Materiais exclusivos!

Doença reumática

As doenças reumáticas afetam cada vez mais a população mundial. Conheça tudo sobre as principais doenças reumáticas e o que elas afetam no corpo.

Doença reumática

doenca-reumatica

Em meio a rotina dos profissionais de pilates se podem encontrar inúmeras patologias que afetam os pacientes, e entre elas já se tornou algo muito comum encontrar a doença reumática, mais conhecido como o reumatismo.

Ao contrário do que se pode imaginar, a doença reumática não atinge exclusivamente os pacientes da terceira idade, embora seja mais frequente nessa população, também atinge jovens, adultos e pode vir a atingir até mesmo as crianças.

O reumatismo é o nome dado ao acometimento de doenças ósseas, articulares e musculares que restringem movimentos e são acompanhados de dor. É considerado de caráter não traumático.  O termo reumatismo serve para designar inúmeras enfermidades e por isso não necessariamente está referindo alguma doença em específico, e sim um conjunto que apresentam características em comum. Além de estar relacionada com o sistema imunológico.

O Pilates, a cada dia tem mostrado que é um excelente aliado dos pacientes com qualquer doença inflamatória, como a artrose, bursite, tendinite, osteoporose e outros tipos de enfermidades sendo ou não inflamatórias ou causadas por trauma.

A prática de exercícios físicos na doença reumática, tem se aliado muito ao Pilates e a modalidade vem sendo indicada no caso das doenças reumáticas por que com o método, poderá estar trabalhando muito bem o aumento da massa muscular, a flexibilidade, a mobilidade e ainda poderá estar te ajudando a adquirir mais consciência e controle corporal.

A pratica do Pilates na doença reumática ainda foi indicado até mesmo pela sociedade brasileira de reumatologia (SBR), já que os próprios médicos reumatologistas viram que a prática surte grande efeito na doença reumática.

Isso sem contar que a sociedade brasileira de reumatologia com certeza deve ter visto uma diminuição notável com o uso da pratica desses exercícios físicos, já que a doença reumática acontece com mais frequência em pessoas que não praticam exercícios físicos.

O que é a doença reumática?

Segundo os próprios médicos reumatologistas, a doença reumática representa um conjunto de doenças diferentes que afetam principalmente o tecido conjuntivo e a qualidade de vida dos afetados.

A doença reumática é uma doença que pode afetar órgãos, como a pele, os rins, pulmões, coração, entre outros. Em sumo a doença reumática pode afetar várias partes do corpo e não podemos esquecer que ela pode afetar até mesmo o estado psicológico, por causa do estresse causado pelas dores articulares, já que no caso de doença inflamatória ou não, as dores articulares são bem intensas.

Os médicos reumatologistas afirmam que a doença reumática assim como algumas doenças, possuem tratamento para a melhora da qualidade de vida sendo elas causados pelos fatores genéticos ou não.

A sociedade brasileira de reumatologia afirma que é uma doença que prejudica a qualidade de vida em grande escala, e pode vir a existir até por fatores genéticos o que vem a ser uma preocupação quando se trata dessas doenças crônicas, mas vale ressaltar que embora a doença reumática tenha forte influência dos fatores genéticos, outros fatores são determinantes para o desenvolvimento das patologias.

E independentemente do tipo de doença reumática, o paciente com doença inflamatória ou não pode levar uma vida normalmente, e independente do tipo de doença reumática, que causa dores articulares ou não, sendo doenças crônicas ou não; necessita de um diagnóstico rápido.

Conheça abaixo um pouco de algumas doenças reumáticas.

Lúpus Eritematoso sistêmico

Lúpus eritematoso sistêmico é um tipo de doença inflamatória crônica, de origem autoimune, que possui como principal característica produção dos anticorpos, que lutam contra os componentes do organismo, e o lúpus eritematoso ainda se da como uma das doenças crônicas. Como sintoma a pessoa pode apresentar febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo.

Vale lembrar que ele é mais frequente nos asiáticos e africanos, e costuma apresentar diferentes características no meio dessa população, o lúpus eritematoso, assim como algumas doenças, pode ser causado por multifatores, e neles estão envolvidos fatores hormonais, fatores genéticos, imunológicos ou ambientais, e essa doença reumática também afeta os tecidos conjuntivos.

A exposição ao sol também faz com que essa doença se prolifere ainda mais.

Gota

A gota é uma doença reumática que acontece pelo aumento do ácido úrico na articulação, essa doença reumática acomete mais aos homens, sendo raro os casos em mulheres mais jovens, mas ainda assim pode acontecer por meio do aumento do ácido úrico.

Essa doença reumática se caracteriza por dores, aumento de temperatura, inchaço no local, rubor, e geralmente a gota causada pelo aumento do ácido úrico, atinge os tornozelos, pés e joelhos dos pacientes.

Artrite reumatóide

A artrite reumatóide também é uma doença crônica, e essa doença reumática tem como característica principal a inflamação nas articulações, que pode até mesmo destruir os tecidos conjuntivos articulares, a artrite reumatóide costuma causa imensa dor e dificuldade para se movimentar, e a probabilidade de que essa doença reumática aconteça é muito maior em mulheres que em homens.

O pico alto da artrite reumatóide nas mulheres é quando as mesmas já passaram da menopausa, mas ainda assim vale sempre lembrar que essa doença reumática não escolhe idade para ser desenvolvida.

Essa inflamação se desencadeia na presença das moléculas chamadas citocinas, que acabam por interagir num conjunto com os glóbulos brancos, e acaba por causar a inflamação sistêmica e local.

O processo dessa doença reumática causa muita dor, edemas, rubores e até mesmo o aumento de temperatura na articulação afetada, gerando uma enorme dificuldade ou incapacidade de nos movimentarmos corretamente, em outras palavras é como se essa doença reumática travasse as pessoas.

Febre reumática

A febre reumática costuma acometer crianças e adolescentes de 15 anos, sendo ainda mais comum nos adolescentes de 15 anos, e não é possível informar o porquê de a febre reumática atingir somente algumas pessoas, mas essa doença reumática se dá por uma complicação na infecção das gargantas dos pacientes, mas ela ainda atinge o coração, as articulações, a pele e o sistema nervoso do paciente.

Contudo, a febre reumática pode ser diagnosticada nos pacientes de até 15 anos com base em alteração de exames físicos, na história que os pais do paciente devem contar ao profissional, e os critérios para constatar essa doença reumática são: paciente apresentar pelo menos dois sinais grandes de estar com a doença.

O uso do pilates no tratamento dessas doenças realmente vem sendo essencial já que a prática aumenta a auto estima e funciona como uma terapia, já que qualquer doença reumática causa muito estresse nos pacientes atingidos. Além disso, a prática também promove melhora do sistema imunológico, o que benéfico para esses indivíduos.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates para dor?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.