Materiais exclusivos!

Dor no osso do quadril

Entenda as principais causas da dor no osso do quadril, como se compõe a anatomia do quadril e quais são os principais tratamentos para este tipo de dor! Confira!

Dor no osso do quadril

dor-no-osso-do-quadril

Sabemos que nosso quadril é a articulação que se forma quando os ossos da coxa (cabeça do fêmur) se juntam na cavidade da bacia chamado de acetábulo, e assim como outras junções do corpo, o encaixe é perfeito, para que haja o movimento certo e claro sem dor no osso do quadril.

O principal problema é que a articulação do quadril pode sofrer com algumas doenças que causam desgaste e diminuição da cartilagem, causando atrito, diminuindo os movimentos e assim a dor no quadril é inevitável.

Hoje vamos citar as principais doenças que causam dor no osso do quadril, como é possível aliviar a dor, e além disso o que pode ser feito nos casos que são mais graves em relação a dor no osso do quadril.

Quais doenças no quadril podem causar dor?

Se você sente dor ou já sentiu dor no osso do quadril, você sabe o quanto esse tipo de dor pode incomodar, pois na maioria dos movimentos até mesmo do dia a dia que realizamos o nosso quadril também é movimentado.

É importante que ao sentir dor no osso do quadril você já se mantenha em alerta, pois existem varias patologias mais leves e mais graves que podem afetar o quadril, e algumas delas podem interferir em outras partes do corpo, ou seja, a dor no osso do quadril começa, podendo irradiar para perna e pés, por exemplo.

Vamos começar falando de uma doença muito comum causada pela compressão do nervo ciático, onde a dor é tão profunda que aparenta ser no osso, mas não se engane, pois a dor não é ao longo do osso.

Dor ciática

O nervo ciático é o maior nervo que o ser humano tem, que tem origem na incisura isquiática, atravessa o quadril abaixo do músculo piriforme e desce na parte de trás das pernas, esse nervo percorre pela perna, chegando até os tornozelos, local em que se subdivide em nervo tibial e fibular comum.

Os problemas que afetam o nervo ciático podem causar dor no osso do quadril quando há uma compressão do nervo ou lesão, e não se engane, pois, a dor ciática é famosa por causar vários sintomas, desde sintomas bilaterais (ambas os membros) como também unilaterais (em um dos membros).

Os sintomas podem ser: sensação de dormência ou queimação, dificuldades para se movimentar, incomodo ao dormir, dor e sensação de choque no nervo ciático e na parte baixa da coluna lombar, fraqueza e perda de força dos músculos inervados pelo nervo isquiático.

Bursite do quadril

A bursite é uma inflamação na Bursa (bolsas pequenas e gelatinosas cheias de liquido sinovial). Causa dor no osso do quadril devido a inflamação da área do atrito nos tendões e nos ossos no quadril

A característica principal da bursite é que a dor no osso do quadril se dá na região lateral, e essa dor no osso do quadril geralmente pode causar desconforto ao andar, acontece pelo atrito em excesso dessa estrutura, fraqueza dos músculos, flexibilidade diminuída. Também podem ocorrer devido a traumas quando diretos no quadril.

Osteonecrose

A osteonecrose acontece quando o aporte de sangue na cabeça do fêmur é diminuído ou interrompido, levando a necrose (morte celular) e artrose secundária. O colapso causa deformidade e a perda dos movimentos, sem contar na dor no osso do quadril. Existe ainda associação com o uso de drogas, álcool, medicação com corticoides e etc.

Principais exercícios para osteoporose na coluna

Fraturas no quadril

As fraturas que afetam o quadril são mais comuns em pessoas mais idosas, em meio ao colo do fêmur, sendo que esse tipo de fratura pela idade é mais comum em mulheres que tem mais de sessenta e cinco anos.

As causas dessas fraturas podem ser devido a osteoporose, doença que enfraquece o osso, e a dor no osso do quadril pode acontecer devido as quedas ou afins, estando muito relacionando com os idosos que sofrem quedas frequentemente.

Artrose

A artrose acontece devido ao desgaste da cartilagem que a articulação do quadril tem, de inicio a dor no osso do quadril pode acontecer, podendo atingir os membros inferiores. A dor caracteriza-se em “C” na região inguinal, e em seguida a pessoa pode apresentar redução dos movimentos ao rodar ou abrir a região da coxa.

A artrose também é mais comum nos idosos que por si só já tem os ossos mais desgastados, porém não se engane, a artrose também pode decorrer de algum trauma ou de algum fator genético, sendo assim existe a possibilidade que ate mesmo jovens sofram com essa doença.

Tratamentos para doenças que causam dor no osso do quadril

Existem várias formas de tratar doenças que causam dor no osso do quadril, dentre elas está o uso dos anti inflamatórios, lembrando que o médico deve determinar qual tipo de doença que causa dor no osso do quadril para que os anti-inflamatórios sejam inclusos.

Algo que também se pode pensar quando temos dor no osso do quadril é a fisioterapia, e uma das formas é utilizar o Pilates, porque os exercícios serão direcionados de acordo com os limites de cada paciente, lembrando que o uso da fisioterapia também auxilia na prevenção de outras doenças.

É possível com o uso de exercícios aliviar a dor no osso do quadril, sempre respeitando os limites de cada paciente, a fim de melhorar a qualidade de vida dos pacientes que já praticam pensando nisso.

Infelizmente em últimos casos de dor no osso do quadril em que o tratamento conservador não for efetivo, e existe muito avanço da doença, o tratamento cirúrgico pode ser indicado, e a prótese de quadril é uma das recomendações para esse tipo de tratamento.

Mas vale lembrar que os pacientes que realizam a cirurgia para aplicação da prótese de quadril apresentam alívio da dor e consequentemente melhora da qualidade de vida dos mesmos.

Quer ficar de olho em todas novidades sobre Pilates para dor?

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.