No método Pilates existem diversos tipos de patologias que podem vir a ser tratadas, e as patologias acontecem, exatamente por causa da rotina do nosso dia a dia, e por causa das diversas mudanças que ocorrem no nosso corpo atualmente.
As diversas praticas das atividades físicas, que não são supervisionadas, são um exemplo das causas, o excesso de peso, ou até mesmo a falta de exercício físico, e com isso as articulações acabam por sofrer ainda mais por nossas ações do dia a dia, e uma delas é a articulação do joelho, e é dele que nós vamos estar falando ao longo do texto.
E se você já possuía dúvidas sobre a articulação do joelho, já que a mesma é essencial para o nosso bem estar, ou ainda, se não tinham, mas agora apresenta dúvidas, vamos explicar como é o nosso joelho e como funcionam os componentes do joelho.
Mas para começar você vai entender a anatomia dele, para só assim entender porque ele é uma articulação tão importante.
A anatomia do nosso joelho é muito completa e, podemos dizer que é a anatomia que possui mais diversificações no corpo de um ser humano.
Isso acontece, porque o nosso joelho precisa ser estável, mas também precisa ser flexível para que nós estejamos nos movimentando bem, e isso precisa estar acontecendo de forma totalmente natural, e para entender a articulação do joelho, vamos falar da anatomia dele.
A articulação do joelho é considerada do tipo dobradiça, que é composta por exatamente quatro ossos: a tíbia, a fíbula, a patela e o fêmur.
E a divisão da articulação do joelho pode vir a ser distribuída em outros dois complexos articulares, sendo:
E essas são as três articulações que também compõem a articulação do joelho, essas articulações também são muito necessárias. E os ossos do nosso joelho se unem por meio das estruturas que vamos mostrar logo abaixo:
A cápsula articular, consiste em uma membrana fibrosa, que é muito reforçada e resistente, por quase a extensão inteira, pelos ligamentos que se aderem nela de forma intima.
A cápsula articular é fixada nos côndilos femorais, e esses côndilos femorais, formam uma espécie de manga que vai revestir tudo e servir como cabide as estruturas que vão se fixar ali, mas vale ressaltar que não são só os côndilos femorais que compõem essa formação, ela também é fixada nos côndilos tibiais.
O ligamento patelar, consiste em seu ser um feixe bem forte, que é ligamentoso, e ele vem do centro do nosso tendão do músculo quadríceps e se desloca a tuberosidade da tíbia e nas faces posteriores.
E a parte inferior do nosso ligamento patelar é separada pela membrana sinovial, por meio do coxim de gordura infra patelar e na articulação tíbial femoral medial.
É um feixe de fibras, localizado na parte posterior do joelho, na região poplítea, sendo continuidade do músculo semi-membranoso .
O ligamento poplíteo arqueado, sai do côndilo lateral do fêmur, e se une ao processo da estiloide da cabeça da fíbula.
Conheça as estruturas extra capsulares, ou seja, localizadas no lado de fora da cápsula.
No nosso joelho, temos o ligamento colateral fibular e o ligamento colateral tibial, que são considerados extra capsulares.
Abaixo vamos te mostrar um pouco da função deles:
O ligamento colateral tibial consiste em ser um feixe de membranas, que tem formato achatado e largo que vai se prolongando até a parte abaixo da articulação, e inserido nos côndilos femorais e tibiais.
O ligamento colateral tibial é aderido de forma bem intima no menisco medial, e os dois, incluindo o menisco medial, possuem a função de inibir que os côndilos do fêmur e tíbia se afastem, evitando o valgo de joelho
O ligamento colateral fibular é como um cordão de fibras, redondo e fortalecido, que é posto no côndilo, mais precisamente na lateral do nosso fêmur, e também em cabeça da fíbula nas faces posteriores.
E o ligamento colateral fibular não é posto em menisco lateral, possui função de evitar o varo de joelho.
Contudo, os ligamentos medial e lateral, são importantíssimos para dar estabilidade na hora da rotação, da articulação do joelho, e os ligamentos medial e lateral buscam impedir movimentações passivas do nosso joelho em suas faces posteriores.
E os ligamentos medial e lateral fazem isso no plano frontal do nosso joelho, sendo vasto medial e lateral.
Eles são os ligamentos cruzados anterior e posterior, e aos ligamentos cruzados anterior e posterior que é dado a estabilidade e o controle na parte de dentro e fora do nosso joelho, os dois se localizam no centro da articulação do joelho, dentro da fossa intercondiliana do fêmur
Os ligamentos cruzados anterior e posterior, tem formato de cruz, quando vistos na parte lateral e frente. É muito relaciona a cápsula articular, mas eles não ficam dentro dela.
Entenda o ligamento cruzado anterior (LCA) e ligamento cruzado posterior (LCP).
O ligamento cruzado anterior, impede a movimentação e deslizamento anterior da tíbia sobre o fêmur, e o ligamento cruzado posterior impede o deslizamento no sentido posterior da articulação do joelho. Em sumo, o ligamento cruzado anterior é de suma importância para articulação do joelho.
Os meniscos são estruturas de extrema importância na articulação do joelho, e consistem em lâminas de fibrocartilagem, e possuem a função de causar aumento na congruência das articulações e distribuem pressões, já que são os coxins da cartilagem.
E o ligamento transverso, possui a função de unir à margem anterior do menisco lateral, a extremidade anterior do menisco medial. Algumas vezes ele é ausente, quanto ao coronário, une a prefere nos meniscos, a cabeça da tíbia.
E o ligamento transverso e o coronário compõem bem esse time, para que a articulação do joelho, funcione corretamente, em sumo o ligamento transverso e coronário é essencial.
Pelo que mais é composta a articulação do joelho?
A articulação do joelho ainda é composta pelos músculos: quadríceps femoral, que é composto pelos músculos: vasto medial, vasto lateral e vasto intermédio e reto femoral. Na porção posterior temos os músculos: semimembranoso, semitendinoso e bíceps femoral. Como músculos acessórios temos: sartório, grácil, poplíteo e gastrocnêmico.
Como pode-se observar, a articulação do joelho é uma articulação muito complexa do ponto de vista biomecânico e articular. E essa articulação tem relação direta com a locomoção, por esse motivo, qualquer desordem que ocorra, é necessário investigar, que evitar quaisquer problemas posteriores.
E vale ressaltar que existem muitas patologias que se dão na articulação do joelho, mas claro que uma boa aula do método pilates pode ajudar e muito a articulação do joelho, e no pilates existem diversos exercícios que possibilitam grande melhora em dores na articulação do joelho, e vale ressaltar que exercícios próprios para articulação do joelho não só ajudam na dor, mas previnem doenças na articulação do joelho.