênio em si;

Usando a fisioterapia respiratória como prevenção de doenças.

A fisioterapia respiratória age também como uma forma de prevenir que as complicações respiratórias apareçam nos pacientes, principalmente quando o paciente se encontra internado ou acamado por algum motivo, já que em situações assim os pacientes precisam ficar imóveis.

Esse tipo de paciente precisa fazer tanto a fisioterapia motora para trabalhar e auxiliar o corpo todo, quanto a fisioterapia respiratória enquanto o mesmo se encontrar no leito de um hospital ou acamado, seja em casa e etc.

Dessa forma é possível que os pacientes garantam uma grande melhoria em sua condição no geral utilizando várias técnicas para auxiliar no sistema cardiovascular e claro também no sistema respiratório.

Lembrando que é sempre valido consultar o seu médico até mesmo na fisioterapia respiratória, pois alguns dos exercícios só podem ser praticados com a ajuda do seu fisioterapeuta, auxiliando em quais serão os exercícios mais indicados ao seu tipo de caso, e claro como esses exercícios podem ser realizados.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Fisioterapia e Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.