Materiais exclusivos!

Ombro congelado na fisioterapia

Saiba tudo sobre o ombro congelado fisioterapia, e porque esse tipo de tratamento é indicado.

Ombro congelado na fisioterapia

ombro-congelado-fisioterapia

A capsulite adesiva é o mesmo que ombro congelado, que é o termo mais popular e sua característica é a inflamação crônica que acontece na articulação do ombro, onde o estado clinico do ombro congelado apresenta dor no ombro, de forma espontânea, que pode ser dividida em três: a fase da rigidez, fase do descongelamento e a faz inflamatória.

A doença afeta mais as mulheres entre Trinta a cinquenta anos de idade, que tiveram um trauma ou doenças que afetam a mobilidade do ombro em mais que dois meses, lembrando que o ombro congelado é autolimitado, ou seja, até mesmo sem tratamentos podem ser curados, sendo indicado a fisioterapia para o tratamento do ombro congelado o mais rápido possível.

Como o ombro congelado surge?

A patologia acontece na cápsula articular de característica inelástica, espessada e friável, e a síndrome se dá quando a infiltração perivascular e a fibrose aumentam, onde o liquido sinovial é normal, sendo que o volume da articulação diminui ao ponto de ser menor do que a capacidade articular, e a fisioterapia no ombro congelado pode restaurar e normalizar esses aspectos.

Em meio a isso, a dor se agrava rápido enquanto a patologia evolui, sendo que a dor é uma das principais queixas das pessoas que tem a capsulite adesiva, onde a mobilidade do ombro se torna limitada em vários ângulos, ´havendo o bloqueio na rotação externa e na interna já que a patologia acontece em especifico na articulação Glenoumeral.

Três fases do ombro congelado.

Para entender o ombro congelado fisioterapia é importante ter conhecimento de cada uma das três fases da patologia, porque no ombro congelado fisioterapia elas são tratadas:

Fase inflamatória

A primeira fase é onde nesta fase chamamos de fase dolorosa e inflamatória, e acontece a paralisação dos movimentos, onde a mobilidade no ombro é prejudicada, mas ainda há a amplitude de movimentos, nesta fase a manifestação é de dois a seis meses;

Fase do congelamento

Na segunda fase os movimentos na articulação diminuem, em meio a rotação interna e externa no ombro, onde os movimentos começam a ficar limitados, o paciente sente como se o ombro se encurtasse tendo dificuldade com lugares altos, mas ainda assim há o alívio da dor só que os movimentos se limitam, a massa dos músculos diminuem e algumas pessoas apresentam depressão, duração de seis até vinte e quatro meses;

Fase do descongelamento

Na terceira fase a articulação vai voltando a se movimentar de forma gradual, mas a amplitude dos movimentos e a funcionalidade ainda assim sofrem pela fibrose nas articulações, duração de até vinte e quatro meses.

Tratamentos para ombro congelado

Em casos que já se encontram avançados do ombro congelado o tratamento cirúrgico é indicado, mas a cirurgia é realizada somente nos últimos casos sendo evitadas na grande maioria das vezes.

Algo muito comum e usado no ombro congelado na fisioterapia, é a utilização de recursos de eletro analgesia, junto com a cinesioterapia para que a dor diminua e o desconforto também.

No ombro congelado fisioterapia algo que também é muito utilizado são as compressas com água quente que são colocadas antes de fazer os alongamentos, porque deixam os músculos relaxados e tornam mais fáceis os estiramentos musculares nos movimentos do ombro.

Mas no ombro congelado fisioterapia, compressas com gelo também são utilizadas, porém, ao final da sessão de ombro congelado fisioterapia para alívio da dor, no ombro congelado fisioterapia é feito o trabalho para liberar o musculo da cervical, o ombro e o tórax afim de aliviar a dor do paciente.

Quando o ombro congelado fisioterapia é utilizado é possível ter ótimos resultados, e o ombro congelado fisioterapia é dividido de acordo com a fase que o paciente se encontra, onde quando em fase inicial seu objetivo é reduzir quadro inflamatório e álgico.

O ombro congelado: Fisioterapia com Pilates.

Muitas pessoas não sabem o que se deve fazer quando o paciente alcançou seus objetivos em meio ao tratamento, se ele deve ir a academia, fazer exercícios em casa ou praticar Pilates, e acredite o ombro congelado fisioterapia com pilates é muito eficaz entenda porquê.

O Pilates é um método eficaz como ombro congelado fisioterapia porque fortalece, alonga e melhora a postura, porque em meio ao processo do ombro congelado, o paciente tem a conhecida como postura defensiva.

No ombro congelado fisioterapia com pilates também há a melhora no emocional e na circulação, trabalhando o paciente como um todo, para que ele realmente melhore e por assim dizer o ombro congelado fisioterapia com pilates pode transformar a vida das pessoas.

Respeite a fase do paciente

Cada um dos pacientes que com ombro congelado tem seus aspectos únicos, por isso cada aula deve ser planejada pensando nos resultados que a avaliação do paciente apresentou, sem que se esqueça que o paciente se sentir confortável é fundamental.

Nas aulas de ombro congelado fisioterapia podem se realizar a avaliação do paciente de forma eficaz após se alcançar os devidos objetivos, trabalhando a mobilidade nas articulações do ombro, que são a esterno clavicular, a acromioclavicular, a escápula costal e a glenoumeral.

No ombro congelado fisioterapia o uso do pilates  visa o equilíbrio dos músculos trabalhando o alongamento, para ganhar amplitude de movimentos e flexibilidade em membros, lembrando sempre de se praticar exercícios que fortalecem, trazem propriocepção e coordenação motora.

Em meio aos exercícios de ombro congelado fisioterapia no pilates é possível que o paciente tenha todos esses benefícios, sem contar que a pratica não é agressiva então é indicada para todas as fases do ombro congelado, se assim a terapia for indicada e acessível para o paciente.

Isso porque a depender do quadro que o paciente está a fisioterapia já não traz um efeito satisfatório, por isso as vezes é necessário o tratamento cirúrgico, mas pós cirurgia o pilates pode ser indicada a fisioterapia para que haja a reabilitação sucessiva do paciente, devolvendo a qualidade de vida do paciente.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Fisioterapia e Pilates?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.